domingo, 27 de janeiro de 2013

(IN)SEGURANÇA – O preço do sucateamento

        Nada mais emblemático do sucateamento da segurança pública no Pará, da qual é conseqüência imediata a escalada da criminalidade, que o assalto a ouvidoria da Segup, a Secretaria de Estado de Segurança Pública, abrigada em um casarão na travessa Presidente Pernambuco, em uma das laterais do Largo da Trindade, onde anos atrás funcionou a Sead, a Secretaria de Estado de Administração. O assalto ocorreu no início da tarde de terça-feira, 22, perpetrado por dois delinqüentes, ambos armados e que escaparam em uma moto, depois de consumada a pilhagem. O assalto não durou mais de 20 minutos.
        Na ocasião do assalto encontravam-se na ouvidoria 13 pessoas e os assaltantes fugiram levando celulares, dinheiro e pertences pessoais das vítimas. Nem mesmo a ouvidora, Eliana Fonseca, escapou da razia e teve roubados seu telefone celular, jóias e pertences pessoais.
        Convém recordar que o sucateamento da segurança pública foi levada ao paroxismo nos 12 anos de sucessivos governos do PSDB, entre 1995 e 2006, período que corresponde aos dois mandatos consecutivos do ex-governador Almir Gabriel (foto), beneficiado pela instituição da reeleição, governando de 1995 a 2002, e ao primeiro governo de Simão Jatene, de 2003 a 2006. Ironicamente, quando Almir Gabriel postulou um terceiro mandato como governador, em 2006, e foi derrotado pela petista Ana Júlia Carepa, muito conspirou contra sua candidatura a escalada da criminalidade.

10 comentários :

Anônimo disse...

Esse governador tem raiva se servidor público. Tanto é que reduziu ganhos salarias como as horas extras mensais de 40 para 20h e cortou de 50% da gratificação de tempo integral, enrola na negociação do PCCR e deverá dar um rejuste salarial insignificante . Ele esqueçe que essas pessoas votam, formam opinião e tem famílias.

Anônimo disse...

Os servidores públicos que votaram no jatene não aprendem. Muitos sabem que o PSDB tem como prática arrochar salários, suctear os serviços públicaos e privatizar aqueles setores que não lhes interessam mais, mas que são lucrativos aos parceiros da iniciativa privada. Tá ne essencia de sua política

Anônimo disse...

barata,
A Gestão da Segup, através do secretario de segurança pública, é extremamente incompetente.

Anônimo disse...

Barata,

O escadalo dos veiculos "doados", pelas Policiais Civil e militar, além da Segup, continuam a ser investigada pelo Ministério Público. tem muita bandalheira, por trás disso.

Anônimo disse...

JATENE NOS ENAGANOU PELA ÚLTIMA VEZ, ZENALDO MAL CHEGOU E NOS APLICOU UMA BAITA MENTIRA SOBRE O BRT: 2014 E 2016 VCS TERÃO A FORRA, NOS AGUADEM!!!

Anônimo disse...

A Segurança Pública, está um caos, tem muita roubalheira.

Anônimo disse...

Barata,
O Secretario insegurança pública, Luiz Delta Fernandes, determinou a proibição ao acesso ao Blog do Barata, na Policia Civil.

Anônimo disse...

Na escola de (des)governo, além de reduzirem a gratificação em 50%, estão descontando gratificação e vencimento base de 2008 e 2009. Enquanto isso, um cometa chamado niele deve receber seu salário sem desconto, e ainda goza férias! É Pará isso?

Anônimo disse...

Barata,
A Situação na Segurança Públca,está tão avacalhd, que hoje(29/1/13), um bandido entrou no quartel do COE(Comando de Missões especiais), força de elite da Policia Militar, e roubou uma bomba de água.

Anônimo disse...

Quando a seguranca publica melhorou um pouco na gestao do Solano.
O governo ficou infeliz com a eficiencia e o exonerou.
So podemos lamentar esses nossos governos.