terça-feira, 4 de dezembro de 2018

MPE – Lista tríplice inclui Martins, Costa e Cândida. Medrado e Fábia amargam derrota acachapante



Com 274 votos, o atual procurador-geral de Justiça, Gilberto Valente Martins, o primeiro promotor de Justiça a comandar o Ministério Público Estadual, foi o mais votado da lista tríplice para escolha do novo procurador-geral, seguido do promotor de Justiça José Maria Costa, com 250 votos, e da procuradora de Justiça Cândida Nascimento, com 230 votos. Os candidatos de oposição amargaram uma derrota acachapante: a promotora de Justiça Fábia de Melo-Founier obteve 108 votos, figurando na penúltima colocação, e o procurador de Justiça Nelson Medrado vexatórios 52 votos, sendo o último colocado dentre os cinco candidatos.
O resultado da eleição é interpretado como um repúdio dos membros do Ministério Público Estadual diante das interferências externas no processo eleitoral da instituição e teve dois grandes derrotados – o governador eleito Helder Barbalho (MDB) e o ex-procurador-geral de Justiça Marcos Antônio Ferreira das Neves, o Napoleão de Hospício. Além de colocar advogado do MDB a serviço da oposição, ele é suspeito de costurar um arranjo no CNMP, o Conselho Nacional do Ministério Público, na tentativa de impedir a realização da eleição. Barbalho teria assumido o compromisso de nomear um nome da oposição, caso a ele coubesse a escolha do procurador-geral. Protagonista de uma gestão pontuada por denúncias de corrupção e réu em ações criminais por falsidade ideológica e prevaricação, além de ser réu também em uma ação civil pública por improbidade administrativa, Neves, juntamente com Medrado, tentou até a exaustão impedir a eleição, em litigâncias de má-fé. Para além disso, aviltou o debate de propostas, ao recorrer a baixarias, disseminadas em redes sociais, como acusar graciosamente o atual procurador-geral de peculato, levando sua leviandade ao paroxismo ao envolver no imbróglio a esposa de Martins, a arquiteta Ana Rosa Figueiredo Martins, servidora de carreira da Prefeitura de Belém.

CONSELHO SUPERIOR - Para compor o Conselho Superior do MPE foram eleitos: 1) Waldir Macieira; 2) Leila Marques; 3) Maria da Conceição Mattos; 4) Dulcelinda Lobato; 5) Hamilton Nogueira Salame; 6) Maria Célia Filocreão Gonçalves; 7) Maria Tércia Bastos.

2 comentários :

Anônimo disse...

Agora Dr gilberto cuidado com o Ricardo Moura ele alimenta o Dr. Marcos se informacoes

Anônimo disse...

Dr. Gilberto está fazendo uma excelente gestão. A vitória é a resposta de aprovação dos membros, dada nas urnas.