domingo, 28 de agosto de 2011

SAÚDE – Quando calar é mentir

Nada, obviamente, justifica o tratamento ignominioso dispensado à ex-presidente da Santa Casa pelo governador Simão Jatene (foto, à esq.,com Mário Couto), movido por reles oportunismo político-eleitoral, devidamente coadjuvado pelo secretário estadual de Saúde, Hélio Franco. Tanto mais porque a Maria do Carmo Mendes Lobato não foi concedido o benefício da dúvida do qual aparentemente se beneficiou, para ser mantida no cargo, Ana Lydia Ledo de Castro Ribeiro Cabeça, diretora-presidente do Hospital das Clínicas Gaspar Vianna, onde também recusaram-se a atender a gestante dos gêmeos natimortos, na ocasião sob fortes dores. Mas o opróbrio ao qual foi exposta Maria do Carmo Mendes Lobato, embora eticamente repulsivo, não autoriza tomá-la apenas como vítima. A concluir da sua própria versão, ela foi também cúmplice de uma situação de risco, ao se permitir permanecer engessada, refém de precárias condições de trabalho, após dar conhecimento delas ao secretário estadual de Saúde, sem ver suas aspirações contempladas.
Sob esse cenário, um incidente como o da gestante dos bebês natimortos era, fatalmente, uma questão de calendário. Até pelas próprias peculiaridades da Santa Casa, hoje um hospital de referência no atendimento a gestantes de baixa renda e/ou de risco, manter a triagem fechada por quatro dias é emblemático do colapso da saúde pública no Pará. Uma situação caótica com o qual passou a conviver conivente, porque silente, Maria do Carmo Mendes Lobato, desatenta a uma constatação elementar, corroborada pela prática, que é efetivamente o critério da verdade – calar, em determinadas circunstâncias, é mentir. Cultivar um silêncio cúmplice, mantendo-se no cargo mesmo após não obter um retorno satisfatório do secretário estadual de Saúde, estabelece uma diferença apenas de grau, mas não de nível, entre a ex-presidente da Santa Casa e seus algozes. Diante das evidências, é inevitável concluir que mais do que nunca estamos diante de uma vítima que foi também cúmplice.

20 comentários :

Anônimo disse...

Diante da campanha sórdida que estão fazendo com a Dra Maria do Carmo e Dra Cintia,agora enriquecida com declarações em off como essa do Sindicato dos MÉDICOS fico pensando que talvez só possam ser defendidas pela Sociedade de Proteção dos Animais.Até agora só manifestaram solidariedade a essas médicas alguns dos médicos da Santa Casa e diretores do Sindicato.O que fazem os pediatras do Pará?Será que para eles é normal aquilo tudo de bebes excedentes?E os infectologistas deste Estado?Então agora Uti é que nem lotação?

Anônimo disse...

UM BICHEIRO E UM BOEMIO. O QUE ESPERAR DESSA DUPLA DE IRRESPONSAVEIS. QUANDO É QUE O PESCADOR VAI COMEÇAR A GOVERNAR.

Anônimo disse...

Quem esteve nas reuniões do projeto Cegonha do Ministério da Saúde sabe que a Dra Maria Do Carmo Lobato não parava de cobrar providências da Sespa,Sesma e até dos municipios vizinhos.A Dra Rosemary tambem sabia, tanto que chegou a ter reunião sobre isso na Sespa.Foi uma traição tucana em alto estilo.

Anônimo disse...

Ela nao foi cumplice no meu ponto de vista. Fora o oficio, ela continupu cobrando, ou vcs nao viram a declaracao de Helio franco apos ver a coletiva de imprensa? Ele disse em claro e bom som que REUNIU COM ELA, PROMETEU PROVIDENCIAS QUE AINDA ESTAVAM SENDO TOMADAS ATE O DIA DO INCIDENTE. Fora o oficio, ainda existem mais documentos a serem libertados prla imprensa, tenho certeza, é esperar para ver...

Anônimo disse...

A GANG DE COUTO QUE JATENE COLOCOU NO DETRAN,FOI EXONERADO FERNANDO LOBATO E SEUS FILHOS E SOBRINHOS,TODOS DAS 4,MÁS E OS TÉMPORARIOS QUE ELE CONTRATOU,MAIS DE 100?QUEM VAI SUSTENTAR ESSES SUGADORES?NÓS CONTRIBUINTES E VERDADEIROS FUNCIONARIOS DO DETRAN,E QUE ESTAVAMOS SENDO HUMILHADOS E DESPRESADOS EM DETRIMENTO AOS TÉMPORIOS.
MÁS AINDA HA O FILHO DE MARIO COUTO NO COMANDO DO SETOR DE LICITAÇÃO E CONTRATO DO DETRAN.
SÓ FALTA COLOCAREM LÁ A DAURA HAGE,AI A GANG ESTARÁ COMPLETA.
TA MAIS QUE NA HORA DE JATENE PEDIR O DETRAN DE COUTO,POIS A VERGONHA QUE ELE IRÁ PASSAR SERÁ MAIOR DO QUE ELE ESTA PASSANDO A NIVEL NACIONAL COM A SANTA CASA.
E OLHA QUE EXISTE UMA REPRESENTAÇÃO NA PROUCURADORIA DA REPUBLICA,CONTRA TAPIOCOUTO,POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA,POIS É INADMISSIVEL QUE COUTO NÃO SABIA E PARTICIPAVA DESSA MAFIA,ALGUÉM O ESTA PROTEJENDO NA ALEPA,POIS COMO PODE 58 PROCESSOS DE LICITAÇÃO COM INDICIOS DE FRAUDES EM SUA GESTÃO ,TEREM SUMIDOS DESCARADAMENTE.
TA NA HORA DE CARMONA E JUVENIL,JOGAREM M....,NO VENTILADOR,E OS PEIXINHOS MIUDOS TAMBÉM.

Anônimo disse...

No momento em que bombeiro que ouve RN em óbito hà mais de 48 hs chorar,dá ordem de prisão a medica e causa confusão em setor de atendimento ,passa a ter orgão do governo-secom- fazendo entrega de flores por crianças mostra o nível deste governo. Pobre Pará com esse governador eu quero é separar.Vou ser pediatra em novo estado ,aí voces fazem o protocolo de atendimento JATENE/HÈLIO vigorar

Anônimo disse...

É muita falta de vergonha na cara desse Governador.Enquanto a saúde publica enfrenta esse caos ele nomeia como assessores,o sobrinho do Rominho,o filho do Flexa Ribeiro e muitos outros mauricinhos que certamente "precisam" desse dinheiro para gastarem em suas baladas.

Anônimo disse...

Eles tem apoio da mídia e da justiça,tá tudo dominado, enquanto isso o estado regride...

Anônimo disse...

Anônimo das 08:03, o certo é "O bicheiro e o alcoólatra", pois essa história de pescaria é só desculpa para encobrir as bebedeiras de Jatene e seus asseclas; uma vergonha, somos governados por um bêbado

Anônimo disse...

do que os dois estao rindo? ou de quem?

Anônimo disse...

00:00, da cara de quem votou neles e acreditava que tudo iria ser diferente. Só pode!

Anônimo disse...

Acordem, defensores da ex-presidente da Santa Casa. O fato é que houve OMISSãso de socorro, não foi dado à paciente nem o direito de saber se o seu caso era de risco, de necessidade de UTI neonatal para os bebês. Ou um segurança de portaria é habilitado para fazer esse diagnóstico?
AS PORTAS ESTAVAM FECHADAS! E quem mandou fechar? Quem tinha poder administrativo para isso. E o Jatene é culpado por permitir que alguém faça isso em seu governo. É omisso também.
Além de exoneração, espero que respondam na justiça pela morte desse dois inocentes, porque se tiverem consciência elas já pesam nas suas costas.

Anônimo disse...

Essa é saúde do governo Jatene, com pessoas tão desumanas à frente, para quem a vida vale tão pouco.

Anônimo disse...

Barata esta estampado a ma fe dos tubaroes grandes este caso da santa casa nao e de hoje hoje o descaso dos governadores o anterior foi gravissimo mortes de bebes tomaram providencias e agora quem tem culpa .ninguem sabia de nada vai cair nas costas do mais fraco .sera que a culpa e da alepa e a oab nao mais existe no para para mandar prender os culpados . Barata este crime dos bebes e de sangue .ou a frase continua solta recebo ordens de cima ou seja do governadores .

Anônimo disse...

Que nada, a culpada é mesmo a ex diretora, ela era a responsavel pelo hospital. Como Sec. De Saude pode advinhar quando vai ocorrer esses problemas nos hospitais? Justamente pra isso ele nomeia Diretores, caso contrario, ele teria que acumular a função de Secretario com a de Diretor de todos os Hospitais, ela recusou o atendimento, fechou a triagem, esnobou em cima dos pobres dos funcionarios e pagou caro pela incompetencia e arrogancia. Ja foi tarde!!

Anônimo disse...

Por que você não se candidata a governador Barata? já que você se acha acima do bem e do mal e nunca vê nada de bom em nenhum governo? Julgar os outros é sempre mais confortável do que ser julgado. Deixe de ser pedra e vire vidraça!

Anônimo disse...

Da gang dos tucanalhas:
"Atual Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional do Pará, Márcio Godói Spíndola responde a processo no Juízo Criminal de 1º Grau de Palmas (TO) por suposto desvio de documentos públicos da Secretaria de Habitação do Estado do Tocantins, da qual era titular até ano passado." Êta Pará paid'égua!

Anônimo disse...

barata eu gostaria de ouvir a opinião do ex-governador Almir gabriel sobre a morte por falta de atendimento médico de criancas na santa casa, já que o mesmo e médico e por muito tempo exerceu atividade com brilhantismo.

Anônimo disse...

O Barata não pode ser candidato a governador porque ele jamais se aliaria a essa camabada de políticos safados.E como a gente sabe só ganha eleição nessa terra quem vende a alma ao diabo.

Anônimo disse...

As coisas estão aparecendo .Agora a Dra Ana Lidia do Gaspar Vianna já confessou que havia vaga para recem nascido na UTI de lá, porque a turma da área da saúde soube a verdade completa através dos colegas que trabalham lá.E agora governador o que vai ser feito?No mínimo tem que demiti-la assim como o secretario de SAÚDE E SUAS ASSESSORAS que chegaram na Santa Casa com um desespero total de poder.Perdemos nossa Presidente dedicada e íntegra de forma tão triste e aguardamos medidas.