quinta-feira, 16 de abril de 2015

BLOG – O plágio, a lisonja e a má-fé

Entendo que o plágio não deixa de ser uma forma de lisonja. Por isso minha indiferença quando se apropriam de postagens do Blog do Barata, sem citar a fonte. Não foi diferente com o Blog do Bacana, que republicou as postagens do Blog do Barata sobre a pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Belém em 2016, feita pelo Instituto Acertar, sem alterar uma única vírgula e sequer mencionar a fonte.
O inusitado, no episódio, é o Repórter Diário, a principal coluna do Diário do Pará, o jornal da família do senador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Estado, atribuir a exclusividade da notícia a quem não a teve. Por ser algo tão menor, a balela soa depreciativa para um jornal que é, hoje, o de maior vendagem no Pará, ainda que claudicante em matéria de credibilidade, tanto quanto o seu principal concorrente, O Liberal, da família Maiorana, inimiga figadal de Jader Barbalho.

O episódio em nada conspira contra o Blog do Barata, que tem vida própria, não vive na aba do chapéu de nenhum cacique político e não cultiva o jornalismo bajulativo. Mas certamente não enobrece o Diário do Pará, que repete lambança feita, alguns anos atrás, pela TV Liberal.

2 comentários :

Anônimo disse...

Esse tal de Bacana, caro Barata, é uma excrescência bajulativa, colocando espaços a serviço dos poderosos, dos quais se alimenta, pois não tem vida própria,como o seu Blog. Tanto que ele tentou ser dono de TV e acabou mal, pois não tinha munição para bancar uma estação de TV. Não pagava ninguém e queria que todo mundo trabalhasse de graça. Ele também nunca foi jornalista, pois nem diploma nem registro profissional anterior à lei do Diploma, ele tem. Logo, é um picareta, que "suga" as matérias dos outros, pois suas "fontes" todas são contaminadas pelo vírus da bajulação. Sua "carreira artística" está declinante, haja vista o último "vexame" da feijoada para lançamento de mais uma revista Bacana, na base da "adesão". Só quem aderiu mesmo foi o senador Paulo Rocha, que pagou caro (R$-250 mil) para sair na capa da revista caça-níquel. Como o jornalismo "social" está em baixa por causa das redes sociais, o Bacana está raspando o tacho e atrás de outras vítimas para ser capa de sua próxima revista.

Jesiel Nascimento disse...

Bem colocado Barata, esse cidadão não tem a sua competência. Jamais poderia publicar, com inteligência própria, algo parecido. Não passa de bajulador. Parabéns pelas postagens.