quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

BLOGOSFERA – A generosidade de Bemerguy

Registro e agradeço, sinceramente sensibilizado, a generosa referência feita pelo jornalista Paulo Bemerguy (foto, à dir.) sobre o Blog do Barata, em seu blog, o Espaço Aberto, também um dos mais acessados em Belém e no Pará, ao noticiar a realização de um curso de especialização em jornalismo científico. Bemerguy é também editor de O Liberal, o principal jornal do grupo de comunicação da família Maiorana, que ainda inclui, em um vasto elenco de empresas, a TV Liberal, afiliada da Reder Globo no Pará. O Blog do Barata e o Espaço Aberto, ambos de Belém, mais o Blog do Zé Dudu, da região de Carajás, e o Quarto Poder, da região do Tapajós, serão objetos de análise acadêmica pelo jornalista Jeso Carneiro, de Santarém, e que mantém o Blog do Jeso, em seu trabalho de conclusão do curso de especialização em jornalismo científico.
Na notícia sobre o curso e a participação de Jeso Carneiro, Bemerguy revela que a coordenação será de responsabilidade de Manuel Dutra, outro respeitado jornalista, que optou por fazer carreira acadêmica e foi também editor de O Liberal. O editor do Espaço Aberto aproveita e acrescenta, na postagem sobre o curso, que Dutra mantém um blog, o Blog do Manuel Dutra, com excelente cobertura, sobretudo na área da ciência e do meio ambiente, segundo a avaliação de Bemerguy. De resto, Bemerguy aproveita e identifica os responsáveis pelos dois blogs que se somam aos nossos, como objeto de análise econômica. O Blog do Zé Dudu, que cobre a região de Carajás, leva o nome do seu responsável, um goiano que está há 30 anos aqui, no Pará. O Quarto Poder tem como responsável o jornalista Marcos Santos e sua cobertura concentra-se na região do Tapajós.
Sem sermos íntimos e a despeito de cultivarmos mapas de crenças distintos, creio que posso catalogar Paulo Bemerguy como um dos bons companheiros que fiz em O Liberal, onde passei grande parte da minha vida profissional. Sempre administramos com respeito nossas divergências e compartilhamos uma paixão em comum - O Clube do Remo. O jejum de títulos do Leão Azul nos impediu, nos últimos anos, de cumprirmos um ritual, juntamente com o jornalista João Elysio Guerreiro de Carvalho, amigo em comum e remista como nós, que por longos anos foi o editor de esportes de O Liberal. Sempre que o Clube do Remo é campeão paraense de futebol profissional, jantamos juntos, sem hora para voltarmos para casa, obviamente alforriados por nossas respectivas mulheres. Célebre pelo apetite pantagruélico, mas habitualmente abstêmio em matéria de bebidas alcoólicas, nessas ocasiões o Mano até se permite beber um ou dois copos de cerveja, após brindarmos a eventual conquista do Leão Azul. Isso em meio a reminiscências sobre a campanha, o jogo decisivo e os destaques da conquista. Passando, é claro, pelas confissões (quase sempre cômicas) sobre como administramos, individualmente, a sofrida expectativa pelo término da partida, quando não vamos ao estádio.

3 comentários :

Anônimo disse...

Esse é o Barata, elegante quando deve ser.
Astrid Galvão

Anônimo disse...

Barata estou chocada, como pode um homem tão inteligente como você ser remista,kkkkkk, continuo sendo sua fã e postando no seu Blog, com o mesmo entusiamo.

Torcedora do PAPÃÃÃÃÃÃOOOOOOO!!!

Francisco Sidou disse...

A seleção dos blogs foi das mais acertadas. O Barata e o PB são feras da blogosfera. Os espaços abertos nos Blogs citados para o debate de temas que não podem sair na imprensa oficial ou oficiosa estão fazendo um bem danado para a liberdade de expressão. Parabéns Barata e PB , vocês merecem essa distinção!