sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

MPE – Comparecimento maciço dos eleitores legitima eleição e faz mandado de Medrado soar a golpismo

Nelson Medrado: votação pífia e recalcitrância em respeitar o resultado
da eleição que teve a participação de 95% dos eleitores do MP Estadual.


A votação que definiu a lista tríplice dos candidatos a procurador-geral do Ministério Público Estadual teve o comparecimento de 95% dos eleitores, o maior percentual de votantes já registrado em eleições no MPE, o que legitima, de forma incontestável, a eleição dos promotores de Justiça Gilberto Martins, com 274 votos, e José Maria Costa, com 250 votos, além da procuradora de Justiça Cândida Nascimento, com 230 votos, contabilizados ainda um voto nulo e um em branco. Do total de 347 votantes – somados os 316 promotores de Justiça aos 31 procuradores de Justiça - , exerceram o direito ao voto 331 eleitores. Deixaram de votar 16 eleitores, o que representa 4,61% dos votantes.
Os números da eleição para a definição da lista tríplice, da qual será pinçado o procurador-geral de Justiça, são eloquentes e falam por si, fazendo soar a golpismo o mandado de segurança impetrado pelo procurador de Justiça Nelson Medrado pretendendo anular o pleito. E também explicam a explosão de euforia da qual foi palco o auditório do Ministério Público, a quando da proclamação do resultado da eleição, inusitada para o padrão habitual dos circunstantes, habitualmente contido e que não costumam exteriorizar desabridamente suas preferências. O episódio apenas corroborou a rejeição de parcela majoritária do Ministério Público a tudo que representam o ex-procurador-geral Marcos Antônio Ferreira das Neves e seus candidatos, a promotora de Justiça Fábia de Melo-Furnier, a quarta-colocada, com 108 votos, e o procurador de Justiça Nelson Medrado, o quinto e último colocado, com vexatórios 52 votos.
Contabilizados os votos, definida a lista tríplice, esperava-se um gesto de elegância, pelo menos de Medrado, já que Neves se notabiliza desde sempre pela falta de verniz, da qual é irmã siamesa a ausência de escrúpulos que ostenta, um desvio de caráter que exacerbou ao ser defenestrado do poder. Ledo engano, porém. Como Neves, por osmose Medrado tornou-se um ghost movido pelo ressentimento, incapaz de acatar, com a dignidade que seu passado poderia sugerir, o fim de um ciclo, que ele próprio contribuiu para abreviar, ao coonestar, com seu silêncio cúmplice, os malfeitos, éticos e legais, daquele de quem tornou-se fiel escudeiro.

Nenhum comentário :