terça-feira, 5 de outubro de 2010

SUCESSÃO 2010 – A marcha da insensatez

“Liquidamos com nossos inimigos. Agora, é indispensável enterrá-los, para que não corramos o risco de vê-los ressuscitar.” Profética, a advertência foi feita pelo ex-governador Jader Barbalho a Ana Júlia Carepa (na foto, à dir., em um comício), nos primeiros dias de fevereiro de 2007. Primeira governadora eleita pelo voto direto da história do Pará, na ocasião Ana Júlia Carepa ainda se familiarizava com as responsabilidades do cargo e frequentemente consultava Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará.
A mais longeva liderança política da história do Estado e interlocutor privilegiado do Palácio do Planalto, por conta da sua ascendência política nos bastidores do Congresso Nacional, Jader Barbalho foi o responsável direto, com o aval do próprio presidente Lula, pela estratégia que viabilizou a eleição da petista Ana Júlia Carepa na disputa pelo governo do Pará, em 2006. Na esteira do jogo de pressões e contra-pressões, inevitáveis no exercício do poder, e tanto maior em governos de coalizão, tal qual o de Ana Júlia Carepa, a relação desta com Jader Barbalho deteriorou-se de tal forma, que o morubixaba do PMDB no Pará passou simplesmente a ignorá-la. Mirando na sucessão estadual, Ana Júlia Carepa viu-se compelida a passar pelo constrangimento de ir à casa de Jader Barbalho, sem se fazer anunciar previamente, por temer não ser recebida pelo ex-governador.
Faltou a governadora, aparentemente, a sensibilidade para decodificar a advertência subliminar que certa vez lhe fez Jader Barbalho, valendo-se de suas indefectíveis citações, pelas quais tomou gosto. “Ana Júlia, um amor não morre do dia para a noite. Ele vai sendo sepultado aos poucos, diariamente”, disse-lhe Jader Barbalho, com inegável conhecimento de causa – literalmente, ou em sentido figurado.

12 comentários :

Thamyris Maués disse...

Entre a cruz e a espada! Essa é a sensação que nos resta ao termos que optar entre o ruim e o pior.

Parece-me que temos que passar por um suplício de quatro anos inevitavelmente até que o cenário possa (mesmo que remotamente)se modificar em 2014.

Que tristeza!!!

Anônimo disse...

A população foi às urnas deu uma lição em alguns candidatos q não mereciam ser eleitos: Gerson Peres, Ademir Andrade, Cap. Vanessa, Anaice, Pastor Raul Batista, Luiz Otavio, Andre Dias, Jorge Panzera, Fernando Dourado, Sefer, Joaquim Passarinho, Zeca Pirão, Wandick, Robgol, Edilza Fontes, Carlos Santos etc. Obrigado povo do Pará!

Anônimo disse...

Faltou Paulo Rocha- o mensaleiro
Jader Barbalho e por aí vai..

Anônimo disse...

Faltou Paulo Rocha- o mensaleiro
Jader Barbalho e por aí vai..

Anônimo disse...

16:21, concordo com vc, mas ficaria felicissímo se o povo tivesse mais educação de qualidade e despachasse de vez uns que oferecm churrasquinhos e festas. O povo que se conforma com o circo, se vende.

Anônimo disse...

O Ademir Andrade se eleugeu carregando seu filhote.

Anônimo disse...

Doido, o Ademir não se elegeu.

Anônimo disse...

E o Zé Carlos do PV? Manobrou o PV de forma autoritária e incompetente, causando um recuo desastroso do PV. De dois caiu para um deputado, o inefável Gabriel Guerreiro. Além de 26 candidatos com cerca de 20 mil votos impugnados. O Zé da Melancia levou o dele $ da Ana e deixou os outros candidatos chupando manga...É isso que levou muitos verdes a estarem com o Jatene desde o início da campanha.

Anônimo disse...

Que Deus tenha piedade dessa terra, tão rica e tão empobrecida de políticos éticos. Sair de casa pra eleger Wladimir Costa demonstra a pobreza intelectual e de espírito do povo parense.

Anônimo disse...

ESSE WLADMIR COSTA É UMA DAS MAIORES FARSAS DA MODERNA POLÍTICA PARAENSE.
FAZ A POLÍTICA DO PÃO E CIRCO.
COM O SALÁRIO DE DEPUTADO, MORA NUM PRÉDIO DE QUASE R$ 1 MILHÃO, SÓ ANDA DE CARRÃO... SE AFASTOU DO POVO VALENDO!
MAS COMO FAZ AS FESTINHAS PARA REBOLAR DE SHORTINHO... ELE SE ELEGE!
MEU DEUS, TENHA PIEDADE DE NÓS.

Anônimo disse...

Lamentável é ver esses politicos retrogrados ,arrogantes e totalmente distantes dos anseios do povo ficarem com inveja dos mais votados como Wladimir, Tiririca e outros que atendem dentro das suas possibilidades intelectuais as minimas esperanças(lazer) do povo, coisas que os que se dizem "preparados intelectualmente"não fazem. Não buscam ações de saneamento, educação,segurança,transporte ou o minimo de dignidade com o tratamento com a população que antes o elegiam e que agora não elegem mais.
Se agissem corretamente com o povo seriam eleitos sempre, como foi Jader e cada vez mais com ampla votação.

Anônimo disse...

VAZA MANA......HILÁRIO O VÍDEO.

ADOOOORRROOOOO.