quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SAÚDE – A força do morubixaba do PMDB

A mais absoluta ausência de equidade no tratamento dispensado a presidente da Santa Casa de Misericórdia do Pará, Maria do Carmo Mendes Lobato, e a diretora-presidente do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Ana Lydia Ledo de Castro Ribeiro Cabeça, sinaliza, de forma inocultável, a força política de Jader Barbalho (foto), como o morubixaba do PMDB no Pará, aliado incômodo, mas preferencial, do tucano Simão Jatene. Uma força que o faz sobreviver como uma incontestável liderança política, que não convém pretender desconhecer, a despeito do estigma de corrupto que a ele aderiu, até por conta de uma súbita e inexplicável evolução patrimonial. Mas as circunstâncias não justificam fazer dos deserdados da sorte reféns involuntários das conveniências espúrias do ex-governador e senador eleito. Conveniências que acabam por tornar palatável, para parcela da opinião pública, as manobras que procrastinam sua posse, para o exercício de um mandato legitimado pelas urnas, que ele desmerece, do ponto de vista ético, ao coonestar ignomínias como a da qual foi vítima a mãe dos gêmeos natimortos.
Por que contemplar a diretora-presidente do HC com o tratamento diferenciado do qual ela se beneficiou, para se manter no cargo, sem conceder o mesmo benefício da dúvida à ex-presidente da Santa Casa de Misericórdia do Pará? Soa ignóbil acatar passivamente que Ana Lydia Ledo de Castro Ribeiro Cabeça esteja blindada, pairando acima do bem e do mal, pelo simples fato de ser indicação de Jader Barbalho, como parte da partilha política da máquina administrativa estadual. A não ser que, por uma inversão de valores, devamos passar a entender que essa partilha signifique que o Pará passa a ser politicamente divido em simulacros de capitanias hereditárias, nas quais pontificam os Jatene e os Barbalho, diretamente, ou através de seus prepostos.
Aí, sim, torna-se palatável entender porque, por ser uma indicação da secretária adjunta de Saúde, Rosemary Góes, Maria do Carmo Mendes Lobato foi submetida ao opróbrio, de forma covarde, diga-se, tanto pelo próprio governador Simão Jatene, como pelo secretário estadual de Saúde, Hélio Franco, cujo passado sugeria a decência que faltou-lhe nesse episódio. E porque Ana Lydia Ledo de Castro Ribeiro Cabeça foi poupado, embora também protagonizando a mesmíssima situação que deu causa ao humilhante expurgo da ex-presidente da Santa Casa de Misericórdia do Pará. Em defesa da qual, sem embargo dos seus eventuais equívocos, convém salientar, pode-se mencionar que denunciou antecipadamente, mediante ofício, as precárias condições de trabalho e os vícios de origem sob os quais se mantém a Santa Casa. Sem obter o retorno material de Hélio Franco, cabe sublinhar também.

15 comentários :

Anônimo disse...

Falou e disse tudo que muita gente pensa e sente. Que a Dra. Maria do carmo havia PREVISTO esta catástrofe, bem antes de acontecer. E nem hélio nem ninguem fez nada! E agora são os 'santinhos". Fiquei sabendo que existem documentos provando tudo isso, espero que venham logo a tona e sejam amplamente divulgados.
Marília

Anônimo disse...

Esse manda mais que o tal de jatene...

Anônimo disse...

Porque não dizem quantos rn tinha a mais no Gaspar Viana naquela noite?

Anônimo disse...

TA CHEGANDO A HORA...O GRANDE LIDER VAI ASSUMIR....

Anônimo disse...

PEDE PRA SAIR
PEDE PRA SAIR

Do filme Tropa de Elite diretamente para Diretora-Presidente do HGV.

Anônimo disse...

Foi um desrespeito o que fizeram e estão fazendo na Santa Casa.Quiseram humilhar a nossa Presidente demitindo enquanto ela estava ainda no hospital,mas podem desistir.Nunca vão atingir sua dignidade porque ela é muito respeitada e admirada.O governador deu seu show junto com o secretario de saude mas só enganam os trouxas e ignorantes.Perdemos uma grande chance,agora só daqui a quatro anos o erro vai ser consertado.

Anônimo disse...

O MEC tem dinheiro para que a UFPA faça um novo Campus. Porém, Jader e turma querem que seja lá para dentro de Ananindeua -Icuí. Que tal mandar carta para Dilma pedindo para que seja na BR para que todo de Marituba, Santa Isabel, etc tenha chance de concorrer???

Anônimo disse...

Se enganaram ao convidar a Dra Maria do Carmo, ela não é de conchavos como é pratica dos tucanos.Queriam só seu prestigio, mas ela quis trabalhar a sério e olha como foi tratada pelo Governador e por esse Secretário de Saúde.Aí não tem padrinhos ou madrinhas,porque para isso tem que participar de nepotismo.Governador os médicos do Pará tem vergonha do senhor e desse seu secretário para quem ocupação máxima é besteira e resultado de tratamento não tem importancia.Para vocês entrar já basta mesmo que seja para morrer, aí é fácil fazer a Saúde Pública de faz de conta só para satisfazer a televisão.

Anônimo disse...

03:18, muito interessante esta sua denunciam muito interessante, poderia mandar mais detalhes para o Barata analisar e publicar.Ta fraquinha ainda de detalhes.

Anônimo disse...

O Jader quer, o Jader manda.

Anônimo disse...

Vc de 03:18 ajude a combater a corrupção dê mais detalhes dessa falcatrua, se tem algum receio pode postar sem se identificar e pedir para que não seja divulgada, apenas apresente elementos mais detalhados ao Jornalista Barata, ele já provou que faz com seriedade e compromisso jornalismo investigativo!

Anônimo disse...

AGORA SIM,QUANDO JADER ASSUMIR O SENADO,VAMOS VER QUEM TEM MAIS FORÇA E MORAL JUNTO A DILMA,JADER OU MARIO COUTO.
SE JATENE QUERER ALGUMA COISA PARA O PARÁ,TERÁ QUE PEDIR PARA JADER INTERCEDER,POIS COUTO ESTA MAIS QUEIMADO DE QUE CARVÃO COM O PT DE DILMA,FLEXA ENTÃO NEM SE FALA.
E CLARO QUE JADER,A FERA TA VOLTANDO.

Anônimo disse...

Como paraense eu exijo saber quantos bebes tinha a mais na Uti do Hospital de Clínicas naquela noite.Que a Dra Ana Lidia venha a público e diga com a mesma clareza que a sofrida Dra Maria do Carmo,tão ultrajada diariamente por vocês.E aquela médica a seu lado que ficou tâo exposta na TV como omissa e indo parar em delegacia, quem vai corrigir seu prejuizo como obstetra?.Isso é uma Vergonha.O Ministério da Saude devia intervir neste estado!

Anônimo disse...

Com a verdade revelada,só resta ao Jatene :
Demitir o secretário de saúde e mandar essas figuras do PPs pra fora da Santa Casa.
Explicar porque não deu para a diretora do G.Viana o mesmo tratamento que para a Dra Maria do Carmo.
Se retratar com a Presidente tão indignamente exposta ao público.

Anônimo disse...

Barata, no Gaspar Viana todo mundo sabe que as diretoras técnica e de ensino são apadrinhadas do Jader.QUER APOSTAR QUE NEM AGORA QUE A PRESIDENTE DO GASPAR VIANA RECONHECEU QUE HAVIA VAGA NA UTI NEO NAQUELA NOITE,NADA ACONTECERÁ?O compromisso do governador e Hélio não Franco não é com a população E SIM COM SEUS INTERESSES POLITICOS.