terça-feira, 5 de outubro de 2010

PESQUISA – A credibilidade do Instituto Acertar

Acompanho há cerca de dez anos a trajetória do Instituto Acertar e, por extensão, do seu diretor geral, Américo Canto (foto). Dele e sua equipe guardo a imagem de profissionais de competência e probidade reconhecidas, porque testados na prática, que efetivamente é o critério da verdade. Às vezes irrito-me com os surtos de arrogância de Américo Canto, razão de duas rusgas sérias que tivemos, ao longo desse tempo. Nada, porém, justifica pretender colocar em xeque a seriedade de Américo Canto e sua equipe, razão pela qual optei por privilegiar a pesquisa do Acertar, em detrimento das amostragens do Ibope e do tal Instituto Veritate. Os números que brotaram das urnas evidenciaram que o blog não errou.
Tive a oportunidade de testemunhar a dignidade pessoal e profissional de Américo Canto quando trabalhamos para um mesmo assessorado. Eu, fazendo assessoria de imprensa, e ele mapeando as intenções de voto. Até que fomos convocados para uma reunião a três – o assessorado, Américo Canto e eu. Na reunião, o nosso assessorado, estimulado pelos seus luas pretas, um dos quais eu já ouvira vociferando essa determinação, verbalizou claramente a a pretensão de inflar os seus números nas pesquisas de intenção de voto. De imediato, descartamos enfaticamente, eu e Américo, essa possibilidade. Perdi o cliente, obviamente. E Américo Canto, ao que me consta, não conseguiu sequer resgatá-lo para o portfolio do Instituto Acertar. Mas o Américo Canto que eu vi sair da tensa reunião transmutara-se da pessoa mignon que é, fisicamente, para um gigante, no plano ético.

2 comentários :

Anônimo disse...

Então parabens porque isso significa que existem pessoas de caráter neste Estado.

Anônimo disse...

o Edmilson Rodrigues nem precisou de pesquisa para ver que ia ganhar a eleição. Duciomar Costa elegeu-o a deputado.É so olhar a situação da cidade.Deu saudades do Ed em todo mundo, quase 90 mil votos, é ou nao é sinal de revolta?