domingo, 19 de setembro de 2010

ELEIÇÕES – Pesquisa sob suspeita

Há circunstâncias em que calar é mentir. Por isso não há como silenciar diante da pesquisa de intenções de voto realizada pelo Instituto Veritate, em parceria com o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA, a Universidade Federal do Pará, via Laboratório de Ciência Política, e segundo a qual o ex-governador tucano Simão Jatene seria eleito ainda no primeiro turno. Pelas circunstâncias sob as quais emergiu, pelos antecedentes de alguns dos seus protagonistas e, sobretudo, pela vida pregressa dos seus beneficiários e dos prepostos destes, fatalmente convém recebê-la com reservas.
As pontuais similitudes com a pesquisa de intenção de voto do Ibope, longe de conferir-lhe credibilidade, apenas reforçam as suspeitas de manipulação. Convém recordar que ao terceirizar suas pesquisas, sem a preocupação com a credibilidade da empresa escalada para representá-lo, o Ibope teve seu nome associado, nas eleições municipais de 2008 em Belém, a uma grosseira tentativa de manipulação do eleitorado. O que obviamente subtraiu a eventual credibilidade das pesquisas do instituto em Belém e no Pará, em geral.

2 comentários :

Anônimo disse...

Barata,
o Curso de pós-graduação em Ciências Políticas e, e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) - o curso de graduação e em ciências sociais.

Anônimo disse...

Barata, se a pesquisa do IBOPE aponta Jatene na frente na intenção de votos, mas não deve ser considerada porque dizem que ela foi manipulada. Se a pesquisa do Instituto Veritate, da UFPA,também aponta Jatene como vencedor ao Governo do Estado, mas também não devemos acreditar por dizem que ela também foi manipulada. Pergunto:EM QUAL PESQUISA DEVO ACREDITAR? NA QUE APONTAR A GOVERNADORA ANA JÚLIA OU O JUVENIL COMO NA FRENTE NA INTENÇÃO DE VOTOS? Então me diga onde eu encontro essa pesquisa que aponta um desses dois como preferido do eleitor paraense. Se não devo considerar o resultado do IBOPE para o Governo do Estado do Pará, também devo desconsiderar o resultado do IBOPE que aponta a Dilma como preferida para a Presidência da República? Agora me confundi. Por favor, me ajude a me desconfundi.