quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SAÚDE – Mise-en-scène soa a escárnio

A compulsão do governador tucano Simão Jatene pelo mise-en-scène é tão acintosa que chega a soar a escárnio, como no caso da morte dos dois bebês, sem que a mãe fosse atendida no Hospital das Clínicas e na Santa Casa de Misericórdia do Pará. Qualquer governador minimamente comprometido com a saúde pública teria zarpado imediatamente de volta para o seu Estado, diante de tão grave episódio. Exatamente o oposto do que fez Jatene, que permaneceu abrigado em Brasília, certamente mais preocupado em não ver sua imagem relacionada ao caos da saúde pública no Pará, para a qual tanto contribui sua omissão. Coube ao secretário estadual de Saúde, Hélio Franco, arcar solitariamente com o ônus da situação.
A Jatene faltou até aquele mínimo de decência que se deve esperar de um governador capaz de respeitar o decoro que o cargo exige. Velhaco, ele protagonizou um patético episódio do mais rasteiro oportunismo político e da mais eloqüente covardia moral, ao trombetear para a grande imprensa o afastamento da presidente da Santa Casa, Maria do Carmo Mendes Lobato (foto), e da gerente de Tocoginecologia, Florentina Balby, sem ter a elegância de comunicá-las antecipadamente da sua decisão nesse sentido. Ambas, Maria do Carmo Mendes Lobato e Florentina Balby, souberam do seu afastamento pelos jornalistas. Mais cretino, impossível.

32 comentários :

Anônimo disse...

Um verdadeiro Absurdo. Fruto de pessoas covardes, que jamais assumirão a culpa. Dra Maria do Carmo trabalhou comigo dez anos no HC e sempre teve uma postura exemplar: comprometida, serena, segura, séria, educada, centrada, ética e competente, que sempre cultivou a cultura do paciente em primeiro lugar, muitas vezes sendo até mesmo repetitiva em nossas reuniões! Porque na Santa casa seria diferente? Eu falo e repito: Mais um bode expiatório para “maquiar” os desgovernos em ação. Mais uma cabeça cortada, com frieza e sem nenhuma consideração pela confiança firmada em um cargo de DAS. DRA. Maria do Carmo já havia sido cortada de governo anterior do PT, por falar demais. Este talvez seja seu problema: não consegue ser política. Fala a verdade sempre, doa a quem doer!
A imprensa bem que deveria apurar os fatos antes de lançar notas e matérias levianas, assim como o governo não poderia ter sido mais covarde exonerando-a através de programa de televisão enquanto ela estava em reunião com equipe médica para acalmar os ânimos. O verdadeiro culpado é o estado, que não constrói mais hospitais e concentra na Santa Casa os casos mais complicados de média e alta complexidade de todo o Pará. Que não termina nunca a “interminável” ampliação da Santa casa, dobrando a quantidade de leitos. Que ao invés de assumir seus erros culpa presidente e médica por não terem condições de atender mais pacientes. Que exige que o hospital coloque em risco os pacientes já internados em segurança para receber outros de qualquer jeito, sabe deus em qual situação. Que exige que uma presidência de instituição fique caladinha, balançando a cabeça e deixando uma médica inocente ser condenada, acabando com sua carreira e com sua vida. É essa a medida do governo para acalentar o coração daqueles coitados que perderam seus filhos?
É muito fácil comprar ambulâncias para toda e qualquer cidadezinha deste estado, como se isso fosse resolver algum problema, levando mães miseráveis, sem nenhum pré-natal e sem o devido encaminhamento. Afinal, a culpa sempre irá cair sobre o hospital que as receber, no caso, a Santa Casa de Misericórdia do Pará. O que faltava para esta instituição era justamente o que a Dra Maria do Carmo é, e infelizmente não teve seu valor reconhecido pois não é e nem nunca foi “vendida” ou de dobrar-se a forças políticas. Afinal, os governos não são tão diferentes como imaginamos não é? Estamos vendo erros do Governo anterior se repetindo. Só que desta vez o SINDMEPA e CRM já se manifestaram a favor das doutoras envolvidas, oferecendo apoio jurídico. Só nos resta torcer para que a opinião pública resista a tanto sensacionalismo e entenda de uma vez por toda que o único assassino é a máquina.

Anônimo disse...

É a pura verdade, porém meu filho, na saude tem que receber o paciente nem que seja na porta, no chão, na cadeira ou em pé mas tem q atender. Será que não tinha uma sala de cirurgia desoupada? Se essa imbecil tivesse do lado da moça jamais teria sido acusada. Esses médicos de hoje são todos REAL, os antigos atendiam até de graça.

Anônimo disse...

Barata;

Desde a sua posse como Diretora-presidente da fundação Santa Casa, a Dra. Maria do Carmo se notabilizou por compor uma equipe de trabalho arrogante e antipática, que sequer abriu as portas do seu gabinete para receber servidores - tal como fizeram os últimos presidentes todos, inclusive Hélio franco.

Com escárnio e autoritarismo, demonizou e puniu servidores num estilo bem mais prepotente que o de Fernando Collor de Melo; sua diretora técnica por várias vezes determinou o fechamento da triagem, fato desapercebido (embora denunciado neste blog) porque tal vaidade ainda não tinha causado esta tragédia.

Diante de uma chefia que "cria normas ao seu gosto pessoal" em desalinho com as políticas de saúde e os princípios da administração pública, Maria do Carmo se excedeu ao extremo, viajou, empolgou-se, perdeu-se em seus próprios devaneios de poder. Mereceu ser exonerada por telefone. Já foi tarde.

Sua única bondade na Santa Casa foi com o corporativismo dos médicos, dando-lhes 67% de aumento nos plantões e ZERO para os demais funcionários, tão importantes quanto os médicos. Pelo contrário, ainda ameaçou os demais servidores com punições e cortes de escalas extras e plantões.

Vão-se para alívio dos usuários e a alegria de mais de 90% dos servidores. Rotuladas de incompetentes, insensíveis e responsáveis pelo fracasso da instituição em sua principal missão, que não souberam administrar. Quero vê-la na rua e chamar-lhe de fracassada.

Anônimo disse...

O dissimulado do Jatene conseguiu colocar como pano de fundo a questão principal, que é de responsabilidade dele: o caos na saúde pública no Pará. Estamos discutindo a culpa ou inocência da médica...
Não sei como a Globo conseguiu furar o bloqueio da Liberal...
E o MPE ainda está em recesso ou férias coletivas?

Anônimo disse...

"quem com ferro fere, com ferro será ferida"

Anônimo disse...

Que diz feliz para os servidores da Santa Casa, vê-la livre de um grupelho de mulheres incompetentes e arrogantes. Maria do Carmo perseguiu servidores e agora foi ejetada do governo precocemente pela sua própria falta de humanidade até com os pacientes. Pelo menos em três ocasiões denunciei neste blog as suas ordens para fechar a triagem, infelizmente foi preciso haver uma tragédia para perceberem. A culpa é desta senhora sim, totalmente indiferente a pacientes e servidores.

Anônimo disse...

Santa ingorância. Gente cega que acredita em qualquer meia verdade que escuta. É muito simples: aqueles que dizem que a Dra Maria do Carmo ordenou que qualquer paciente não fosse recebido, que PROVE. Contra provas não há argumentos. Sou funcionária da Santa Casa, médica, e a única coisa que se escuta nos corredores - tanto de médicos quanto de servidores - são de apoio à presidente. Estas pessoas que estão falando tantas mentiras e calúnias aqui devem ser bem parentes dos ratos de porão. Fácil de entender. Difícil será manchar a imagem profissional desta mulher, ou melhor, destas mulheres. Espero que todas ainda se pronunciem e documentem tudo que piderem, pois quem está lá dentro sabe como fazemos de tripa Coração para fazer a vida acontecer. Ana Maria

Anônimo disse...

QUEM TEM OUVIDOS OUÇA: Mais uma vez os partidos políticos entram em conflito, querendo afirmar quem sucateou a santa casa, ou quem é mais culpado. O culpado é o Sr, governador, e seu secretário, Dr Hélio. VOCÊS RECEBERAM COMUNICADOS Da Santa Casa sobre o que lá acontecia.

Guto Lobato disse...

Vou me dar ao trabalho de responder aos colegas que desqualificam minha mãe, ex-presidente da Santa Casa (democracia é isso, e toda opinião é bem vinda):

Primeiro, um papo técnico, uma coisa muito importante: triagem não significa fechar as portas - e sim orientar casos mais graves a procurarem um hospital em que haja estrutura. Partos normais e a termo estavam sendo feitos normalmente. Foi esta a orientação da direção - que nada tem de incorreta. Ah: vale frisar que a dra. Maria do Carmo só orientou a realização de triagem porque, desde 8 de agosto, vinha comunicando a superlotação ao governo (leia-se, a Helio Franco e Jatene), sem receber resposta ALGUMA.

Vocês, que vociferam loucamente sob o anonimato, numa atitude digna de pré-adolescente ou petista que ficou com raiva de largar a teta do Estado, possuem alguma palavra ou informação que possa, objetivamente, desqualificar minha mãe? Pois o que tenho, de fatos reais e objetivos, são as seguintes coisas, que só a engradecem:

- Na época em que ela e a dra. Rosemary Goes (atual adjunta de Saúde) administratam o Hospital de Clínicas, ele recebeu a Acreditação Hospitalar - primeira na região Norte -, um selo de qualidade que pouquíssimos hospitais têm no País. (Detalhe: a Acreditação foi PERDIDA no governo do PT)

- Como gestora do Hospital Metropolitano, ela resolveu o problema histórico do setor de Pronto-Atendimento, bem como o relacionamento entre o hospital e a classe dos traumato-ortopedistas. E até hoje é elogiada pelo trabalho que teve ali, de onde foi demitida por denunciar um calote de seis meses do PT ao hospital, em entrevista ao jornal O Liberal.

- Foi a ÚNICA representante no Brasil a participar da experiência de dois meses no Japão em 1998, como parte de sua pós-graduação em administração hospitalar. A seleção foi feita com base em seu currículo e em sua experiência na saúde pública do Pará.

- Já presidiu o CONSELHO DE ÉTICA do CRM, além de ser membro efetivo do Conselho há décadas.

No mais, tenho informações de caráter qualitativo beeeeeeem diferentes das suas - e as obtive não entre amigos, mas entre matérias, opiniões em redes sociais de dezenas de médicos, estudantes e profissionais de saúde.

Vocês, certamente, não devem é passar de DASs ou petistas ressentidos, desses que vivem de mamar nas tetas do Estado e desqualificar pessoas com o currículo, a experiência e o comprometimento de minha mãe.

Infelizmente, ela é uma pessoa ingênua, romântica, não vê maldade nas pessoas e não vai perder o tempo dela respondendo a tantas ofensas pessoais. Ela enxergou este governo como oportunidade de fazer pela Santa Casa o que ela e seus colegas diretores, bem como a dra. Rosemary, fizeram pelo Hospital de Clínicas; infelizmente, estava errada e foi sumariamente IGNORADA quando denunciou a situação crítica do hospital via ofício. Foi usada pelo poder público (e que poder!) para justificar o descaso, a omissão, o erro e - aí sim - a ARROGÂNCIA e PREPOTÊNCIA deste secretário de saúde e deste governador, que a convidaram PESSOALMENTE para assumir a presidência da Fundação e agora lhe apunhalharam pelas costas.

Digo e repito: vou defender minha mãe contra qualquer tipo de difamação. Ela já foi demitida por critérios políticos e, acredite, deixou muita saudade no HMUE. Vai acontecer o mesmo - já aconteceu - na Santa Casa, e a verdade vai surgir e provar quem estava certo.

Guto Lobato disse...

Pensei que teria, como cidadão, direito a ter meu comentário publicado aqui. Estava errado?

Guto Lobato disse...

Obrigado!

Anônimo disse...

Trabalhei com a Dra. Maria do Carmo por 08 meses, (aqui na Santa Casa) apesar de minhas divergências políticas com ela. Pensei e estava errada que ela era a mulher forte do governo, ledo engano.
Uma administração muito séria, cortando os gastos desnecessários e tentando fazer o melhor pelos pacientes que lá procuram reestabelecer sua saúde ou ter seus lindos bebês.
Pessoa educatissima, o erro dela é ser do PSDB.
A saída dela foi a pior coisa que vi por lá durante toda troca de gestão. Pior do que quando se trocou do PSDB para o PT e do PT para o PSDB. O pessoal que entrou lá, afinal, nunca saiu de lá, esta fazendo uma verdadeira devasa, como ela fosse uma bandida.

Anônimo disse...

Maria do Carmo foi arrogante e tendenciosa, que tomou a inédita decisão de proibir o acesso de servidores a sala da presidência, não recebendo ninguém.

Desde que se aboletou na presidência esteve a serviço do corporativismo dos médicos, chegando ao cúmulo da imoralidade de dar 67% de aumento nos plantões dos médicos e ZERO para os demais profissionais.

Submeteu os demais profissionais aos rigores do ponto, mas orientou os médicos a continuarem no mesmo horário, pois seriam abonados caso o ponto detectasse atrasos.

Maria do Carmo puniu covardemente servidores revoltados com o protecionismo da classe médica em detrimento das demais, chegando a cortar cargas extras, plantões, etc.

Suas diretoras, principalmente a Dra. Nelma, chegaram a ameaçar servidores em assembléia contando com a coautoria de um "suino" que arrumou cargo de procurador na instituição.

Tomou uma justa vassourada, merecida diante do descaso com a vida dos humildes. Já foi tarde, muito tarde.

Anônimo disse...

Deselegante o tratamento dado a excelente médica Maria do Carmo. Faltou coragem aos ilustres Zenaldo Coutinho e Hélio Franco de reunirem com a presidente da Santa Casa para comunicarem seu afastamento. Cadê a ética administrativa. Será uma guerra entre PPS e PSDB ??? Quem viver verá (dois candidatos em potencial à prefeitura de Belém em guerra ?? Zenaldo e Arnaldo Jordy). Pena que a Santa Casa esteja neste fogo cruzado.

Anônimo disse...

Quem vai tomar vassourada é você anônimo que nao tem coragem de colocar nem seu nome. E quem vai lhe dar vassourada é a propria vida, pois vais ver a verdade atras disto tudo. E vais te envergonhar, e vais ver que não ganhas nada mentindo. trabalho aqui e nada do que você diz é verdade, posso te oferecer mais de 1500 assinaturas de servidores daqui da santa casa. Vc Deve ser da corja puxa saco, papagaio de pirata do jatene. ou não, é algum dos "'interessados" no cargo da presidência,ou está querendo ser o unico contra-peso aqui. Note, querido(a), que visivelmente todos os comentarios contrarios são seus, somente seus, faça-me rir! Tenha pena de sí mesma. de repente seja uma das que nao cumpria sua carga horária e teve que bater o ponto né? e ficou com raivinha. Espero ansiosamente pelo dia que a Dra Maria resolver sair do "luto" e fazer calar-te. BRENDA

Anônimo disse...

Barata os funcionários que queriam trabalhar sempre tiveram com a Dra maria do Carmo escuta e respeito,quando não tinha dominio sobre um assunto técnico ouvia a todos e até pediu-me uma vez material cientifico para estudar.Isso fez com que eu a admirasse ainda mais.Calma,analítica ,sem nenhum parente na Santa Casa com Dass,acreditei que haveria a grande mudança.Perdemos nós mas principalmente perde a Saúde do Pará.

Anônimo disse...

Apesar de não compactuar com os partidos políticos que estão no poder. Aprendi a respeitar o trabalho e a biografia da médica Maria do Carmo Lobato. Ela começava a fazer um trabalho interessante na instituição tri-secular, que com certeza daria, em 2 anos, uma premiação ao hospital: O atendimento correto às pessoas que procuravam a Santa Casa. É lamentável a sua saída. Uma técnica de alto nível, com uma cabeça à frente de seu tempo. "Tenha fé em Deus, tenha fé na vida". Repasse seus conhecimentos para que venham gerações melhores no trato com as coisas públicas.
Abs, de um servidor da Santa Casa

Anônimo disse...

A classe médica deste estado está estarrecida com oque fizeram com a Dra Maria do Carmo,Dra flora Balbi e Dra Cinthia Lins.As 3 são profissionais competentes, professoras e respeitadas por seus colegas e alunos.Não dá para jogar-lhes a honra no chão.hélio não franco,essa sra e as 3 médicas que vieram aqui para a Santa Casa jamais vão poder alcança-las em competência e dignidade.Mas esse é o governo jatene,com o qual ninguem vai querer se misturar,só esse tipo de gente

Anônimo disse...

A santa casa tem andado na penumbra desde o final do governo do dito cujo. Passou por aninha e continuou a operação desmanche.Um lugar que ja foi referecencia em salvar vidas de bebes.Ironinia das ironias, uma das melhores gestões foi do prorpio dr Helio. Aquelas crianças, pelo que se sabe iriam morrer de qualquer jeito, ou quem sabe ocorresse um milagre. Foram tantos erros, tantos disparates, tanta falta de comunicação entre estes senhores...ao governador é facil abrir a pouca e dizer que é "inadimissivel, inaceitavel".Mostre doutora, os documentos provando que a senhora pediu providencias para o caos da uti neonatal, mostre e esfregue na cara desse Jatene.

Anônimo disse...

Maria do carmo, lembra das pessoas que tu humilhaste lá na Santa Casa; lembra dos servidores que tu proibiste de ao menos entrar no corredor do teu gabinete (o Hélio Franco e o Maurício Bezerra atendiam todo mundo); lembra de quantos requerimentos a tua vaidade te fez negar; de quantos plantões e cargas extras tu tirastes por pura deduragem das tuas gerentes puxa-saco; lembra de servidores que esperaram meses por uma permuta e só de maldade voces não deram. Acho muito pouco a humilhação que tu estás sentindo agora depois de ser tirada do cargo pelo telefone. Te empavonaste toda, agora estás triste. Mas não te esquece que teve servidor que não aguentou as humilhações e até pédiu demissão - por causa da tua turma de arrogantes e prepotentes doutoras. Saibas que nunca uma exoneração foi tão festejada pelos servidores quanto a tua.

Anônimo disse...

Governador Jatene e Dr. Hélio Franco,não sei como os dois conseguem dormir depois do que fizeram com a Dra.Maria do Carmo.

Guto Lobato disse...

É o que digo: a verdade está saindo espontaneamente, doa a quem doer.

www.orm.com.br/amazonia

Leiam.

Anônimo disse...

Dra.Maria do Carmo,abra mesmo a boca e conte tudo sobre o descaso com que nossos governantes tratam a saúde.Não se cale e não assuma sozinha a responsabilidade pelo caos na Santa Casa.

Anônimo disse...

Governador cínico,pare de contratar ASPONES com altíssimos salários,sem qualificação alguma,cuja única vocação é gastar dinheiro público sem sequer comparecerem ao seu local de trabalho e invista na saúde e na educação do povo.

Anônimo disse...

Lhe admiro,a senhora sempre pensava no melhor para a Santa Casa, tão felizes aqueles servidores que não gostavam de trabalhar, que só queriam ganhar sem suar e sem merecer o seu salário.Deus escreve certo em linhas tortas, infelizmente as pessoas são cegas.Lute para provar sua honestidade.Os pais das crianças são também vitimas dessa politica que se instalou em todo o Brasil, Deus ilumine eles dando força para superar nesse momento tão dificil.

Anônimo disse...

DRA. MARIA DO CARMO TENHA FORÇA PARA ENFRENTAR ESTA SITUAÇÃO POIS A VERDADE VIRA A TONA CEDO OU TARDE, AS PESSOAS QUE LHE CONHECEM SABEM DA SUA COMPETENCIA HONESTIDADE E HUMANIDADE.

Anônimo disse...

barata a culpa e do povo que não cobra do governo atitudes serias na area da saude do estado e do municipio. fazem passeatas a favor da maconha, contra homofobia, mais não vão fazer passeatas pela melhoria na saude na educação. pobre povo burro.

Anônimo disse...

Hoje fiquei indignado ao ouvir a nossa presidente ler o comunicado, sem aquela alegria no olhar ,mais uma vez dizendo a verdade.É uma vergonha para o nosso Estado termos uma profissional com a sua competência ter a sua gestão contestada dessa forma abjeta. Enquanto isso o Gaspar Vianna ,que tambem não deixou a paciente entrar,tem a presidente blindada por razões políticas e duvido que tivesse super ocupação na Neo como nós.Não são só os médicos que estão revoltados,somos todos nós que queriam o melhor atendimento,aquele pelo qual ela foi uma lutadora.

Anônimo disse...

Se os funcionários da Santa Casa tivessem vergonha na cara estariam fazendo protesto diário,afinal com essas assessoras do Dr.Hélio logo o hospital vai estar cheio de gente do PPS.Fizeram armação,o bombeiro ouviu até rn morto de mais de 48 horas chorar e depois aparece recebendo flores de criancinhas.Isso tudo é uma nojeira.A Dra Maria do Carmo Não merecia ser tratada dessa forma.

Anônimo disse...

Helio Porta-voz deve estar nervozinho porque o teatro armado por ele e suas assessoras vai furar.Tem registros e agora vai ser dificil esconder leito de UTI NEO no Gaspar Viana.Se de repente for possivel transferir os RN vqmos querer conhecer os detalhes da subita eficiencia das drs Vania ,Ciria e Begote,a pseudo presidente nutricionista que se acha medica.Ass enfermeiros stressados e atentos+TV e imprensa.

Anônimo disse...

Para o espanto de alguns e divulgando o que outros servidores sabiam,a presidente do G.Viana confessou de publico que tinha vaga na uti neonatal do hospital.Lembro que a mãe dos bebes ficou mais de uma hora na frente daquele hospital,que foi de lá que o pai chamou os bombeiros porque não deixaram entrar,que estes levaram para a santa Casa,lá o bombeiro ouviu o bebe chorar ,que o Renato Chaves deu laudo de morte fazia mais de 48 horas,que o bombeiro quis prender a médica da Santa Casa,que a presidente não deixou e foi demitida horas depois junto com 1 diretora.Que a Dra Anna Lidia ficou quieta e só agora confessou que tinha leito e a porta estava fechada.MUITO ESTRANHO? Não ,quando há politica no meio e o que vale são os padrinhos

Anônimo disse...

Neste estado e com esse secretario de saude nada se consegue para melhorar o SUS. O povo que sofreu com o PT agora tem a face tucana da mesma irresponsabilidade.E investem pesado em propaganda para enganar o coitado do paraense pobre.