quarta-feira, 27 de outubro de 2010

FICHA LIMPA – Novo empate no Supremo

Manteve-se o impasse no STF, o Supremo Tribunal Federal, em torno da aplicação imediata da Ficha Limpa, na esteira do julgamento do recurso do deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA), cuja candidatura ao Senado foi barrada pelo TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa. Jader Barbalho foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo TSE por ter renunciado ao mandato de senador em 2001, para driblar o risco de cassação, sob a acusação de envolvimento nos desvios de recursos da Sudam, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. Os ministros do STF discutem, agora, como desempatar o julgamento.
Nas eleições de 3 de outubro, Jader Barbalho – com a candidatura sub judice - obteve 1.700.000 votos.
Votaram contra a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa os ministros Cezar Peluso, Celso de Mello, Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Ficaram a favor da aplicação imediata da lei os ministros Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto e Ellen Gracie. O STF é formado por 11 ministros. No entanto, desde a aposentadoria do ministro Eros Grau, uma vaga permanece aberta, à espera da indicação de um nome pelo presidente Lula.

4 comentários :

Anônimo disse...

NÃO TEM JEITO, O JADER ESTA MESMO DEPENDENDO DA INDICAÇÃO DO PRESIDENTE LULA DO NOVO MINISTRO PARA O SUPREMO.MAS PELO LEITO ELE VAI SER CONTRARIO A ELE,POIS NÃO QUIS APOIAR ANA JÚLIA KKK...

Anônimo disse...

e por isso que o STF nao e imparcial,, devia ter uma meio independente de se chegar la ,, pois presidente indicando fica devendo favor pela boquinha ai meu parceiro da nisso ,, embrometion e politicos corruptos se prevalecem e conseguem passar por cima da lei

Anônimo disse...

o Dias Tofoli, que foi o último nomeado por Lula, bem que deu uma forçinha para o Jader.

Anônimo disse...

Ao barrar Jáder do mandato de senador da república, o STF impôs ao morubixaba do PMDB no Pará uma espécie de "castigo" (já que sanção não pode ser) há muito tempo merecida - ainda que por motivos bem mais graves.