quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ELEIÇÕES – Desdém que agride o eleitor

Jader Barbalho é, sem dúvida, um político sagaz e carismático, além de ser pessoalmente sedutor, pela habitual elegância que exibe no trato com seus interlocutores e até com seus adversários. A tolerância, que lhe permite não confundir adversários com inimigos e não perseguir quem a ele se opõe, é um mérito que seria injusto negar-lhe. Até porque essa qualidade torna-se mais visível diante da intolerância própria de tiranetes de província, cultivada por todos aqueles que o sucederam no governo – Hélio Gueiros, Almir Gabriel, Simão Jatene e Ana Júlia Carepa. Da relação exclui-se, naturalmente, Carlos Santos, o empresário e cantor e compositor brega, cujo mandato tampão que exerceu, com a renúncia de Jader Barbalho para disputar o Senado em 1994, só lhe permitiu instaurar o caos administrativo, ao passar de vice-governador a governador.
Lamentavelmente, tornou-se recorrente Jader Barbalho sobrepor conveniências paroquiais aos reais interesses do Pará, em um desdém que agride os eleitores minimamente politizados, tal qual fez ao pinçar para vice, na sucessão estadual de 1990, Carlos Santos. Trata-se de uma postura perversa, inimaginável em uma liderança com a sua expressão e, por isso, com as responsabilidades impostas por seu status político, ainda que carregue o estigma de ter seu nome associado a suspeitas de corrupção.

Um comentário :

Servidor do DETRAN-PA disse...

SUSPEITAS DE CORRUPÇÃO? IMPARSIALIDADE,SAGACIDADE, SIMPATIA?è isso tudo Barata ou na verdade um mix de claro sinônimo DESONESTIDADE , IRRESPONSABILIDADE, FALSIDADE E CINISMO. ESSES VSÃO MUITO MAIS TRADUTORES DOS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A ATUAÇÃO POLÍTICA DE sENHOR NESSE eSTADO .