No Pará, o resultado que brotou das urnas sepultou o embuste midiático que juntou, ainda que por razões distintas, os dois maiores grupos de comunicação do Estado, na tentativa de induzir o eleitorado a crer que a disputa para o governo estadual poderia ser definida ainda no primeiro turno, a favor do ex-governador tucano Simão Jatene. Depois de polarizarem a disputa no primeiro turno, agora, no segundo turno - sob condições de igualdade, em matéria de tempo na tevê e no rádio -, estarão se digladiando, no confronto direto, a governadora petista Ana Júlia Carepa, candidata à reeleição, e Simão Jatene, que postula um novo mandato como governador.
A rigor, nenhum dos dois candidatos oferece alternativas efetivamente capazes de resgatar o Pará da pobreza na qual patina a maioria da população do Estado, apesar de sua riqueza mineral. Talvez por isso, pela mesmice do cardápio eleitoral que lhe é oferecido, o eleitor, particularmente em Belém, tenha exibido uma inocultável apatia na eleição de domingo, 3 de outubro. É inevitável inferir que essa indiferença resulta, possivelmente, do desencanto diante do jaez de nossos políticos. Ou, pelo menos, da ampla maioria deles.
A rigor, nenhum dos dois candidatos oferece alternativas efetivamente capazes de resgatar o Pará da pobreza na qual patina a maioria da população do Estado, apesar de sua riqueza mineral. Talvez por isso, pela mesmice do cardápio eleitoral que lhe é oferecido, o eleitor, particularmente em Belém, tenha exibido uma inocultável apatia na eleição de domingo, 3 de outubro. É inevitável inferir que essa indiferença resulta, possivelmente, do desencanto diante do jaez de nossos políticos. Ou, pelo menos, da ampla maioria deles.
15 comentários :
Pesquisa UFPA/Veritate: imperícia metodológica ou fraude política?
O levantamento realizado pelo Veritate em conjunto com a UFPA sobre as intenções de voto para o governo do estado foi completamente desmoralizado pelo resultado das urnas, vários erros, que jamais poderiam ser cometidos a não ser por amadores inaptos, levam a crer que a “pesquisa” foi na verdade um instrumento de propaganda política dos tucanalhas.
A pretensa “pesquisa” estabeleceu um prognóstico amplamente favorável ao tucanalha Simão justificando seu triunfalismo charlatão, típico dos déspotas provincianos, algo lamentável para a gambiarra democrática das eleições estaduais.
Acreditar que o PT só conseguiria no máximo 22% dos votos é complicado, pois a média histórica do partido é entre 27% e 30% do eleitorado. Em 2006, o PT conseguiu 37,52% no 1º turno, em 2002 a até então desconhecida Maria do Carmo obteve 28,97% dos votos também no 1º turno, exatamente contra o tucano Simão que desfrutava de toda força da máquina pública administrada por Almir Gabriel, na eleição atual a média foi mantida com 37%
Outro grotesco palpite do levantamento foi apontar o candidato do PSOL como lanterna da disputa, algo absolutamente improvável diante da comparação entre a estrutura partidária do PSOL (base, nº de militantes, verba para campanha e figuras públicas) e do PSTU.
A manipulação é emblemática, pois demonstra o caráter fascista do PSDB, que mesmo sem estar no controle institucional do aparelho de estado manipula e fabrica informações com a única intenção de fraudar a disputa eleitoral.
O cenário de vitoria do PSDB representa a volta do que há de mais espúrio no âmbito das oligarquias regionais: manipulação midiática, intolerância política, precarização do serviço público, arrocho para os servidores públicos, plutocratização do aparelho de estado, criminalização dos movimentos sociais, mercantilização dos direitos sociais, privatização e muita corrupção.
Pela construção emergencial de uma frente antifascista contra os tucanalhas!
Defesa incondicional dos direitos dos servidores públicos estaduais!
Viva o socialismo!
As pesquisas publicadas no O LIBERAL e no DIÁRIO DO PARÁ, contribuiram e muito para a votação do Jatene, prejudicando os demais candidatos.
Acredito na minha santa ignorãncia que a diferenca entre eles não era tão astronômica como as urnas apresentaram. Dizem que as pesquisas internas apontavam 42% Jateve, 38% Ana Judas e 12% Juvenal... Oh manipulação do eleitorado aos olhos do TRE!
o que interessa é que Jatene levou quase 500 mil votos de diferença da Ana Judas!
Parece que as pesquisas de opinião assumiram o lugar do eleitor da hora de votar. As pesquisas de opinião tem margens de erros e outras limitações. No plano federal foi ignorada a manipulação em favor da Dilma, aqui no Pará os petralhas se encheram de pudor para reclamar das pesquisas,bem porque não lhes eram favoráveis, muito conveniente essas análises.
A PUTYANA JÁ ESTÁ ATÉ ARRUMANDO AS GAVETAS!!!!!!!!!!!!!!!!! XÔ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
EU EU EU!!!!!! O LUIZ PEDOFILIA SE.............!!!!!!!!!!!!!!!
Historicamente as pesquisas como força de influência sempre foram manipuladas pelos poderosos da Comunicação, manipulando resultados o que prejudicam a democracia e enganam as classes menos instruidas do povo.Mas ainda há tempo de tomar a decisão certa para o Pará continuar crescendo, vamos lá!!! fazer o que é o certo agora e para os nossos filhos e netos.
Sou totalmente contra este tipo de pesquisa e suas divulgações, principalmente se for utilizado dinheiro público. Se o partido pretende saber como está o andamento da campanha, tudo bem, mas fazer isso com a clara intenção de induzir os menos esclarescidos, que dizem: "EU É QUE NÃO VOU PERDER MEU VOTO!" assim não dá.Não conheço ningém que tenha sido entrevistado por estes institutos de pesquisas.
Se a sem vergonhice das pesquisas continuarem,o processo eleitoral continuara a ser prejudicado, pois o poder da mídia é grande. Se não vejamos: No primeiro turno, a UFPA foi usada por candidatos inescrupulosos ( Nilson Pinto - a bomba está para estourar)junto com o Liberal, soltaram às vésperas da eleição pesquisa dando como certa a vitória do Jateve ops. jatene. Este inclusive já tinha preparado s festa na Doca, com comida, bebida e muita festa. Mas, mais uma vez entrou água no chop e, para a raiva dos tucanos que pariram uma capivara, o sonho acabou. Para o segundo turno, o Edir Veiga já está se assanhando de novo para lançar outra pesquisa, bem como o grupo liberal. Engraçado que eu tenho 62 anos e nunca fiu procurado por ibope, data folha ou outro nstituto qualquer para responder nada acerca de eleições. Talvez seja porque moro em um assentamento , onde é terra de chão batido e quando chove ainda é pior, é que os "pesquisadores" nunca tenham me procurado. Assim Barata, com açucar, até as abelhas...
GRANDE JOGO, DIA 30 DE OUTUBRO
TUCANALHA x PETECO
Gente, Vamos deixar a paixão de lado e raciocinar.
Se Jatene foi incapaz governando na oposição, Ana Julia foi incopetente com um governo federal do seu lado. Não fosse Juvenil tão pobre de qualidades seria a vez do PMDB oferecer oportunidade de pensarmos em futuro para o Pará.
Agora só podemos escolher entre o "passado" e o "presente".
Concordo com a maioria quando dizem que o Jatene poderia ter sido um governador melhor. Mas francamente não foi ele quem afundou o estado e deixou a maioria da população patinando na pobreza, hoje temos esses dois candidatos e temos que votar, se a "nossa governadora" teve a invejável capacidade de perder a sede da copa para Manaus, claro não desvalorizando nossos amigos, mas analisando a realidade, imagina o que ela fará se ficar mais 4 anos no poder. Como dizem fácil é ser oposição. E para aqueles que são a favor do socialismo, fico de coração partido por desiludi-los mais é uma utopia pensar em uma sociedade socialista ou comunista. Os nossos governantes tem que governar para o povo e pelo povo afinal é pra isso que os elegemos, mas ainda existem aquelas pessoas que aceitam receber esmolas do que uma qualificação para ter um emprego digno.
A nação não precisa de esmolas,´precisa de qualificação e emprego!
O que ninguém quer vê é que o Governo do Lula só foi um bom Governo porque o Plano Real deu certo!
As maiores corrupções também aconteceram na gestão dele!
Eles não publicam que enquanto eles empregavem milhões de pessoas, outros milhões estavam sendo demitidos.
Vivem dizendo que pagaram a divida externa, não foi esta reportagem que a revista Isto É publicou na semana passada.
Sabe porque eles não melhoram a educação, porque quanto mais o povo souber, mas teremos a tendencia de sermos iguais aos europeus só com rei e rainha, pelo menos economizaremos fortunas por não ter que pagar salários milionários para certas pessoas não fazerem nada e ainda levam um trocado na cueca, meia, calcinha, e sabe Deus a onde mais.
Não ligo para pesquisas, meu voto eu decido, mesmo que o candidato em quem eu acredito esteja com 1% da preferência. Mas falando do 2º turno, sinceramente não sei quem é pior,..., vou decidir entre votar em branco ou anular. E não me venham com discursos moralistas!!!
Pesquisa de intensão de votos! Desde qundo é honesta?
Realmente os PTralhas da vida só servem pra ser baladeira. Não tem condições nenhuma de Gestão, não conhecem estatísticas e técnicas de entrevistas, por isso são eternos perdedores.
Qual o perfil da Governadora..è bem melhor como senadora, pois não soube escolher seu secretariado.
Postar um comentário