quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PEDOFILIA – Denúncias recorrentes

Como bem sabem até os postes deste Estado, são historicamente recorrentes as denúncias indignadas de dom José Luiz Azcona (foto, ao lado do senador Magno Malta), bispo do Marajó, sobre a escalada da miséria na região e seu mais cruel corolário, que é a exploração sexual de menores e mulheres, às vezes com o aval dos próprios pais. O cenário sob o qual se dá essa ignomínia evidencia que é uma fatalidade incoercível a miséria material ser acompanhada da miséria humana, como ilustra a disseminação da pedofilia nos grotões do Marajó.
O Marajó, recorde-se, é historicamente reduto eleitoral de lideranças políticas expressivas. Tal como o ex-governador Alacid Nunes, um dos dois coronéis catapultados para o proscênio pela ditadura militar, do qual é herdeiro político o ex-vice- governador Hildegardo Nunes, uma promissora revelação política, que não correspondeu às expectativas suscitadas e acabou no PMDB, como coadjuvante. Ou como o senador tucano Mário Couto, um ex-bicheiro que fez carreira política, a reboque da qual a filha, Cilene Couto, descrita como medíocre e casca-grossa, como o pai, pretende tornar-se deputada estadual. Ou ainda o deputado Bira Barbosa, este um peemedebista histórico, que migrou para o PSDB, então no governo, quando o PMDB parecia condenado ao ostracismo no Estado, juntamente com o ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba da legenda no Pará. Apesar do prestígio político de cada um desses personagens, no presente ou no passado, a região permaneceu entregue ao deus-dará, servindo tão-somente de reduto eleitoral.

3 comentários :

Anônimo disse...

Barata,
D. Azcona, para ter moral, deveria primeiro, denunciar os religiosos, envolvidos em Pedofilia, e olha que são muitos. ai sim, acreditaria no mesmo. Será porque ele não denuncia os padres, envolvidos com pedofilia?
Jose castro

Anônimo disse...

Caro Barata.
o direito de opinião é e deve sempre ser livre sobre qualquer hipótese,entretanto o bom jornalismo necessariamente precisa conhecer e verificar os fatos, sobre os quais tem o direito de expressar sua opinião.
Causou-me espanto as ácidas críticas tecidas ao meu pai Alacid Nunes, bem como a mim enquanto ocupantes de funções públicas neste Estado em tempo passado vis a vis a dramática situação socio economica do Marajó.
Apenas quero esclarecer da absoluta tranquilidade quanto as ações e o sentimento do dever cumprido. A população daqueles municípios é testemunha do quanto(embora insuficiente)foi realizado:hospitais,delegacias de polícia,fóruns,residencias para Juiz e Promotor,escolas,serviços de abastecimento de agua,energia 24 horas,transporte de balsa para o Camará,entre outras realizações,sendo que parte disso feito por minha interferencia e apoio junto ao ex governador Almir Gabriel.
O que é fato é que lamentavelmente estes últimos 8 anos nós do Marajó ficamos legados a nossa própria sorte. Quem sabe a proposta do território federal possa prosperar e permitir que o País resgate a dívida com esta bela e sofrida região.
abraços.
Hildegardo Nunes

Anônimo disse...

Nada mais oportunista querer agora dizer que o marajó tem voltar a ser território desses pulhas que deram somente migalhas pra populações locais. devias ter vergonha na cara ao te referir a essa questão do porto de camará. atrasou a vida do turismo de Soure. e outras e outras mazélas levada a cabo pelos CORONÉIS do marajó. Vade retro satanás.