segunda-feira, 25 de outubro de 2010

SUCESSÃO – Petistas admitem disputa árdua

Petistas com acesso privilegiado aos bastidores da campanha de Ana Júlia Carepa apostam na reeleição da governadora, a despeito das vicissitudes enfrentadas. Como, por exemplo, a rejeição à candidata do partido. Mas admitem que a disputa se configura árdua.
O que emerge muito claramente, ainda que os petistas recalcitrem em verbalizar essa convicção, é a certeza de que Ana Júlia Carepa e Simão Jatene deverão protagonizar uma disputa eletrizante, feita voto a voto. Algo semelhante, presume-se, a eleição de 1990, quando o peemedebista Jader Barbalho elegeu-se novamente governador, ao derrotar o ex-prefeito de Belém Sahid Xerfan, do PTB, o candidato do então governador Hélio Gueiros. Na época, Gueiros rompera com Jader Barbalho, que ajudou a elegê-lo senador em 1982 e fez dele seu sucessor, em 1986.
Depois disso, Gueiros elegeu-se prefeito de Belém, em 1992, e contribuiu de forma decisiva, em 1994, para a eleição de Almir Gabriel, do PSDB, para governador, ao derrotar o ex-senador Jarbas Passarinho, candidato do PDS, com o apoio de parte do PMDB de Jader Barbalho. Este não conseguiu evitar a defecção de peemedebistas que, embora lhe fossem fiéis, eram adversários históricos de Jarbas Passarinho, na esteira do golpe militar de 1º de abril de 1964. Logo depois, Hélio Gueiros romperia com Almir Gabriel, ao se ver por este hostilizado na pessoa de seu filho Hélio Gueiros Júnior, o Helinho, vice-governador. Ao romper com Almir Gabriel, Gueiros reatou com Jader Barbalho, mas a despeito disso não conseguiu ser eleito senador em 1998. Nas eleições de 1998 Almir Gabriel foi reeleito governador, derrotando Jader Barbalho, na única derrota eleitoral deste, ocorrida em uma disputa permeada por recorrentes denúncias de abuso de poder econômico e escancarada utilização da máquina administrativa estadual pela tucanalha. A rica campanha de Almir Gabriel em 1998 reforçou as suspeitas de um suposto desvio de recursos obtidos com a privatização da Celpa, as Centrais Elétricas do Pará.

Nenhum comentário :