sábado, 18 de abril de 2015

CHACINA – O relato do Repórter Diário

Em seguida, a transcrição das notas publicadas pelo Repórter Diário, a nobre coluna do Diário do Pará, na edição de terça-feira, 14, do jornal, cuja manchete, em caixa alta, foi “15 PMs SERÃO INDICIADOS POR CRIME DE OMISSÃO”:

“A coluna conseguiu com exclusividade a lista dos indiciados por homicídio por omissão na chacina de dez pessoas na madrugada de 5 de janeiro deste ano. Quinze, os PMs deixaram de prender propositalmente os executores. Os matadores ainda permanecem com os nomes desconhecidos porque a Polícia Civil ainda não divulgou a conclusão do inquérito. Detalhes da denúncia só serão anunciados pelo promotor de Justiça Militar, Armando Brasil, e pelo procurador-geral do MP, Marcos Antônio das Neves, em coletiva à imprensa às 10h de sexta-feira.

“Vingança

"Na entrevista, com a participação dos convidados deputados Edmilson Rodrigues (PSol) e Carlos Bordalo (PT), que integraram a CPI das Milícias, o Ministério Público vai dizer que a matança foi desencadeada por policiais militares como vingança do assassinato do cabo Marcos Figueiredo, o Pet, chefe de esquadrão da morte liquidado horas antes, ainda na noite do dia 4. Tão logo os grupos de extermínio formado por militares começaram a espalhar o terror em seis barros da capital, uma orquestração se incumbiu de blindá-los.

“Omissão

"Liderados pelo capitão Jacson Barros Sobrinho e pelo primeiro-tenente Carlos Eduardo Memória, os PMs deslocados em viaturas dos batalhões para atender os chamados dos bairros quebraram todos os protocolos militares e permitiram a fuga dos matadores. Os tempos-respostas das viaturas para atender os chamados de socorro foram intencionalmente alterados. Sobrinho e Memória “esqueceram” até de itinerários que as viaturas deveriam percorrer para chegar a tempo de salvar vidas e prender os matadores.

“A lista


“Eis a lista dos 14 PMs indicados por omissão, além de Sobrinho e Memória: segundos-tenentes Cássio Dantas Garcia e Mônica Amorim dos Santos; cabos Márcio Rogério da Cunha, Haroldo Macedo e Jorge Barbosa Low; e os soldados Venilson Lopes, Adriano Barbosa, Adriano Santos Tavares, Raimundo Mendes Pimenta, Adriano Borges Santos, Aldo Pamplona Ribeiro, Walace Pimentel de Souza e Rodrigo Mendonça da Costa. O sargento Rossiclei Ribeiro da Silva, 16º indiciado, vai responder por incitação ao crime.”

Nenhum comentário :