sábado, 4 de abril de 2015

CNJ – Projeto põe em risco poder do conselho

Ricardo Lewandowski (à dir.), com Dias Toffoli: proposta esvazia CNJ.

Mudanças sugeridas pelo presidente do STF, o Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, na lei que rege o funcionamento dos tribunais podem reduzir o poder do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, órgão criado para exercer o controle externo do Judiciário e que completa neste ano uma década de funcionamento.
A revelação é da Folha de S. Paulo, em matéria assinada por Frederico Vasconcelos na edição deste sábado, 4. “O capítulo de Lewandowski dedicado ao CNJ preocupa conselheiros e ministros, que atribuem sugestões a pressões de tribunais estaduais”, assinala a reportagem.
De acordo com a Folha, o presidente do STF enviou minuta da chamada nova Lei Orgânica da Magistratura Nacional, a Loman, aos colegas de tribunal. Ele pretende discutir alterações no texto antes de mandar o projeto ao Congresso Nacional, onde ele precisará ser votado.

Lewandowski, recorde-se, é o ministro que chegou ao STF exibindo como maior credencial ser amigo da família de Marisa Letícia, a mulher do ex-presidente Lula. Em dobradinha com o ministro Dias Tofolli, também catapultado para o Supremo via tráfico de influência petista, ele se notabilizou, no STF, por recalcitrar, até a exaustão, em punir com rigor os envolvidos no mensalão, o esquema de compra de votos para garantir maioria ao governo Lula, no primeiro mandato do ex-presidente petista. Lula jura, até hoje, que de nada sabia, exercitando uma de suas mais exuberantes especialidades – o cinismo próprio de bandido que, mesmo flagrado cometendo um crime, nega a autoria do delito.

Nenhum comentário :