quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ELEIÇÕES – Pacto com Almir é escamoteado

Provocado pelo deputado Domingos Juvenil, o candidato ao governo pelo PMDB, Simão Jatene apresentou uma versão edulcorada de um dos capítulos mais repulsivos da história recente do Pará, emblemático da cultura patrimonialista que viceja na tucanagem do Estado. Indagado, por Juvenil, sobre o porquê de não disputar a reeleição em 2006, quando aparentemente foi atropelado pelo ex-governador Almir Gabriel, pelo qual foi eleito governador a fórceps, em 2002. “Desisti porque acreditava que o nosso candidato era o que melhor representava o partido”, declarou Jatene.
Menas verdade”, como diria o Lula de passado recente. O próprio Jatene, no day after do naufrágio eleitoral tucano de 2006, revelou que celebrara um pacto com o ex-governador Almir Gabriel, pelo qual seria eleito para suceder a este em 2002, tal qual ocorreu, para em 2006 apoiar o retorno ao governo do então tucano-mor do Pará. O pacto é ilustrativo do desprezo tucano pelo povo paraense, e aos eleitores em particular, ao tratar os destinos do Estado como se o Pará fosse um mero prêmio em uma ação entre amigos.
A vitória da petista Ana Júlia Carepa inviabilizou o queremismo tucano e foi o estopim da mágoa insepulta de Almir Gabriel, hoje inimigo figadal de Jatene, a quem acusa de tê-lo boicotado em 2006, contribuindo decisivamente para sua derrota. Até então Jatene era não só amigo pessoal, mas também o auxiliar da mais absoluta confiança de Almir Gabriel, que moveu céus e terras, inclusive afrontando a Justiça Eleitoral, para torná-lo governador em 2002. Como tem em Almir Gabriel, hoje desligado do PSDB, um ilustre e entusiástico eleitor, Juvenil permaneceu silente, diante do desrespeito tucano ao Pará.

4 comentários :

Anônimo disse...

Barata, todo mundo sabia naquela ocasião que o Jatene se reelegeria com folga para um segundo mandato. Mas o orgulho e o egocentrismo do Almir Gabriel falou mais alto. Deu no que deu. E foi melhor pra nós, que tivenos o desprazer de conhecer o caos e a incompetência da PeTralhada. Pro nosso azar infelizmente. No entanto, agora é Jatene de novo. E sem essa de achar que não temos opção, temos de fiscalizar e acionar o Ministério Público para, pelo menos diminuir a corrupção e se for o caso, tirá-lo ou reconduzi-lo em 2014.

Anônimo disse...

É impressionante a desfaçatez da tucanalha, diante dos problemas do atual governo posam de salvadores, como se pudessem melhorar a vida da população, vão é continuar engordando seus próprios bolços e dos empresários paraenses, construindo obras faraônicas e deixando a população pobre à margem de sua política. Fora corja.

karl disse...

Será que o Jatene não será expurgado pelo processo de 2002 devido compra de votos através de distribuição de verbas para uma corja de safados prefeitos? creio que desta vez a justiça será feita e este ficha suja junto com seu "senador" que foi preso na operação pororoca por sonegação fiscal vão sair das urnas direto para as algemas...imundos!

Anônimo disse...

Choooorraaa cavaco.