segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SEDUC – Nilson faz da secretaria comitê eleitoral

A despeito do seu currículo sugerir algo abissalmente distinto, até por ter sido reitor da UFPA, a Universidade Federal do Pará, em verdade o desempenho do atual titular da Seduc, Nilson Pinto, o Nilsinho, permite a ilação de que ele esteja lixando-se para a avalanche de mazelas que sucateia a educação no Pará. Nada mais emblemático, nesse sentido, que ele tenha introduzido no seu gabinete uma notória alpinista social, Lena Conceição Ribeiro Ferreira (foto, com Nilsinho), com a qual protagoniza um affaire e que é descrita, por servidores de carreira, como inepta e absurdamente prepotente. Sobre ela é dito que só se distingue de uma anta devido o brilho de inteligência no olhar – da anta, naturalmente.
Mas isso não é tudo. Segundo as denúncias recorrentes, com a desfaçatez própria dos tiranetes de província Nilsinho reduziu a Seduc a um autêntico comitê eleitoral, nela abrigando, em cargos comissionados, um magote de cabos eleitorais, com destaque para um certo Altimá Alves da Silva, também conhecido como Gazela Saltitante. Como cantam os versos de "Você não soube me amar", o sucesso eternizado pela banda Blitz, tá tudo muito bem, tá tudo muito bom, mas é só. A situação do ilustre cabo eleitoral do secretário estadual de Educação é emblemática do caos que permeia este segundo mandato do governador Simão Jatene. Ele, como outros tantos cabos eleitorais de Nilsinho, aboletou-se na Seduc para percorrer o interior do Pará, não a serviço da Secretaria de Educação, mas para fazer costuras políticas e proselitismo eleitoral a favor de Nilson Pinto. Tudo isso banado pela secretaria, com dinheiro do erário.

9 comentários :

Anônimo disse...

Caro Jornalista Barata e conterraneos paraenses colegas de incoformismo
Bem quando leio este blog e vejo os desmandos que estão ocorrendo no setor educacional no Pará realmente dá Noojooooo! Onde já se viu colocar o lobo e sua loba para reparar as ovelhas? Num Estado onde os índices de educação figuram entre os piores do país colocar Nilsinho e Lena para coordenarem uma das pastas que considero como uma das mais importantes do país junto com saude? O Jatene deveria se envegonhar , inclusive do seu discurso de posse onde falou para todos escuterem que esta seria a ultima oportunidade que sua geração estava tendo de talvez fazer algo pelo desenvolvimento do Para. Cara se o Gvernador Jatene quisesse mesmo fazer algo era melhorar as condições de educação de nosso povo e colocar gente séria nesta pasta tão importante não Nilsinho e Lady Kate. O que Lady Kate sabe de educação ? de distorção serie idade? o que é melhorar os indices de evasão , repetencia? capacitar e remurar bem os professores, educação diferenciada, o que Lady Kate sabe sobre projetos politicos pedagogicos? Sei de projetos ela entende como faturar em cima de projetos. Mas faço minhas as palavras da professorinha nordestina eles deveriam ter vergonha de ostentar luxo em cima dos recursos publicos e da miseria do povo. Lena deverias te envergonhar de butar tua cara na coluna social num Estado de miseraveis e analfabetos.

Anônimo disse...

O Nilson pinto deixa a Seduc, mas vai colocar o Cláudio Ribeiro para fazer capa para a Lady Kate, já que ele não pode nomeá-la secretária de direito. Pobre Seduc, pobre educação, pobre Pará!

Anônimo disse...

Barata que bom ter teu Blog para externar nossa indignação. O Ensino Modular da Seduc (SOME) continua de mal a pior e a situação só tende a piorar, já que o projeto continua a ser cabide de emprego, já que a metade dos cerca de 1000 professores são temporários e se submetem a todas as mazelas encontradas nesse projeto da Seduc.
No governo passado este projeto foi usado para ajudar a eleger o deputado federal da DS, inclusive os professores que não fizeram campanha para esse cidadão foram perseguidos por seus capatazes que administravam o comitê eleitoral desse cidadão dentro da Seduc.
O SOME hoje está abandonado, professores passando necessidade e se sujeitando a barbaridades como casas sem banheiros e infestadas de rato, e Jatene que iniciou esse sucateamento no seu 1º governo passou o bastão para donana que sucateou mais ainda e devolveu o projeto a Jatene que continua a sucatear.........

Anônimo disse...

vALEU

Anônimo disse...

Caro Barata,

Admiro muito seu trabalho e acompanho a administração da Seduc há 21 anos, então posso lhe dizer q peguei todas as administrações recentes desta secretaria.
Posso dizer que voce tem razão em 90% do que escreve e comenta sobre a administração do Nilsinho. Mas também posso dizer q nesses 21 anos que trabalho nesta secretaria, poucas ou quase nenhuma vez vi por tantas vezes um secretario trabalhar ate as 22hs. O maior problema desse secretario é muito parecido com o que aconteceu com o Lula e o q acontece com quase todos os políticos desse país, é muito mal servido de assessores, como bom exemplo, a gazela saltitante que voce tanto comenta.
Mas não posso deixar de exaltar boa parte da equipe que é muito boa em certas áreas desta secretaria. Como na área de ensino e de logística. Basta voce comparar e perguntar aos professores e servidores desta secretaria. É grotesca a diferença de competência com a equipe do governo anterior. Um bom exemplo disso é que o governo Ana Júlia comprou 150 mil exemplares de um livro que esta secretaria usa apenas 4 mil por ano.
Investigue isso.
Boa noite.

Anônimo disse...

ô anonimo das 00:10 deixa de ser besta tá defendendo essa gentalha se ficam na Secretaria até tarde certamente nao é para melhorar o quadro da educação é para ver como poderam armar esquema$$$$$ sem deixar rastro, isto sim é que esta gangue pensa, nada de melhorias na educação. no maximo é ver onde eles poderiam participar de um congresso, principalmente se for fora do país com o dinheiro publico, onde a Lena pode desfilar sua coleção de sapatos , bolsas e joias com o meu, com seu com o nosso dinheiro , pensa bem leso antes de defender estas crias.

Anônimo disse...

Abre o olho.....anônimo das 00:10
Parece que trabalhas tbem até às 22:00 pelo horário que postaste teu comentário

Anônimo disse...

Enquanto isso, eu funcionário concursado, "um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, sem amigos importantes e vindo do interior", irei viajar a trabalho por 12 dias, mas minha secretaria alega que só pode me pagar duas diárias. Pois não pode dispor de tantas diárias de uma única vez para um único funcionário. Pois é.

Carlos Magno

Anônimo disse...

Para o Anônimo das 00:10: as grandes falcatruas deste Estado ocorrem dentro das próprias Secretarias, após o horáriode funcionamento normal.Não vamos longe: a Mônica Pinto "despachava" até tarde na Assembléia Legislativa com o Presidente, Domingos Juvenil. Vc entendeu? Então, antes de colocar um post como este procura raciocinar acerca do assunto, até porque os leitores não são tolos. Ou vc acha que nós acreditamos que esta turma está preocupada com o processo ensino-aprendizagem, com a qualidade da educação pública, com a valorização do profissional da educação. Se vc passou 21 anos na Secretaria de Educação não vivenciou a realidade, ou ainda estava brincando de servidor pública. Pensa na época em que o atual Secretário foi da Secretaria Especial de Promoção Social. Pensa na aplicação do recurso do Projeto Alvorada. Acho que não preciso falar mais nada, não é?