quinta-feira, 5 de setembro de 2013

SAÚDE – O desabafo do Dr. Chiquinho

        Segue abaixo, na íntegra, o texto distribuído por Dr. Chiquinho, denunciando a falácia em que foi transformada a X Conferência Municipal de Saúde.

“A Conferência de Saúde 'chapa-branca' dos parceiros Jatene e Zenaldo

        “No momento em que escrevo o presente texto, está acontecendo a X Conferência Municipal de Saúde de Belém, evento fundamental, se fosse sério, para o controle social da gestão dos serviços de saúde pública em nossa cidade e, por imposição da realidade, para todo o estado do Pará.
        “Com alguma experiência em saúde pública, gostaria de ver publicada minha opinião a respeito da organização da abertura do evento que, na maior sem-cerimônia, excluiu da mesa representantes de segmentos que têm dificuldades em aceitar as explicações simplistas e desonestas dos ‘parceiros’ que ocupam as cadeiras dos Executivos municipal e estadual.
        “Logo na abertura do evento, foi demonstrado quem ‘mandava’ ali. As cores do partido do prefeito deram o tom pálido no qual os ‘debates’ ocorreriam. A presença do alcaide, em camisa de mangas, tentava dar o ar de evento com participação popular que fora subtraído pela ocorrência, quase clandestina, das plenárias para escolhas dos delegados. A exclusão, da mesa de abertura, de personalidades ‘inconvenientes’ foi providenciada com esmero e, assim, os discursos puderam ser feitos sem que o prefeito ouvisse coisas desagradáveis. Aliás, tanto o prefeito, quanto o secretário de Saúde, Hélio franco, foram muito hábeis na exposição de dados alarmantes a respeito da nossa realidade sanitária, sem que apresentassem uma única proposta que apontasse para a mudança do quadro. Ou como diria Odorico Paraguassú: apresentaram a problemática sem a correspondente ‘solucionática’. O Dr Hélio Franco, por exemplo, apropriou-se de informações alarmantes sobre a epidemiologia dos traumas decorrentes de acidentes automobilísticos e as despeja sempre que pode,  tentando impressionar seus ouvintes com a realidade brutal do nosso trânsito e, assim, justificar a inoperância do Estado nesse quesito. Se o debate tivesse sido aberto, talvez fosse o caso de lembrar o ilustre secretário que grande parte da responsabilidade por essa perversa realidade é do atual governador e seu partido político que está,há quase dezesseis anos, à frente da gestão sem tomar as providências necessárias para, pelo menos, diminuir esse quadro estarrecedor. Mas o PSDB fez a opção de tentar calar os que não aceitam suas explicações. O SINDMEPA, Sindicato dos Médicos do Pará, também foi impedido de fazer pronunciamento na abertura da conferência. Faltou, portanto, a voz de um segmento importante da área da saúde e o Dr Hélio, um ex dirigente desse sindicato, preferiu fazer de conta que não era com ele. Este missivista, eleito por um partido de oposição, cometeu a imprudência de aceitar o convite do presidente do legislativo municipal, para representar esse poder no evento. Foi também solenemente ignorado.

        “Francisco A. G. de Almeida (Dr Chiquinho)
        “Vereador PSOL


3 comentários :

Anônimo disse...

O Dr Chiquinho tem, pelo menos, três pessoas trabalhando aqui na SESMA indicadas por ele mesmo.
O pedido foi feito por ele mesmo, logo no inicio do ano, ao prefeito Zenaldo Coutinho.
Se queres fazer oposição, deves primeiro pedir pra essas pessoas saírem dos cargos que ocupam.

Anônimo disse...

Tudo não passa de um grande circo o pior são os valores gastos para esses eventos conforme publicado no diário oficial do município, cento e tinta e quatro mil, reais . o aluguel no Hangar .Com esse dinheiro daria para imprimir pelo menos receitas médicas (receituários ) para os Postos de saúde, evitando a vaquinha feita pelos servidores para xerocopiar o impresso.

Anônimo disse...

Certas críticas postadas neste blog, ignoram completamente o que é a democracia.