quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SAÚDE – O bêbado e os desequilibrados

O episódio dos gêmeos mortos, sem que a mãe conseguisse ser atendida no Hospital das Clínicas e na Santa Casa de Misericórdia do Pará, no arremate de uma gravidez de risco, extrapola o drama no qual submergiram os pais das crianças, Vanessa do Socorro e Raimundo Cícero. Para além das duas vidas perdidas antes do primeiro choro e das duas outras vidas devastadas pelo choro que será eterno, para recorrer à bela imagem cunhada pelo jornalista Celso Arnaldo Araújo, realça a desfaçatez do governador Simão Jatene (foto), traduzida no mise-en-scène com o qual tenta escamotear sua notória inépcia administrativa. Célebre mais pela indolência e por suas inclinações etílicas, a pretexto de seu pendor por pescarias, que por suas eventuais realizações, Jatene porta-se como pretensa vítima de auxiliares que supostamente decaíram de sua confiança. Sob esse cenário, o afastamento da presidente da Santa Casa, Maria do Carmo Mendes Lobato, e da gerente de Tocoginecologia, Florentina Balby, passando pela breve detenção da obstetra Cynthia Lins, tudo serve para a pirotecnia midiática da qual lança mão o governador tucano, ao driblar o mea culpa que sua colossal vaidade não lhe permite assumir, porque potencializada por uma continental covardia moral. Na realidade, ao fim e ao cabo de todo esse imbróglio, acabamos por nos deparar com uma tragicomédia, protagonizada pelo bêbado e pelos desequilibrados que compõem a sua trupe.
Não se trata, convém logo esclarecer, de eximir de responsabilidade as médicas Maria do Carmo Mendes Lobato e Florentina Balby, ou ainda a obstetra Cynthia Lins. Cada uma delas, por atos ou omissões, tem seu quinhão de responsabilidade no drama dos bebês mortos. Tanto quanto o próprio secretário estadual de Saúde, o médico Hélio Franco, ainda que este insista em se comportar, até aqui, como se fosse apenas e tão-somente testemunha privilegiada do imbróglio, do qual, em verdade, é um dos ilustres personagens. A condição de personagem ele assume por força do próprio cargo e tisna sua biografia, sobretudo e principalmente, quando coonesta, com seu silêncio submisso e cúmplice, os despautérios da secretária adjunta, Rosemary Góes, um nome indefectível nas denúncias sobre nepotismo no atual governo. Pelo seu honrado passado, que fixou sua imagem como médico competente e administrador probo, Hélio Franco é a prova viva de que determinadas posturas ou depõem contra biografias, ou dizem tudo sobre elas.

87 comentários :

Anônimo disse...

Alguma "força ocultíssima" foi responsável pela saída da delegada que acompanhava o caso desde o início. Outra piada é o Sindicato dos médicos pretender culpar os bombeiros. hahahaha Alguém aí acredita que pobre ganha umazinha? Eles são tratados com descaso por esses políticos sem ética que só lembram de suas existências em época de eleição.

Anônimo disse...

Os verdadeiros culpados pela morte das crianças em frente a Santa Casa, segundo o Governador Simão Jatene:

- Os pais. Pois pobre não tem direito de ter filho, muito menos a atendimento de emergência, morra, segundo os tucanos.

- A delegada afastada do caso. Pois não deveria bisbilhotar o caso, sua enxerida.

- Os Bombeiro. Pois não tinham nada que fazer o parto.

OBS: Essas conclusões e outras mais estão no laudo pericial do IML, que acabou de sair, onde afirma também que as crianças já tinham morrido há pelo menos 48 horas. P O D E!

Anônimo disse...

Que ninguém se engane: os médicos hão de achar um culpado, nem que seja o poste que fica em frente ao setor de triagem obstétrica da Santa Casa. Mais uma vez reclamam que ganham pouco, mas se esquecem que passaram os últimos 2 anos e 7 meses chantageando a própria Santa Casa e a Sespa para receberem por plantões que não executam e por sobreavisos de brincadeirinha, tudo pra engordar o contra-cheque. Humanização? Qualidade no atendimento? Sequer fazem parte da lista de compromissos que pautam seus trabalhos, e se fazem estão bem lá no final, em letras bem miúdas.

Anônimo disse...

Belém é uma cidade repleta de contradições sociais, com os piores indicies de desemprego, desenvolvimento humano e de distribuição de renda do país. Belém é uma cidade que entrou em colapso há tempos, junto com suas instituições falidas, hoje apenas agoniza. Uma cidade onde “naturalmente” convivem próximos e pacificamente famílias ricas, morando em apartamentos de luxo e taperas entupidas de trapos humanos. Uma cidade suja, barulhenta com avenidas entupidas de carros onde circulam lado-a-lado refrigeradas BMW, hillux, pajeros e ônibus sujos e lotados. A maioria do povo de Belém está na linha da pobreza ou abaixo dela, submersos na ignorância cultural e religiosa. Nesta cidade a infância e a juventude é violenta e violentada em seus direitos, seja pela desestruturação familiar, seja pela banalização sexual, seja pela falência das políticas públicas. A rotina de crimes que acontecem em Belém como pirataria, exploração sexual infantil, de jovens vitimas do tráfico de drogas, trabalho escravo, dos assaltos com reféns, da corrupção patrocinada por políticos e servidores públicos bandidos, dos assassinatos de bebês, continuarão sendo destaque no noticiário da imprensa nacional e da imprensa nativa, esta última, eivada de sensacionalismo barato e comandada por seus cacófonos e raivosos“pitt-bull”, que chutam, mas depois acariciam, graças ao “jabáculê” e propagandas enganosas que os sustentam. Paladinos da moralidade, que, na hora do almoço, arrotam e “enchem as telas ou plasma” com “ informações” direcionada a um povo inebriado de violência e infantilizado de futilidades. Esbravejam, depois “soltam um tecnobrega” pra aliviar, ou babam ovo de políticos corruptos, cartolas falidos e jogadores perna-de-pau. Essa á pobre Belém.

Anônimo disse...

é porque a Delegada é séria e não faz perte do esquema político do Jatene. É a velha e manjada operação abafa em ação.

Anônimo disse...

O estado tem a maior parcela de culpa pelas mortes de crianças nas portas e dentro dos hospitais públicos. Isso por falta de investimento tanto na assistência como na infra-estrutura em saúde. Tem de ser responsabilizado o governador e seus secretários, assim como a ex-governadora e seus asseclas, pois essa chaga se tornou sistemática. Agora, as famílias e profissionais de saúde têm de ser responsabilizados sim, por uma série de fatores que vão desde a falha ou falta de orientação (hoje as maternidades estão cheias de meninas que engravidam precocemente), comodismo, perda de valores como a solidariedade, apego financeiro, piora de qualidade de vida e na convivência social. E o que é mais grave nisso tudo é a exclusão social e econômica da população deste estado, já que existindo pobreza e ignorância, lamentavelmente haverá essas chagas sociais.
A mãe dessas duas crianças mortas é de Outeiro. Assim como em casos passados de mortes em massa ocorridas na Santa Casa, a maioria das vitimas eram oriundas do interior do estado ou de Icoaraci, outeiro, Pratinha, Marituba e Ananindeua. Pô! Por que esses municípios ou distritos continuam encaminhando grávidas e doentes pra Belém?! Porque não tem investimento em políticas preventivas e de orientação em saúde assim como na infra-estrutura de hospitais e maternidades nessas regiões, se há, são frágeis, agonizam ou faliram. Indo além nesse tema, o foco não é a saúde pública, muito menos a educação da juventude. Então se morrerem mais 10, 50, 100 crianças filhos de trabalhadores, pouco importa para esses governos de plantão que só pensam em suas castas. E o que é mais grave que não houve punição até agora, isso reforça e reproduz tais crimes, sejam velados ou expostos, até que se atinja o estado de naturalização dessa mazela social, tornando-nos impotentes e apáticos a tudo isso. Se esses país fosse sério, muitos políticos e figurões envolvidos nesses casos estariam presos.

Anônimo disse...

Ofereço um bela música do Mosaico de Ravena para todos aqueles adultos que perderam ou estao perdendo a sensibilidade e a ternura em relação a infância. Ela se chama Crianças e é de de coração.

Crianças
Mosaico de Ravena


As crianças não devem chorar
Mil crianças representam mil sorrisos
O mundo ainda não entende
E mata, e mata e mata suas crianças

As crianças não devem morrer
Não antes de poderem sorrir
Não antes de poderem nascer

Nunca as crianças teriam fome
Se os soldados não existissem,
Pois esqueceram de lembrar
Que não são mais crianças
Pra faze-las chorar

As crianças não devem sangrar
As crianças não devem ter câncer
Elas, não!...
Crianças não devem chorar



Pra ouvir, acessar:

http://letras.terra.com.br/mosaico-de-ravena/271176/

Anônimo disse...

O atual governo dá claros sinais de ser patético e corrupto. Terá o mesmo destino que o desastroso governo de ana julia

Anônimo disse...

É preocupante a quantidade de adolescentes gravidas que entram na Santa Casa. Muitas vindas do interior do estado.

Anônimo disse...

Já estou vendo e ouvindo o Jatene dizer mais uma vez: "a culpa é do Governo PTista da Ana Júlia Carepa!"
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Na verdade existem alguns médicos médicas arrogantes, prepotentes e que tem raiva de pacientes pobres e trabalhadores. Preferiam atender nos hospitais particulares e tranquilos, mas engolem a seco essa situação porque a teta do governo tem muito leite. Nos hospitais públicos eles jogam solto.

Anônimo disse...

Como médico e interessado em Saúde Pública é, no mínimo, deprimente, em pleno século XXI, numa capital do país que alardeia crescimento e atrai os olhos do mundo uma gestante não ser atendida em um hospital público com perfil, como os gestores insistem em impor, voltado à assistência materno-infantil. É lamentável a situação da saúde nesse estado e dezenas de morte sem assistência como essa ocorrem diariamente, porém no pronto-socorro, mas da mesma forma sem assistência e muito menos regulação.
É ridículo num estado de 7,5 milhões de habitantes não existir um hospital geral que atenda a todos os problemas, com poder de resolução, o que se vê é o paciente fragmentado tendo que "advinhar" a sua doença para procurar o hospital para o seu perfil. Uma cidade onde NENHUM hospital possui pronto-socorro e o pronto-socorro não tem hospital é obviamente, para qualquer aluno de medicina, um sistema falido, sem fluxo.
O estado precisa de profissionalismo na saúde como em todas as áreas, não de trabalhar por impulso e apagando incêndios. Precisa de planejamento, não de governo, não de 4 anos, mas de 10, 20 anos, pois saúde e educação em 4 anos serve apenas para ganhar votos e jamais para se quebrar paradigmas e mudar rumos. A mentalidade de saúde pública dos gestores atuais é ultrapassada, voltada para criação de leitos, porém sem resolubilidade adequada, enquanto não houver uma reformulação estrutural da saúde, veremos apenas mais do mesmo, ou seja, com a inauguração da "Nova Sta Casa" continuaremos a ver superlotação e baixa eficiência.
A Dra Maria do Carmo foi apenas uma vítima de toda uma estrutura de saúde falida que foi herdada e será passada às próximas gerações. Agora uma pergunta, se o gov foi tão eficiente em exonerar a Dra Maria do Carmo, por que a Dra Ana Lydia, do Hospital das Clínicas, onde a paciente também esteve e não foi atendida, foi poupada?
Por fim, uma colocação médica que segundo laudo preliminar do IML (que também é ineficiente e sucateado) os gêmeos já estavam mortos há 2 dias e bebês de alto risco morrem todos os dias, em todo o mundo, o absurdo na situação é a falta de assitência a uma pessoa que precisava de atenção médica!!!

Anônimo disse...

Esse laudo do IML tá cheirando a corporativismo.

Anônimo disse...

Ô das 21:13, deixa de ser miope, A ana julia e seus tratoristas da DS fizeram um monte de merda no governo e no seu governo aconteceu o mesmo problema na Santa Casa, ou até mais graves.Por essa e por outras que ela perdeu o governo e não vai voltar tão cedo.

Anônimo disse...

Por que apenas a presidenta da Sta Casa foi exonerada? A paciente também não procurou atendimento no HC? A presidenta do HC é melhor que a da Sta Casa? Seu padrinho é mais forte?

Anônimo disse...

O Jatene não voltou?

Anônimo disse...

Atrás da velha santa casa está sendo construido um predio de uma "nova santa casa", ou pior a obra ou tá paralizada ou tá quase. Por outro lada o hospital porto dias construiu em tempo recorde um prédio de mais de 17 andares. Lá não se atende o SUS. O Saúde da Mulher, que também não atende o SUS, tá concluindo um predio de mais de 11 andares. É isso, quando tem grana pesada, inclusive pública, correndo no frouxo as coisas acontecem, mas quando o serviço é público e não há interesse e humanização o que vemos é sufoco, angustia e dor.

Anônimo disse...

Todo o santo dia acontece esta falta de atendimento aos pobres deste Estado.
Neste caso os pais desesperados chamaram os bombeiros e a imprensa ,e a população tomou conhecimento.
Mas a culpa não é do Jatene ou Ana.
A culpa é de todos os que governaram este Estado por vários anos e não investiram em educação ,saúde ,saneamento......o povo só agora abre a boca exigindo seus direitos .
Meninas e meninos dormindo nas ruas ,sem proteção alguma e drogadas só fazem engravidar e gerar mais gente sem uma estrutura familiar .

Anônimo disse...

O dissimulado do Jatene conseguiu colocar como pano de fundo a questão principal, que é de responsabilidade dele: o caos na saúde pública no Pará. Estamos discutindo a culpa ou inocência da médica...
Não sei como a Globo conseguiu furar o bloqueio da Liberal...
E o MPE ainda está em recesso ou férias coletivas?

Anônimo disse...

Prezado Anônimo de 24 de agosto de 2011 20:33,
Já ouvi falar que o bombeiro está respondendo inquérito militar por ter realizado o procedimento do parto...segundo fontes seguras, o governador dissimilado teria perguntado ao comandante dos bombeiros:
"- Esse bombeiro idiota é médico? Ele é parteira? Por que então ele tinha que fazer parto? Ele tem é que apagar fogo!"...
É bem a cara desse arrogante FDP...

Anônimo disse...

E o Jatene no bem bom fazendo campanha para sua re-eleição. O pior ainda está por vir isso é só o começo dessa trajetória de 4 anos.

Anônimo disse...

Tenho aqui pensado: é muito pouco tempo para tantas cabeçadas. Lembro da frase professoral do entao candiato Jatene dizia: " não ha possibilidade de errar desta vez".

Imagino que estamos só no começinho desse governo, ainda vem muita coisa feia pela frente.

Se a Ana Júlia não está no governo de quem é a culpa????

Anônimo disse...

a desumanização de mairia dos médicos é assunto de saude pública, existe um direcionamento cientifico sobre a materia.As escolas de medicina nao praparam os médicos para sua reaql funçao.Ser médico é apenas status para muitos e não uma profissão tambem humanitaria.O modo capitalaista no Brasil contribui muito para isso e o tratamento que todos os profissionais de saude recebem, contribui para essa falta de humanidade por parte dos médicos, o que nao justifica.Soma-se o desprezo das escolas de medicina para preparar médicos mais humanizados e soma-se a isso uma cultura de poder inacreditavel.
O Hospital Ofir Loyola, realiza ações de humanização, mas os médicos fazem pouco, ironizam os profissionais de serviço social, pedagogia, psicologia envolvidos no evento.Nao aparecem nos eventos e riem dos eventos e das ações.Sao poucos os que respeitam e entendem esta necessidade.

Anônimo disse...

Os políticos gostam de dinheiro e roubam, os médicos gostam de dinheiro e só atendem quem paga. Com observou um comentarista, o que mais existe é gente botando filho no mundo sem o mínimo de condições e isso também é culpa do governo que não tem programa de controle de natalidade eficiente nos postos de saúde, não tem programa de pré-natal decentes, aliás não oferece nada bom pros pobres, é só roubalheira.

Anônimo disse...

Os desmandos no governo Jatene não se restringem ao drama das crianças mortas na Santa Casa.
Na Escola de Governo, por exemplo, diretores sem completar seis meses na função saíram em férias em julho, de tão cansados de não fazer nada.
As funções comissionadas foram entregues a assessores (nenhum técnico concursado, ressalte-se) que não sabem o que significa trabalho.
Um desses assessores, aliás, tem negócio com o diretor da Escola.
Investigue, jornalista Barata.
Como a grande imprensa e alguns blogs são omissos, o Blog do Barata é nossa única alternativa.
Obrigado, senhor Barata, por exercer a democracia e permitir a manifestação de quem não tem a quem recorrer.
Passe um pente fino na Escola de Governo.
Muito piolho gordo vai ficar engatado.

Anônimo disse...

Esa tal democracia em que vivemos é cruel, fechar a porta de um hospital e de uma maternidade é muito cruel. Vivemos a cada dia com pessoas ocupando órgãos públicos sem a minima, se quer,capacidade para tal.
Governador,a coisa pública tem que ser tratada com esmero e muita diguimidade.
Tenho quase certeza que a corrupção abala todos os órgão públicos do Estado e da País, o que fazer??????
Tribunais de FAZ DE CONTA, MP para que servem...... Ho! meu DEUS.

Anônimo disse...

Não é somente na saúde não. É em tudo. A Alça Viária, o maior orgulho dele, está só buracos (quem tapa os buracos, com barro, são os moradores da via) a educação uma porcaria, cheia de cabos eleitorais. Ele tá conseguindo o parecia ser impossível, ser pior que o governo anterior.

Anônimo disse...

Ao anonino das 21:13
Caro tucano de plantão, pesquse os dados do Ministerio da Saude os numeros referentes a mortandade de reecn nascidos na Santa Casa nos ultimos 10 anos. O pior ano foi o de 2000, na gestão do Almir, 687 mortos nesse ano, e os outros tres piores anos foi 2004, 2005 e 2006 , no governo do Jatene, com mais de 530 mortes em cada ano. Os numeros começaram a baixar no ano de 2008 ate finalizar 2010 com 347 mortos, o que é muito, muiito mesmo, mas esses numeros sao a verdade de tudo que os tucanos tentaram inventar sobre esse assunto, no Governo do PT foi realizado um trabalho visando reduzir essa mortandade, pois pelos tucanos, isso nao interessaria, nao rende dinheiro pra eles, nem empregos pros riquinhos de Belem.

Guto Lobato disse...

Vou me dar ao trabalho de responder aos colegas que desqualificam minha mãe, ex-presidente da Santa Casa (democracia é isso, e toda opinião é bem vinda):

Primeiro, um papo técnico, uma coisa muito importante: triagem não significa fechar as portas - e sim orientar casos mais graves a procurarem um hospital em que haja estrutura. Partos normais e a termo estavam sendo feitos normalmente. Foi esta a orientação da direção - que nada tem de incorreta. Ah: vale frisar que a dra. Maria do Carmo só orientou a realização de triagem porque, desde 8 de agosto, vinha comunicando a superlotação ao governo (leia-se, a Helio Franco e Jatene), sem receber resposta ALGUMA.

Vocês, que vociferam loucamente sob o anonimato, numa atitude digna de pré-adolescente ou petista que ficou com raiva de largar a teta do Estado, possuem alguma palavra ou informação que possa, objetivamente, desqualificar minha mãe? Pois o que tenho, de fatos reais e objetivos, são as seguintes coisas, que só a engradecem:

- Na época em que ela e a dra. Rosemary Goes (atual adjunta de Saúde) administratam o Hospital de Clínicas, ele recebeu a Acreditação Hospitalar - primeira na região Norte -, um selo de qualidade que pouquíssimos hospitais têm no País. (Detalhe: a Acreditação foi PERDIDA no governo do PT)

- Como gestora do Hospital Metropolitano, ela resolveu o problema histórico do setor de Pronto-Atendimento, bem como o relacionamento entre o hospital e a classe dos traumato-ortopedistas. E até hoje é elogiada pelo trabalho que teve ali, de onde foi demitida por denunciar um calote de seis meses do PT ao hospital, em entrevista ao jornal O Liberal.

- Foi a ÚNICA representante no Brasil a participar da experiência de dois meses no Japão em 1998, como parte de sua pós-graduação em administração hospitalar. A seleção foi feita com base em seu currículo e em sua experiência na saúde pública do Pará.

- Já presidiu o CONSELHO DE ÉTICA do CRM, além de ser membro efetivo do Conselho há décadas.

No mais, tenho informações de caráter qualitativo beeeeeeem diferentes das suas - e as obtive não entre amigos, mas entre matérias, opiniões em redes sociais de dezenas de médicos, estudantes e profissionais de saúde.

Vocês, certamente, não devem é passar de DASs ou petistas ressentidos, desses que vivem de mamar nas tetas do Estado e desqualificar pessoas com o currículo, a experiência e o comprometimento de minha mãe.

Infelizmente, ela é uma pessoa ingênua, romântica, não vê maldade nas pessoas e não vai perder o tempo dela respondendo a tantas ofensas pessoais. Ela enxergou este governo como oportunidade de fazer pela Santa Casa o que ela e seus colegas diretores, bem como a dra. Rosemary, fizeram pelo Hospital de Clínicas; infelizmente, estava errada e foi sumariamente IGNORADA quando denunciou a situação crítica do hospital via ofício. Foi usada pelo poder público (e que poder!) para justificar o descaso, a omissão, o erro e - aí sim - a ARROGÂNCIA e PREPOTÊNCIA deste secretário de saúde e deste governador, que a convidaram PESSOALMENTE para assumir a presidência da Fundação e agora lhe apunhalharam pelas costas.

Digo e repito: vou defender minha mãe contra qualquer tipo de difamação. Ela já foi demitida por critérios políticos e, acredite, deixou muita saudade no HMUE. Vai acontecer o mesmo - já aconteceu - na Santa Casa, e a verdade vai surgir e provar quem estava certo.

Anônimo disse...

O laudo do IML confirmou o que os médicos que viram os bebês disseram desde o inicio: estavam macerados! E contra este fato, não podem ser feitos questionamentos. Os bebes, para ficartem assim, ja estariam mortos na barriga da mae ha bastante tempo. Não precisava nem de autopsia.

Anônimo disse...

O que nós podemos esperar quando junta-se a falta de condição fisica da Santa Casa a falta de condições morais do medico? Os doutores tentam nos confundir ao culpar a Santa Casa sem avaliarem a si mesmos. Pergunto: Ainda que a Santa casa fosse mais bem equipada, com leitos, UTIS neo natal modernissimas, como os medicos iriam atender seus pacientes? com certeza com o mesmo desprezo e desdem que alguns atendem em hospitais com condições infinitamente melhores. Nao adianta equipar os hospitais somente sem que os profissionais sejam capacitados, qualificados,sem uma politica de humanização do atendimento, sem a valorização desses profissionais. Os semi deuses, como muitos deles se acham no seu intimo nao aceitam que prestam serviços e que tem por obrigação atender com respeito, humanidade e dignidade quem quer que seja. Se não quer atender o povão, abra mão do salario, procure especializar-se, capacite-se e busque algo melhor. Sinceramente tem medico aqui que nem especialização tem, so vai ate salinas e olhe lá, nao faz um curso e quando faz é com o dinheiro do laboratorio, trocando receitas pelas diarias, ou o Sindicato dos medicos desconhece essa pratica de comissionar os medicos? tô falando alguma mentira? Essa relação promiscua entre medicos e laboratorios, é absurda! Essa situação da Santa casa idem, tem que punir os culpados, medicos, sec. de saude enfim, o que a gente nao pode mais é ficar a merce dessa imoralidade e impunidade sem fim.

Guto Lobato disse...

Repetindo, já que tem gente falando o contrário (ainda, meu Deus do céu): sob a orientação de minha mãe, Maria do Carmo Lobato, a Santa Casa NUNCA fechou as portas, e sim fez triagem - o que é bem diferente. Na triagem, partos normais e curetagens eram feitos normalmente; casos de risco, em que houvesse necessidade de UTI/UCI para os bebês, eram encaminhados a outros hospitais. Quem fala em portas fechadas está cometendo o crime de calúnia. A começar pelo secretário de saúde do Pará e sua corja.

Anônimo disse...

O Jatene está governador...
A delegada É .
Simples.

Anônimo disse...

Guto Lobato,
Estás certissímo, o secretário já sabia de tudo e agora se faz de joãozinho sem braço, tadinho dele né. dra. Maria do Carmo é uma vítima no meio dessas raposas ela deveria jogar e merda no ventilador e falar que a muito avisava ao secretário e ao governador.

Anônimo disse...

O Pará vai quebrar de tanta corrupção. Vejamos: ALEPA (Senador Tapioca Couto), COSANPA (funcinário) manda dinheiro da nossa Cosanpa para a sua conta bancáris); Pioneiro (abafa tudo do Juvenil / Couto); Saúde (Santa Casa não atende mulher grávida); Dudu (o maior Prefeito currupto do Brasil); todos eleitos pelo gosto e apoio de JARTENE.
O JARTENE é o camelão em pessoa!

Que continnuidade de Governo!!!!

Anônimo disse...

12:39 Seu comentário merece parabéns. concordo plenamente com você.

Anônimo disse...

Louvável a postura do filho da Ex-presidente defender a sua mãe, mas aqui não tratar-se de petista ressentido, mas do descaso que persiste com a saúde e a vida do cidadão, sai governo e entra governo.

Anônimo disse...

Respeito sua posição de filho, mas de que TRIAGEM estás falando? Como foi feita triagem, se à paciente não foi permitido nem passar do portão?

Anônimo disse...

Guto,meu querido,quem detonou com a sua mãe foram seus amigos Simão Jatene e Hélio Franco,como você mesmo disse.

Anônimo disse...

Esse rapaz, Guto Lobato, filho da Diretora da Santa Casa, quer fritar os ovos sem quebrar a casca. Não são os petistas ou peemdebistas ou pepessistas que estão criticando sua mãe, mas sim os tucanos, que viram na covarde exoneração da diretora, um exemplo para a sociedade como se a culpada fosse ela.
Eu hoje ouvi de um deputado tucano na Alepa, que a atitude do governador foi corretissima, pois é assim é que se faz politica.
Por isso Guto, seja sincero e condene quem realmente foi covarde e humilhou sua mãe.

Anônimo disse...

Helio deveria entregar o cargo.Publicamente.

joão roberto disse...

Gutinho Lobatinho,sua maezinha estar caladinha com essa humilhação é porque devem terem lhe dito que sua exoneração é apenas um jogo de cena e tão logo o caso esfriar, ela terar um carguinho de mesmo destaque em outra secretária.Que apostar gutinho.Quem viver verá!E tu malandramente já estais plantando o que estou afirmando,haja vista, quereres de forma dissimulada culpar o PT,pela ignominia praticada com uma humilde senhora na "santa casa".

Guilherme disse...

Dentre outras causas pelo ocorrido, estão os atos de corrupção e de improbidade como este relatado no portal das ORM:

"25/08/2011 - 15h02

Caso Alepa: mais um deputado é denunciado por imbrobidade administrativa

O tribunal de Justiça do Pará recebeu, nesta quinta-feira (25), a Ação Civil Pública, movida pelo promotor de Justiça Nelson Medrado, contra o deputado Martinho Carmona, Athos Neves da Rocha e Maria de Socorro Rodrigues da Costa, estagiário e funcionária comissionada da Assembléia Legislativa do Estado (Alepa). Eles são acusados de improbidade administrativa.

Conforme a Promotoria de Justiça, no período de 1º de junho de 2004 até 31 de maio de 2005, após o término do estágio de Athos Neves este continuou recebendo o valor pago pelo órgão a título de bolsa remuneração para o estagiário lotado no gabinete de Martinho Carmoma.

Na ação o MPE relata que o estagiário utilizou a documentação de uma prima, menor de idade, para permanecer recebendo a remuneração da bolsa estágio com a conivência da funcionária e do parlamentar. O MPE também relata que a própria admissão do estagiário se deu mediante certificado de ensino médio fraudulento.

Os réus terão agora prazo de 15 dias para oferecer contestação, após serem citados por um dos oficiais de justiça, o que poderá ocorrer nas próximas horas, já que mandado, expedido pelo diretor de secretaria, já se encontra em poder do oficial.

Na ação o procurador requereu à Justiça além da procedência da ação, a condenação dos envolvidos nas sanções previstas na Lei 8429/92, com o ressarcimento ao erário público dos valores recebidos irregularmente.

Outro lado - O Portal ORM tenta contato com o deputado Martinho Carmona para mais esclarecimentos sobre o caso."

Anônimo disse...

Guto, parabens pela colocação. Sou amiga de anos de sua mãe, lhe conheco desde pequeno. Sua mãe é tudo que você falou e mais um pouco. Ela havia avisado o governo, ela havia iplementado a TRIAGEM como forma de contornar o caos, e nao mandou nenhum portão ser fechado. E, desde a primeira coletiva que assisti no jornal liberal comprometeu-se a investigar o ocorrido, já que jamais dera aquela ordem. E jamais concordaria com aquilo. Ela vai ser julgada pelo quê??? o que ela fez??? Só encherga alguma culpa aqui quem é doido, me desculpe, vamos internar no HC, hospital que sua mae transformou em uma referencia no estado. Sim, pois ela com suas redeas apertadas, conseguiu por ordem naquela bagunça, ela, rosy, ronaldo e bené. Eu tenho orgulho de ter feito parte disso. BRENDA

Anônimo disse...

é, gente, não houve triagem.Isso é fato.

Anônimo disse...

Ao filho da Diretora.
Vc faz muito bem em defender a sua mãe, afinal se vc não defender, seus amigos tucanos ja mostraram que não o farão, mas não mude o foco do assunto, não foi o PT que exonerou sua genitora, muito menos o PT que jogou o nome dela na lama. Foi o PSDB que fez isso, foi o seu governador Jatene quem culpou sua Mãe, como a culpa fosse só dela, mas não podemos julgar com dois pesos e duas medidas, se fosse no governo do PT o diretor ou diretora seriam execrados, juntamente com o chefe ou chefa do executivo, então apesar de achar que ela não é a unica culpada, é impossível achar que ela não tem culpa alguma, isso não.

Anônimo disse...

Guto Lobato!

Qual sua Formação?

Qual a qualificação que vc tem em saúde publica?

O que vc sabe de atenção a saúde primaria e média e alta complexidade?

Vc sabe que a saúde não se resume a apenas a politica medicalocentrica e hospitalocentrica?

Estou aberto ao debate a qualquer postagem do blog( pois leio o barata todos os dias e sei da sua credibildade), portanto irei me identificar quando vc responder as perguntas acima irei me identificar, por receio de retaliação politica que é de praxe de alguns gestores, incluive sua mãe, pois sou servidor da SESPA, porem lhe garanto que sou especialista em Auditoria em serviços de Saúde e tenho mais duas graduações na área da saúde

Guto Lobato disse...

Anônimo, sou jornalista e faço mestrado em Comunicação. Tenho pais, amigos e familiares médicos e me embaso em fatos para escrever qualquer coisa, meu amigo.

E não sou do tipo que promove retaliações contra ninguém. Pelo contrário: defendo minha mãe, que é uma pessoa ética, correta e competente - e que não tem motivo algum a retaliar você de nenhuma maneira. Pode criticar e rebater à vontade, pois o diálogo é a base do entendimento, desde que sem arrogância ou desrespeito.

Obtive, por meio dela e de colegas que conhecem profundamente a rotina da Santa Casa, todas as informações que pus anteriormente. Sei muito bem da diferença da cultura hospitalocêntrica - e lhe garanto que a dra. Maria do Carmo também, tanto que, no ofício que enviou dia 8 de agosto à Sespa pedindo medidas URGENTES para conter a superlotação (se tiver dúvidas, peça à Sespa o protocolo e tire uma cópia, fique à vontade), pediu ações diretas junto à regulação estadual e à rede municipal. O que seria isso, senão tentar articular as redes (básica, média e alta complexidade) para evitar tragédias como a ocorrida?

Quis, apenas, com o que pus no blog, mostrar aos senhores que minha mãe é tão vítima dessa safadeza quanto as pessoas que a estão acusando de participar desta política de quinta categoria. Ela é uma profissional, uma administradora hospitalar, não uma política - e, entre estes dois, amigos, há um abismo.

Desafio você a contradizer uma única afirmação do que eu disse. Posso não ser médico ou profissional de saúde com duas graduações, como você - desculpe desde já, vou estudar bastante, prometo! hehe -, mas isso não me impede de defender minha mãe com base em dados concretos. Ou você teria como dizer que eles são falsos?

Abraços e um ótimo dia!

Guto Lobato disse...

Ao outro anônimo:

Não estou falando que PT algum demitiu minha mãe agora, amigos! Isso aconteceu no final de 2009 quando ela era presidente do Hospital Metropolitano (HMUE) e foi demitida a mando dos Carepa após denunciar que o hospital estava há meses sofrendo calote do governo! A demissão ocorreu por pressão política petista, logo após a publicação da entrevista de minha mãe para O Liberal.

Desta vez, podia estar mais claro que foi o PSDB? Podia, com Helio Franco, Jatene e companhia DIFAMANDO e CALUNIANDO minha mãe na televisão, nos impressos, na Agência Pará? Mentindo?

Não se preocupem, não sou ingênuo a ponto de pensar que cachorro morto ainda tem poder neste desgoverno do PSDB.

Guto Lobato disse...

No mais, gente, vocês não imaginam o quanto eu queria ter uma cópia deste ofício que ela enviou para mandá-los ler. Se estou me desgastando, comprando briga em um monte de lugar, é porque tenho convicção do que falo e tenho convicção da integridade de minha mãe e sua inocência nesta BAIXARIA.

Mas não se preocupem, pois, bem em breve, as frutas que estão realmente podres começam a cair do galho. Uma a uma...

Anônimo disse...

anônimo do dia 25 de agosto de 2011 22:13, não adianta atacar o Guto LObato, é lógico que a mãe dele é culpada, o casal foi atendido pelo vigilante, o que em saúde publica em Belém e no Pará é recorrente, mas é altamente DESUMANO.
Mas não só ela, como o secreTÁRIO DE SAÚDE DEVERIA SER EXONERADO. O governador também é culpado.

Anônimo disse...

A Dra. MAria do Carmo seria considerada culpada se conivente com a situação. O que jamais aconteceu. Afirmou compromisso em apurar os fatos.Deu a cara a tapa na televisão. Porém não fez o que o governo queria: culpar a médica e eximir o governo. Pelo pouco que conheço dela, jamais o faria. Foi corajosa e assumiu que a situaqção era aquela, e que o governo estava ciente através de tantos ofícios enviados. Ela preveu a tragédia.

Façamos assim?: já que o dignissimo (jahahhhahaha faz-me rir!) secretário Dr Hélio disse que deveria ter sido atendida de qualquer jeito, pois bem, que assine termo se responsabilizando e assumindo as consequencias de ordenar aos médicos que atendam as pacientes dentro do estado no chão, tenham partos de recem nascidos em cima de qualquer lençol, sem nenhuma infraestrutura, pois afinal, foi isso que ele afirmou na TV nao foi? quem tem olhos veja!

Anônimo disse...

Nos últimos tempos o que tem se evidenciado é a queda das mascaras dos médicos e médicas arrogantes deste estado. Muitos deles saem despreparados das faculdades para o oficio, mas que com um jaleco brando,acham-se semi-deuses,como se estivessem acima do bem ou do mal. Muitos tem raiva de atender pessoas da classe trabalhadora. E só pensam em seus bolsos.

Anônimo disse...

Ao jovem Guto
Agora, depois de bravamente defender sua mãe, vc falou no mínimo uma besteira grande, que eu posso entender que foi por ignorãncia do assunto, ignorancia essa que sua mãe com certeza não tem! O Hospital Metropolitano, em Ananindeua, desde 2005, era de gestão da Cesupa, que apesar de não ser um OS, participou da escolha como se fosse, isso no primeiro governo do amigo de sua mãe, o Jatene. Quando o PT assumiu em 2007, conseguiu aumentar as metas dessa OS fajuta em 34% diminuindo o repasse em mais de um milhão por mês. Milagre? Não meu caro, apenas cobrança das metas, e no final de 2009 o Cesupa ficou sem receber do governo tres meses simplesmente porque não podia receber, estava com uma dívida de INSS de mais de 4 milhões, apesar de ter recebido do governo do estado o que era devido no periodo que simplesmente descontava dos funcionários e embolsava esse desconto, não recolhia ao INSS. Sua genitora sabe disso, com certeza sabe, apenas ela foi usada politicamente na época para manchar o trabalho do governo, ja visando as eleições. O CESUPA simplesmente não tinha documentação para renovar o contrato, prometeu regularizar essa dívida em 30 dias e levou quase quatro meses para faze-lo, por isso o Estado NÃO PODIA PAGAR! Essa é a verdade, o resto é pura balela, e pode ser facilemnte comprovada indo no site do Ministerio da Previdencia, bem como pegando o portal Transparencia da época que estará tudo lá. Contra fatos não há argumento, muito menos contra numeros oficiais.

Anônimo disse...

Fui aluna da Dra Maria do Carmo na UEPA e sei muito bem como ela trabalha porque depois fui plantonista quando era diretora clinica no Metropolitano portanto sua conduta não me surpreendeu.Ela sempre defendia qualidade e dignidade no atendimento aos pacientes.FOI digna,sincera e isso é tudo o que esse governo nâo é.

Guto Lobato disse...

Anônimo, sei muito bem o que são Organizações Sociais em Saúde e como funcionam. Como disse, não gosto de falar das coisas sem embasamento. Aliás, a gestão não era da Cesupa e sim da Acepa, que é a OS que teve o contrato com o HMUE.

Confesso não saber do que você falou a respeito de dívidas de INSS - não vou "chutar". Porém, a demissão de minha mãe após denunciar esta situação foi causada pela entrevista que ela deu ao jornal "O Liberal" denunciando o calote. Ela deu a entrevista e foi demitida no dia seguinte porque, segundo falaram, "falou demais".

Lhe digo isso porque há fontes da época do governo, bem como funcionários da Sespa daquela época que confirmaram. Pois então: você sabe que, teoricamente, o governo não teria como influir nas contratações e demissões da OSs, não é? Pois é: neste caso, um comissionado dos mais nojentos do governo do PT ameaçou (por baixo dos panos) a OS Acepa, justamente com base nesta dívida e em outras questões contratuais que você mencionou, dizendo que, se minha mãe não fosse demitida, o calote CON-TI-NU-A-RI-A. Ela foi demitida no dia seguinte, por pura pressão política.

Isso foi o que aconteceu sobre a demissão dela. Posso te assegurar que ela nunca esteve de pecinha de quebra-cabeças para planejar queimar governo de PT e entrar no próximo do PSDB. Ela tem mais de duas décadas de trabalho em saúde pública e, entra governo, sai governo, ela nunca fica desempregada. Sinal de que não tem "compromisso" ou politicagem com partido algum.

Abraços!

Anônimo disse...

Barata,
Agora, ficamos sabendo através do Guto Lobato, porque sua mâe, foi nomeada para a Presidência da Santa casa. Ficou claro, que foi pelo fato da mesma, ter criticado a Ana Julia, pelo caos no Hospital metropolitano, e aquela época, os Tucanos, adoraram e quando Jatene, assumiu, a médica, foi recompensada, com o cargo de Presidente da santa casa. Esse, foi o critério, para a nomeação, só podia, dar merda. Quem com Santa Casa fere, com santa casa será ferido. Continue assim Jatene.KKKKKk

Anônimo disse...

Guto,
Diga para a sua mãe conseguir cópia do tal oficio, em que o Jatene e o Helio Franco, foram informados da situação. A População, agradeceria.

Anônimo disse...

Guto Lobato,

Você nunca foi pobre, nunca precisou de sair de casa doente e ir procurar médico num centro de saúde ou num hospital público. Talvez por outras vias a vida lhe mostre isso daqui a alguns anos (como jornalista quem sabe).

Você veria como belas "figuras humanas do mundo da medicina" tratam as pessoas pobres que procuram o SUS; de cabeça baixa, com total desinteresse, consultas de 2-3 minutos, ETC. Isso é muito comum, quase a regra.

Quantas e quantas vezes pessoas pobres não se viram em intensa aflição num pronto socorro porque o médico (gente boa) estava ausente ou simplesmente dormindo, descansando do plantão no hospital particular. Muitas morreram por falta de cuidado médico, em lugar onde as cooperativas médicas mantém convênios milionários com o poder público.

Certa vez o Duciomar Costa disse que o absenteísmo dos médicos nos prontos-socorros era alarmante, mas justificado por uma montanha de atestados médicos, que como iria ele contestar um-por-um?

Figuras da mais alta relevância para a medicina local(inclusive do meio acadêmico), no passado, se prestaram para integrar comandos médicos eleitorais nos interiores ocasião em que para todo paciente eram distribuídas pílulas de "Cibalena" como "remédio americano milagroso".

A história da medicina local nos serviços de saúde pública é ilustrada por muitos episódios de enganos, de falta de caridade, de abusos sexuais, de erros gritantes, de mortes evitáveis, etc. Felizmente no meio dos insensíveis positivistas, existem excelentes médicos que dedicaram suas vidas a pacientes humildes.

Não é atoa que o túmulo do Dr. Camilo Salgado lá no cemitério Santa Isabel continua sendo tão visitado.

Os médicos hoje querem só grana, abarcar 8-10 empregos e empurrar com a barriga o lado menos fiscalizado: o serviço público. Se esta médica da Santa Casa que mandou voltar do portão a gestante trabalhasse num HSM ou HPD da vida, no dia seguinte teriam dado o aviso prévio para ela; e o presidente do sindicato dos médicos - dou minha cara a tapa - jamais iria lá na porta do hospital fazer a bravata que fez na porta da Santa Casa.

Anônimo disse...

Guto, meu caro, aparentemente vc nao sabe, se for esse o caso, pode perguntar para su genitora, a Acepa pertencia a Cesupa, inclusive tinham o mesmo CNPJ, era um arremedo de OS inventado pelo Jatene, que cobrava mais de um milhao a mais do que permitia a meta, dinheiro esse que ia, provavelmente para o bolso de alguem ligado ao ex deputado Vic. Sua mãe sempre soube dessa bandalheira, ela era diretora do hospital, nao tinha como nao saber, e sabia tambem da divida com o INSS, e graciosamente omitiu isso na entregista ao Liberal, deixando no ar que o governo nao pagava porque nao queria. Ou seria ela tao incompetente que mesmo sendo a diretora do hospital nao sabia que o INSS nao era pago? Talvez ela tambem nao soubesse que a renovação do contrato nao tinha sido assinado por falta de certidão negativa do INSS pelo simples fato de eles serm devedores do Instituto? Seria ela tão ingenua que nao tinha conhecimento da LEI, que proibe qualquer orgão publico de efetuar pagamento a empresas em débito com obrigações previdenciarias? Ela sabia sim, mas fez questão de omitir isso na entrevista, uma demosntração de desapego ao que se considera o correto com o uso do dinheiro publico, pois no tempo do Jatene eles pagavam sem nem querer saber desses detalhes, mas no governo seguinte a lei era levada a serio, por isso a Acepa, quero dizer, Cesupa ficou tanto tempo sem receber!!! Ou sera que ela tambem nao sabia que os donos da Acepa eram os mesmos donos do Cesupa? Da um tempo meu amigo, ela sabia de tudo, tudo mesmo, mas escondeu essas informações deliberadamente para prejudicar um governo, usou de má fé ao esconder a verdade e divulgar factoides, a serviço desses mesmos que agora deram um chute nela!! Aqui se faz, aqui se paga!!

Guto Lobato disse...

Anônimo 1:

A Acepa não é o Cesupa, é uma OS - e quem é você pra falar como e por que ela foi criada? Sabemos? Ao que se sabe, foi criada legitimamente, e não sete dias antes da abertura do hospital, como a Via Amazônia, do Hangar. Não misture as coisas, cuidado com as informações, sempre...

Minha mãe não omitiu nada, ok. Ela não é desse tipo de gentinha que precisa mentir para sair na imprensa. Aliás, se tem uma coisa que ela odeia é falar as coisas sem base, você não percebeu? Se tiver dúvida leia a manchete dos jornais O Liberal e Amazônia de hoje, 27/8. A verdade está começando a sair... para o desespero de gente ressentida como você :)

Anônimo 2, mais de cima:

Não, nunca fui pobre - mas nem por isso sou um imbecil sem noção do mundo. Meus pais, minha irmã, vários familiares lidam com saúde pública. E eu, amigo, já trabalhei por mais de dois anos em redação de jornal e vi as imagens mais tristes e desoladoras da miséria de Belém e do Pará que você, certamente, não teve a oportunidade de conhecer. Sei muito bem como são as coisas, a luta por um leito que seja em hospital público. Porém, o que está sendo defendido aqui - e isso vale a todos que vêm com esses argumentozinhos pobres, do tipo "vc é de classe média", "vc n sabe do que está falando" - é a INTEGRIDADE de minha mãe, uma profissional séria e competente.
Ela conhece essa realidade muito mais que eu e você, pois está desde o início dos anos 1990 na saúde pública - entra governo, sai governo. E, acredite, faz DE TUDO para mudar esta realidade, ao contrário de vocês, anônimos, confortavelmente sentados em suas poltronas reclamando do mundo.

ótimo final de semana a todos.

Anônimo disse...

Que a saúde pública deste país está um caos, é notório, basta alguém precisar dela que sentirá nas entranhas. Sistema que teoricamente é um dos melhores, se fosse aplicado como está escrito, exceção à remuneração dos servidores que trabalham nela. No meu ponto de vista, enquanto neste país os gestores forem colocados por indicação política e não técnica, teremos que contar com a sorte do esclohido ser uma pessoa comprometida com atendimento público e de conhecimento técnico suficiente para poder desenvolver estratégias a curto, médio e longo prazo. A mesma coisa acontece, nem sempre, mas muitas vezes, com a contratação de profissionais da saúde. Muito deles não tem formação suficiente e estão lá por indicação política.
Enquanto tivermos salários ridículos sendo pagos a médicos no Estado ( salário base 1.068,55), fica difícil a combrança por parte dos gestores e esperar comprometimento com dedicação por está quantia irrisória, já que o profissional entra em seu trabalho já pensando na hora que vai sair entrar no outro emprego. Claro que nada justifica a falta de compromisso no atendimento com qualquer pessoa que procure a saúde pública. Isso tem a ver com a sua formação ética/moral e sensibilidade com a questão em si.
Vejo nos jornais que quase sempre o interesse político e econômico, nas notícias veiculadas, está acima do falr o que realmente está acontecendo. Na sua grande maioria não por culpa do jornalista e sim por orientações da direção dos jornais. Observe que muitas vezes a chamada da matéria não condiz com com o que está escrito e muitas vezes não se houve todos os lados, como manda o bom jornalismo, respeitando as questões éticas de informar sem tendenciosidade política ou pessoal.
O governo do PT cometeu erros, como todos que passaram por aqui, mas também teve acertos e estes acertos nunca foram tratados por parte da imprensa com o mesmo destaque. Isso foi notório. Lembro, por exemplo, o caso do Ophir Loyola. Houve problemas com atendimento as pessoas que precisavam de radioterapia. O Estado encaminhou-as para tramento "fora de domicilio", o que foi uma medida correta para a situação do momento e cuidou de construir um moderno serviço contratando ainda mais especialistas na área. Quando inaugurou e normalizou o atendimento, praticamente nada foi destacado na mídia. Claro que o problema foi herdado por falta de visão e comprometimento dos governos anteriores que veio culminar naquele governo. Hoje, segundo um amigo, existem problemas novamente neste setor e nada é falado. Os pacientes estão sendo encaminhados para fazer braquiterapia em um hospital privado na cidade há seis meses e a causa é gestão, somente gestão.

Anônimo disse...

O CESUPA é um supermercado de ensino que cobra fortunas pelo cuso de medicina. Que sempre mamou nas tetas do governo jatene.

Anônimo disse...

A Acepa NÃO É UMA O.S., ela nunca foi, ela tanto não é uma O.S. que recolhe impostos que uma Organização Social é isenta de reecolher, por isso teoricamente presta serviços por preços diferenciados, e ela TEM SIM O MESMO CNPJ da Cesupa, vc é tremendamente mal informado ou então mal intencionado, sua mãe SABIA SIM das dívidas dos Mendes, donos da Cesupa e da Acepa tinham com o INSS, e deliberadamente escondeu isso na entrevista que deu ao Liberal. Outra coisa, trabalhar em redação de um jornal não te capacita pra falar de saude pública, nem ao menos te capacita de tecer teorias conspiratórias de partido A, B ou C contra sua genitora, ela apenas pagou o preço que normalmente se paga ao se juntar a uma quadrilha que roubou o Estado por 12 anos e que hoje posa de honesto à custa de milhoes de dinheiro público distribuidos entre a midia paraense, que em retorno esconde a verdade da população todas as bandalheiras que eles fazem, nao so na área da saúde, como tambem na Alepa, Seduc, e em todos os segmentos da administração pública!!

Anônimo disse...

Ei lobatinho!! dava pra tua mãe vir ela mesmo se defender? porque ela usando o proprio BLOG do Barata não vema publico dar a sua versão? já vimos caso aqui do Augusto "O BARATA" abrir esse espaço para esclarecimentos, se ela sabe das coisas então ela falou menos que devia na entrevista a LIBERAL. Seria oportuno que ela escolha um lado, de preferencia o da verdade e realmente venha esclarecer isso de fato! Tû fica ai dando uma de assessor de imprensa, deixa ela vir falar, dizer o que sabe, comprometer o sec. o Governador e a quem mais couber a culpa!! Ta ficando chato já essa tua participação no BLOG, ta parecendo briga de cabelereiro ( que me desculpem os profissionais), t[a um disse me disse do cão.. pede pra ela se ela desejar mandar um e-mail pro Barata e vir expor qual era a real situação. Mas não avle tu ficar ditando pra ela o que dizer, já que o teu mestrado em comunicação pode fazer a diferença e ajudar na manipulação da informação. Queremos a verdade! O Sec. e o Jatene, sabiam da superlotação? tem o tal oficio? se não tem ela foi "menina" ao lidar com essas cobras e não se respaldar. Agora responde, ela pode vir aqui dar os esclarecimentos? se não pode então para com essa tua chatice e não torra que a gente ta cansado de ficar na mão de gente que manipula, se a verdade é uam só que ela apareã de uma vez. Concordas Augusto em ceder o espaço?


Vou aguardar LOBATINHO!!!

Anônimo disse...

Quer dizer que, todo o Pará sabia que a Acepa era o Cesupa e a diretora não? Esse filho dela com certeza tambem é Tucano, gosta de tentar enganar os outros e quando é confrontado com os fatos desconversa e tenta mudar de assunto. A diretora não apenas sabia de todas as irregularidades na montagem da Acepa como tambem tentou esconder isso da população, ao pretender mascarar o verdadeiro problema, que era a eminente desqualificação da Acepa por dívida com INSS ao dizer na entrevista ao Liberal que o governo nao pagava porque nao queria. Ela sempre foi pau-mandado dos tucanos, e agora levou na cara dos patroes dela, bem feito, de santinha ela não tem nada!!

Emanuel Augusto disse...

Só para refrescar a memória do Guto Lobato: O curso de medicina do CESUPA só foi liberado pelo MEC após o mesmo apresentar o Hospital Metropolitano como sendo o hospital universitário, obrigação exigida para liberação do curso, e coincidentemente foi logo após a tal OS "vencer" a licitação para administração do HM, e com isso poder cobrar mensalidade de mais de R$ 4.000,00 por aluno. O contrato foi rescindido sim por não cumprimento das metas e por estar devendo ao INSS ou você acha que com contrato e tudo o CESUPA iria perder essa boquinha assim fácil, por isso nem gritou.

Anônimo disse...

Não entendo o porquê desse garoto mimado e desinformado ficar arrotando honestidade, como se ele fosse convencer alguém que lê esse blog.
Ei, burguesinho de merda, aqui neste espaço vc não está pagando não!!! Portanto não vai conseguir calar alguém ou enfiar guela abaixo a sua versão (que certamente não é a real!).
Concordo com o anônimo (26 de agosto de 2011 22:49) e com os demais...por que sua mãezinha não vem se defender aqui e apresenta o tal de ofício que ela jura ter mandado...por que ela não aproveita este espaço democrático e denuncia a corja do Jatene???? Ou ela faz isso ou a gente vai ter certeza de que ela também faz parte da corja...

Anônimo disse...

Tá tudo dominado: O TCE, Órgão fiscalizador, tem um vice-presidente, Luís "Cara de Pau" Cunha, com a mulher nomeada na Asipag, os irmãos Antonio e Paulo Cunha Teixeira, nomeados no presídio de Bragança, nos cargos de vice-diretor e chefe de segurança, além dos sobrinhos Antonio e Paulo Cunha Teixeira, além dos sobrinhos agentes prisionais contratados Willis Alves da Costa, Tamíres Teixeira (Lic. maternidade), e Maria Regina Gonçalves da Cunha, esta, mulher de Benedito do Carmo de Sousa Melo, exonerado recentemente do cargo de vice-diretor do presídio de Bragança, foi logo agraciado com um DAS no TCE, cargo incompatível aliás, com sua formação. Que moral tem essa podridão (TCE) prá fiscalizar alguma coisa?

Guto Lobato disse...

Ei, anônimos, sem descontrole, por que todo esse estresse e raiva de mim? Hahahaha. Não posso defender a pessoa que me ensinou a mostrar a cara, falar a verdade e ARROTAR, isso sim, dignidade e honestidade na cara de vocês?

No fundo, vocês tão certos... mais que eu, ela que deve falar, certo? Pois é: as versões que ela tinha para dar já foram dadas, estão em declarações impressas, em áudio e em vídeo - tudo nos sites dos maiores jornais do Estado e da Folha de S. Paulo. Leiam lá e se esclareçam.

Outra coisa: manipulação em informação é coisa muito grave, que não sei fazer. Acreditem, eu li, conheço e respeito o Código de Ética da minha profissão - Novamente, os créditos vão a meus pais, que conhecem de cabo a rabo o Código de Ética médica e fazem valer sua verdade. Portanto, controlem o veneno quando forem falar de mim. Respeito todos e exijo respeito, sem ofensas pessoais, ok?

Aliás, falando em informação: por que essa polêmica de Cesupa? Não saquei... Quem contratou minha mãe foi a OS Acepa, quem a demitiu foi a OS Acepa. Ela recebeu seus salários regularmente, pagou impostos e prestou declaração de imposto de renda. Recebeu por trabalhar, e trabalhar sério. Não entendo aonde os senhores desejam chegar falando mal do Cesupa e da Acepa. Compartilho da opinião de vocês, eles não são sérios! - senão, não demitiriam minha mãe porque algum Carepa mencionou. E ela tem consciência limpa a respeito do que declarou nas entrevistas a O Liberal.

E no mais: se estou prolongando minha participação aqui, é porque leio, conheço e respeito este blog, e sei que aqui - apesar de uns que ofendem, denigrem, sem pensar - é um espaço sadio de troca de ideias longe da grande mídia. E vocês, certamente, estão me dando muito Ibope para reclamarem que tô tagarela, não? Concorda aí, Barata? :o)

No mais: em algum momento achei que, por trabalhar em redação num período de dois anos e meio(curto, em comparação a profissionais muito mais capacitados que eu), era capacitado para falar das coisas? Longe de mim, rapaz - odeio jornalista que se acha capaz de falar sobre tudo, com a maior propriedade e de boca cheia (é a chaga dessa profissão). Só que o que falei aqui é com base no que profissionais ENVOLVIDOS nas áreas correspondentes me informaram - e não fofocaram, o que é bem diferente, não?

Por fim (aleluia, né): não vou mais me pronunciar no blog - e não é porque os senhores, meus mais engajados leitores (ao que julgo, pois vêm cinco, seis respostas pra cada coisa que falo...), cansaram. É porque minha mãe - esta senhora competente, séria, que está a anos-luz dos senhores em várias coisas, a começar pela humildade, transparência e dignidade - me pediu para que, agora que a verdade NUA E CRUA já está nos jornais, documentada e confirmada, nós finalmente nos calemos, fiquemos em paz e nos sintamos devidamente ouvidos e respeitados em nossa condição tripla de filhos, cidadãos e paraenses.

Ao contrário dos senhores, não me julgo "mimado" ou "assessor" por defendê-la. Tenho o maior orgulho do que faço. Espero, com o perdão da falta de humildade, que, caso os senhores um dia sejam caluniados e difamados como a dra. Maria do Carmo foi nesta semana, os filhos dos senhores os defendam que nem eu. Tenho orgulho do que fiz, faço e farei pela pessoa que mais me orgulha nesse mundo.

Grande abraço e fiquem com Deus.

Anônimo disse...

Pessoal,na boa parem de falar assim com o Guto..estádefendendo sua mãe e sem ofender ninguém..!
Alguém faria diferente se sua mãe fosse pessoa séria,Competente como a doutora Maria do Carmoé?Eu,como colaboradora de diversas instituições por onde ela passou sou que nem ele,orgulhoso desta médica tão competente!!
Marcia

Anônimo disse...

Lobatinho, vai cantar noutra freguesia, prá ver se alguém compra a tua estória de honestidade da tua mãe. Já tá enchendo o saco garoto, manda um e-mail das tais provas que a tua mãe realmente advertiu o secretário de saúde sobre as faltas de vagas (se é que existem) que a gente acredita tá; se não vaza, tira o time, ninguém acredita em ti mauricinho.

Anônimo disse...

Como profissional de saude(fisioterapeuta) que trabalhou com a Dra .Maria do Carmo em duas oportunidades, portanto ciente da sua competencia,etica e elegancia no trato com as pessoas estou estarrecido com o que fazem com ela.TRISTE estado e governo que usa tais manobras.Estou envergonhado de ter tal governador e secretario de saude.

Guto Lobato disse...

Mauricinho... há tempos não ouvia essa, heioahioaehioioahiohaiohioaehaiohiaohaioehaioehaioehiaoeoiaheoheoia!

Sejam felizes, é só o que desejo! ;o)

Anônimo disse...

Parece que o tucaninho traido, pelos seus proprios pares desistiu, finalmente de tentar executar aquilo que eles sao muito boms, iludir, enganar, desviar a atenção daquilo que realmente interessa, a verdade dos fatos, a verdade dos numeros. A falta de compromisso com a ética, com a verdade e com o respeito ao dinheiro público sempre foram a principal caracteristica desse grupelho que novamente tomou de assalto o nosso Estado, um bando formado apenas para tomar de assalto os cofres publicos, aparelhar o Estado com uma leva de patricinhas e mauricinhos, filhos de um mesmo grupo de privilegiados que durante doze anos se locupletaram não só das riquezas do nosso Estado, mas tambem da moral e ética no mínimo de decencia que se podia esperar de homems públicos. O que mais nos entristece é saber que esses escandalos estao apenas começando, serão ainda mais de tres anos de um total descompromisso com o bem estar da população. Pobre Pará que voltou a ser refém dessa corja de bandidos!!!

Anônimo disse...

O jornal Liberal de hoje está um primor de matéria paga por esse g overno tucano.Agora He´lio mentiroso reune com hospitais para apoiar a Santa Casa,vai conseguir transferir bebes e tudo fica azul .Tem até histórias de quando ele foi presidente da Santa Casa.Ontem fiquei chocado com a declaração da Dra Maria do Carmo, esta sim uma médica competente e séria e mais ainda com esse espetaculo armado na saude.Que estado é esse,agora já até concordo com sua divisão porque vou para onde esse governo não esteja.

Anônimo disse...

Lobatinho o Chatinho!! Vai com Deus , espero que o teu exemplo não sirva e vire moda senão amanha a Cilene Couto vem defender o pai, o Duboquinho também, depois a filha da Daura Hage, depois os da Monica Pinto ,ai pronto, o BLOG do Barata vai ficar parece reunião de familia em aniversário de vó. Antes de ir, lê essa: Conhecer o Codigo de Etica de cabo a rabo nao quer dizer aplicar de cabo a rabo, há uma grande diferença!! o Problema é que como gestora sua mãe é responsavel sim, alias todos os atos daqueles que estão sob a sua gestão são de resonsabilidade inerente dela, já que são praticados segundo as diretrizes administrativas e sob a sua gestão. O que tá faltando no Brasil é fazer igual a alguns paises, não interessa se foi a medica que cometeu a omissão, cai todo mundo por tabela, é a tal da culpa in vigilando, se ela não participou ativamente, indiretamente teve culpa, ainda que tu aches injusto por se tratar da sua mãe, é assim que a banda toca! Tu veio dizer um monte de inverdades aqui no BLOG e foi desmentido, o problema que o conceito pessoal de crime, estelionato, farsa, culpa, dolo de voces é diferente, se o cara assalta na esquina ele é um ladrão safado, se roubam na ALEPA foi apenas um desvio d epersonalidade e o tratamento é outro, seus pares aceitam sem muita repulsa, saiba que aos olhos da lei, ainda que ela não se aplique como se deve, é tudo considerado crime ainda que alguns criminosos tenham tratamento diferenciado. Outra coisa, não sei porque tu te espantas com o termo manipular, porque tu acham que chama a imprensa de quarto poder? Como tu achas que Hitler conseguiu seus seguidores em torno das suas idéias? ora meu caro Lobato, parece que a ingenuidade esta no gens da sua familia..Pede pra sair LOBATINHO!! Honestos? NUCA SERÂO!!!!

Silvio silva disse...

Vcs querem provas do que o Sr guto lobato fala? Basta ver videos do JL de ontem, basta ler os jornais de ontem, a midia teve acesso ao oficio! Guto, fique na sua, esses devem ser da gangue do jatene e helio. Vc ao menos mostra a cara aqui! Apesar de eu ter CERTEZA de quem esta por tras destes comentarios anonimos, nao sao homens de verdade e nao honram o que tem no meio das pernas. E nao responda mais a nenhum, pois vc ira se chatear e expor ainda mais sua mae. As vezes calar e silencio, a partir de agora resolvam na justica. Eu irei trabalhar denovo com ela, aonde ela for, pq ela e a UNICA aqui no PA realmente preparada para mudar a situacao da saude em nosso estado. Silvio

Guto Lobato disse...

Hahahahaha. Galera, cês não têm emprego, não? Vão trabalhar... ah, esqueci, o DAS dos tempos de PT de vocês já acabou, né? Tão vivendo de vento e de comentar como anônimos em blog, é?

Só voltei porque, sei lá como, fui notificado de mais um comentário por e-mail. Desativei esse serviço sujo. Divirtam-se aí, na lama de covardias de vocês. E valeu, Silvio, pelo apoio!

Anônimo disse...

Guto, falando em DAS.. menos um na familia LOBATO.. como diria o ROBERTO JUSTUS.. " VOCÊ ESTA DEMITIDA" ou podemos cantar a musica do big Brother " Se você soubesse la la la " nessa hora entra um X no rosto da sra. Maria do Carmo. Eu to tranquilissimo, aqui postando, não vivo de DAS, nem pendurado no governo. Pra deixar mais claro o que eu sinto como fizeram o trocadilho " Tomei Johnie Walker com activia e estou c@G*n#o e andando.

Mariano Jr disse...

Vixe... GUto...nem esquenta!!Bando de gentinha ressentida, duvido que tenham 1% do currículo de sua mae. Te chamam de "Lobatinho" porque são todos "inhos", gente sem lugar no mundo que, nem que tivesse amiguinho no governo conseguia emprego... vão morrer sendo nadas, merdinhas!

São parte dessa massa de gente ignorante que atribui o caos da saude aos medicos... vão morrer na mediocridade, deixa,deixa!!! Sua mãe tá, como vc disse,bem acima disso tudo..!!! Deixem os vermes comerem o próprio rabo!

Abraços e conte com o apoio de um antigo colega de trabalho da sua mãe, que tem o bom senso de diferenciar bom trabalho de politicagem imbecil!!

Enfermeiro crítico disse...

Sr. Guto e quem quer que seja. O problema é político. A Santa Casa tem sido usada como arma de vingança pra um lado fazer mal pro outro. E quem começou isso? Foram as três mosqueteiras que hoje posam de interventoras: Rosângela Monteiro, Neyla Dahas e Eunice Begot. Elas são as responsáveis por aquelas fotos de bebês mortos como se isso não acentecesse no governo Almir Gabriel/Jatene de 12 anos.Esse ato irresponsável desconsiderou toda a boa imagem histórica da Santa Casa, jogou no lixo a história e honra dos funcionários e ainda serviu pra eleger bandido como esse Flexa Ribeiro que se elegeu senador mentindo no horário eleitoral sobre a Santa Casa. Agora irmão, quem plantou vento, está colhendo tempestade.Tomara que a partir desses episódios lamentáveis cesse o Re x Pa da política (PT/PSDB)e partasse para as verdadeiras soluções do problema de superlotação da Santa Casa, incluindo o alívio na chatisse por parte desse sindicato dos médicos que tem a mesma direção há 30 anos. A Dra. lobato não é culpada e o Dr. Maurício foi o melhor presidente dos últimos anos.

Anônimo disse...

Em varios encontros da Rede Cegonha ouvi a Dra Maria do Carmo falar sobre o problema de regular os leitos de neonatologia e a SESPA nada fazia.Nos finais de semana era uma loucura naquele hospital,a diretoria tinha que se virar para transferir porque as tais reguladoras nada resolviam.Agora que expulsaram a Presidente,como as mesmas pessoas omissas ja conseguem transferir?

Anônimo disse...

No governo do Jatene, qualificação profissional não conta, o diretor da Paratur(turismo) é medico,a nova presidente da Santa Casa é nutricionista,o diretor do Inmetro é tabelião e por aí vai ,já que o importante é lotar os apadrinhados políticos numa composição de quadros que nem leva em conta resultados voltados para a população.

Juliete disse...

Gente, como é que pode a dra Maria do Carmo continuar sendo caluniada na Mídia.. Ney Messias aquele jornalistazinho de quinta, falou em REDE NACIONAL no programa PROFISSÃO REPÓRTER de ontem que o portão da Santa Casa estava fechado!!! Não estava, pelo amor de Deus! Existem filmagens que comprovam atendimento... aliás Guto Lobato, parab´pens pela defesa da sua mãe, uma profissional competente e que não tem medo de mostrar a cara e flaar a verdade. se a sua mãe precisar de filmagens que comprovam o atendimento na noite da morte dos bebês, se precisar de DOCUMENTOS OFICIAIS que mostram os protocolos de atendimento, basta ir na Santa Casa de Misericórdia, porque eu e CENTENAS de outros Colaboradores daquele hospital estamos dispostos a jogar o verdadeiro criminoso dessa história para os urubus. Juliete.

Anônimo disse...

o governador e esse porta voz que arrumou para ser secretário de saude transformaram a SESPA NUM NINHO DE INCOMPETÊNCIA.O critério político e apadrinhamento imperam e ainda tivemos de ouvir "hélio não franco" afirmar que paciente vai ficar no chão se não houver leito hospitalar disponível.Isso não é saúde é ofensa à população deste estado.

Anônimo disse...

E o Ney Messias ainda disse no PROFISSÃO REPÓRTER que o atendimento na Santa Casa é "punk".Demonstra assim a falta de respeito e despreparo para função de Secretario de Comunicação em rede nacional.Os funcionários públicos estão sendo humilhados nesse governo onde essas figuras tem o apoio do Jatene.