segunda-feira, 25 de outubro de 2010

SUCESSÃO – A rasteira em Priante

Convém lembrar ainda, a propósito, que José Priante (foto) foi vital para levar a disputa pelo governo do Pará em 2006 para o segundo turno, condição sine qua non para viabilizar a vitória de Ana Júlia Carepa e torná-la a primeira governadora eleita da história do Pará. Para tanto, Priante – que acaba de ser eleito o quarto deputado federal mais votado da bancada do Pará – abdicou de uma reeleição líquida e certa para a Câmara Federal.
A contrapartida de Priante, da parte de Ana Júlia Carepa, foi esta confiar-lhe a Sespa, a Secretaria de Estado de Saúde Pública, na partilha política da máquina administrativa estadual. Coube a ele, assim, indicar Halmélio Sobral, um competente e bem-sucedido médico paraense radicado em Brasília, secretário estadual de Saúde. Em pouco tempo, porém, Priante perdeu a Sespa, no rastro de suspeitas de corrupção envolvendo alguns de seus prepostos. Halmélio Sobral, embora avalizado por Priante, foi poupado e permaneceu no cargo, até pedir exoneração.
Depois disso, Priante ficou politicamente à deriva, submergindo no ostracismo, do qual ressurgiu em 2008, como candidato a prefeito de Belém, pelo PMDB. Com um desempenho surpreendente, ele superou a ex-vice-governadora Valéria Vinagre Pires Franco, do DEM, e o ex-deputado Mário Cardoso, do PT, e levou a eleição para o segundo turno, no qual foi derrotado pelo nefasto Dudu, para cuja reeleição muito contribuiu Ana Júlia Carepa, de acordo com a versão dos peemedebistas. Formalmente, ela se declarou eqüidistante, a pretexto de que PMDB e PTB faziam parte da base de sustentação do seu governo. Pelos próprios antecedentes do nefasto Dudu, o repasse de recursos à Prefeitura de Belém na reta final da disputa, pela governadora petista, sedimentou entre os peemedebistas a convicção do apoio, por debaixo dos panos, ao prefeito de Belém.

10 comentários :

Anônimo disse...

João amava Tereza, que amava Raimundo, que amava Maria...A QUADRILHA de Drumond. Assim parece essa historinha que comprova a minha tese: Política é a arte de dividir o butim. Infelizmente é isso, quando um dos lados não cumprem o "acerto", o descontente muda de lado. E só!

Anônimo disse...

Estas falando do Jader? respeita os votos do homem que na quarta feira terá de volta aprovado seu cargo a Senador.

Anônimo disse...

Ei Barata
Agora tá tudo certo de novo. Priante vai ganhar a SESPA outra vez e, dizem, tem um outro amigo paraense que trará de fora do Estado para essa empresa.
Priante está muito confiante. Agora vai dar certo, sem os petralhas atrapalhando, ele vai comandar a SESPA com o amigo e a saúde do Pará será um modelo para o Brasil.
Acredite Barata, podes até dizer que estou fazendo uma piadinha. Mas, tudo bem, sei que és um repórter experiente e competente, teria ai tuas razões.
Um abraço

Anônimo disse...

10:11 qual vai ser o teu DAS. Deixa de palhaçada e conta logo. Tu achas que todo mundo que lê o blog é burro? Me erra e vaza.

Anônimo disse...

Onde o Priante está no momento desta foto. Em alguma seccional se explicando por alguma coisa? kakakakaka

Anônimo disse...

Ô das 08:45 hs. respeitar Jáder ? Só você mesmo e as negas dele. O cara há décadas escolheu não só ser um bom político, enveredou pelos caminhos do desvio de dinheiro público, e vc. vem me falar em respeito. Você deve ser eleitor dele. Então me diga como respeitar uma pessoa dessas que, te usa como massa de manobra para seus fins maquiavélicos. Desvia dinheiro meu, de outros e, principalmente seu. Essa sua posição de subserviencia e de outros é que continua a eleger maus políticos, que não nos deixa sair dessa eterna mesmice. Por favor, politizem-se. Em 25.10.10, Marabá-PA.

Anônimo disse...

Ei das 10:56
Todo mundo,claro, não. Só os que vestem por conta própria a capa, como tu, é claro!
Outra coisa, estas muito preocupado com DAS´. Já deves ter o teu engatilhado, não é?
Olha, mas trabalha viu maninho, porque na SESPA quem vai trabahar é o Priante e o amigo dele, já tudo acertado com o Jateve.

Anônimo disse...

O indicado do Priante vai fazer mesmo o que maninho? Trabalhar kkkkkk igual com ele trabalhou quando estava lá no início desse governo? Olho que eu conto!!!!

Anônimo disse...

Jader e Priante ¨farinha do mesmo saco¨,ou melhor são parentes, são formados na mesma academia de ladrões do país kkk...

Anônimo disse...

Barata;

Halmélio Sobral, totalmente de surprêsa, um dia entrou em minha sala, deu boa tarde e perguntou o que estava funcionando e o que precisava melhorar. Fizemos uma longa relação, a qual foi in-te-gral-men-te atendida, então ele voltou e... quando todos esperávamos que a saúde pública ia entrar numa era de grandes investimentos, veio a rasteira, a traição sórdida, para daí em diante os neo-indicados se encastelarem nos gabinetes, totalmente inacessíveis aos servidores e indiferentes às demandas do serviço e da população. Seria in-su-por-tá-vel vêr o Jatene admitir um arrivismo em massa desses coveiros da saúde pública - inclusive a turma de Laura Rossetti, que só faz o que convém finançeiramente ao Jáder - e dane-se o resto.