Segue
abaixo, na íntegra, a matéria sobre Nizan Guanaes, veiculada pelo portal Comunique-se:
Nizan Guanaes afirma que jornalista precisa
ter melhor remuneração
Publicado em Quarta, 11 Setembro 2013 14:32
Escrito por Nathália Carvalho
Os problemas que afligem a mídia
impressa são resultados de regras criadas pelas próprias empresas, que impedem
e prejudicam a retenção de talentos. Será curta a vida do veículo que insistir
em pagar pouco ao jornalista. As previsões são do chairman do
Grupo ABC, Nizan Guanaes. Colunista da Folha e, também, sócio da CDN, empresa
que acabou de ser comprada por ele, o publicitário não tem dúvidas de que a
remuneração tem que melhorar. "Talentos não podem ganhar R$ 2.200 por mês.
Isso é um absurdo e influência diretamente na qualidade do conteúdo que é
entregue".
Nizan esteve presente no VII Fórum Aner
de Revistas, realizado em São Paulo na terça-feira, 10. Bem humorado, o
empresário conversou com executivos de comunicação sobre erros que podem levar
às empresas ao fracasso. "Engana-se quem acha que a Editora Globo concorre
com a Abril. Quem concorre com você (do mercado de revistas) é a CDN, a FSB e
outras grandes agências, que estão recrutando talentos do jornalismo. E o
profissional vai, afinal, ele não consegue trabalhar com esse salário que
pagam", alertou.
Na lista dos "absurdos", o
publicitário coloca, também, a ideia de que o impresso vai acabar com as novas
mídias. Para ele, esse assunto trata-se de contradição. "O mercado de
revistas personalizadas está crescendo e as pessoas dizem que o impresso vai
morrer?! Vocês são malucos", afirmou.
Ele concorda que o momento é de mudanças
e reforçou que existe entre os profissionais da área "prazer" em
falar só de fracassos. "Não vejo ninguém falando sobre as grandes
conquistas das revistas. Essa campanha da Friboi não é importante? A Dudalina
criou a marca com anúncios em revistas. Vejo o mercado reclamando de não ter
anunciantes, mas, por que não falam desses grandes clientes?", questionou.
Nizan vê muitas oportunidades para o segmento e aconselha que as empresas mudem
o modelo de negócio, valorizem os jornalistas e apostem em outra administração.
Neste ano, o VII Fórum Aner de Revistas
2013 apresentou novo formato, com tempo de apresentação inspirado no TED,
conferência que reúne tecnologia, entretenimento e design. Além disso, trouxe
como DNA o otimismo para encarar os desafios diante das mudanças.
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