quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SAÚDE – Jader Barbalho blinda a diretora do HC

A concluir de fonte com acesso privilegiado aos bastidores do governo Simão Jatene, está explicado o porquê de permanecer incólume, lépida e fagueira, a médica Ana Lydia Ledo de Castro Ribeiro Cabeça (foto), diretora-presidente do Hospital das Clínicas Gaspar Vianna, que também protagonizou a ignomínia de recusar atendimento à gestante dos gêmeos natimortos, sob fortes dores, em pleno trabalho de parto.
Ana Lydia Ledo de Castro Ribeiro Cabeça, que sequer foi citada nos desdobramentos do imbróglio – seja pelo secretário estadual de Saúde, Hélio Franco, seja pelo próprio governador Simão Jatene –, teria como avalista, para ocupar o cargo no qual se aboletou, o ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará. E Jader Barbalho, como sabem até os postes desta terra, é o aliado incômodo, mas indispensável, do governador tucano Simão Jatene. Incômodo porque é um nome sempre associado a corrupção, até em decorrência da súbita e inexplicável evolução patrimonial. E indispensável porque, pela força de sua liderança, a alternância de poder, no Pará, passa necessariamente por ele.
Assim, enquanto Maria do Carmo Mendes Lobato, foi sumariamente defenestrada do cargo de presidente da Santa Casa de Misericórdia do Pará, inclusive passando pelo constrangimento adicional de tomar conhecimento de sua exoneração pela imprensa, Ana Lydia Ledo de Castro Ribeiro Cabeça, diretora-presidente do Hospital das Clínicas Gaspar Vianna, segue firme e forte, fazendo cara de paisagem.

51 comentários :

Anônimo disse...

A Dra Ana Lydia é indicação direta da Dra Rosemary Góes com quem trabalhou nos 12 anos em que a segunda dirigiu o HC. As informações a respeito do Jáder são fantasiosas.

Anônimo disse...

Aí é demais, agora o Jader também é culpado.Barata recebeste uma informação errada, esta uma é indicação da Rosemary.

Anônimo disse...

A imprensa é florida as vezes tb! Vocês querem dizer que a medica presidente ou sei lah tem culpa??? Não tinha onde colocar a mulher gravida! Vc acha mesmo que, sabendo dessa situação, os "culpados" foram tão sadicos assim ao negar, só porque não tavam afim de atender a paciente??? Pelo amor de Deus!Não deve ter sido atendida pq se tirassem qualquer pessoa do leito pra colocar ela, a pessoa que estava antes morreria tb! A culpa é exclusiva do governo que não disponibiliza recursos pra melhoria dos hospitais publicos! Ora bolas...

Anônimo disse...

Dois pesos e duas medidas. Quero ver se vão ou não vão exonerar a diretora do Hospital de Clínicas, onde também à mãe dos gêmeos que nasceram mortos foi negado atendimento. Com a palavra o porta voz do governador Jatene, o Dr. Hélio Franco!

Anônimo disse...

Sim, só por isso ela é intocável? Não esqueçam que foi nesse hospital que a mãe dos gêmeos foi antes de ir à Santa Casa. Lá ela ficou sentada no chão esperando a ambulância dos bombeiros.

Anônimo disse...

A Ana Lydia é uma excelente profissional. Não deveria e nem deve ser exonerada, assim como a Maria do Carmo, que também não deveria ter sido exonerada e humilhada publicamente. Grandes mulheres, que sao vitimas de um sistema de saúde falido. Martha Meirelles

Anônimo disse...

Êpa, êpa, êpa, êpa caso dique o JB apadrinha essa moça bonita, hum?

Anônimo disse...

Barata, enquanto isso a Polícia Militar do Jatene, na pessoa de seu subcomandante da Polícia Metropolitana, de acordo com o Diário do Pará de hoje, está envolvida na audaciosa subtração dos 58 processos licitatórios de dentro da ALEPRA, todos do tempo do Mário Tapiocouto. É muito escandalo nesse governo!

Anônimo disse...

Como diriam o Cap Nascimento (Tropa de Elite) e o JB:
"-quem manda nessa porra aqui sou eu..."

Anônimo disse...

21:45, ahahahaahahaha! só rindo, pra nao chorar!

Anônimo disse...

19:24, leito tinha, logo que a coisa ficou feia para o lado do hospital, pois a 1 criança morreu ou nasceu morta, a parturiente entrou na santa casa.Deram logo um jeito!
Meu caro, quem ta na chuva é pra se molhar! claro que a culpa é do estado, mas voce queria o que? que fossem ligar para o governador e perguntar o que iam fazer com uma mulher, duas crianças, um pai e um monte de bombeiros que estavam la fora?
ora, ora, nao me venha com xurumelas! os gestores da casa tinham que ter uma estrategia, porque hospital publico sem estrategia, que feche.A MOÇA FEZ O PRE NATAL NA SANTA CASA, ERA DIREITO DELA ENTRAR E OBRIGAÇÃO DE QUEM TIVESSE LA ATENDE-LA!
culpa "EXCLUSIVA DO GOVERNO", da LICENÇA! QUEM ERA O GOVERNO NAQUELE MOMENTO? LEIA MAIS SOBRE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA! EXCLUSIVA ERA A VIDA DAQUELES BÊBES!

André Carim disse...

Que barrigada,hein Barata... Isso acontece nas melhores famílias de Londres. Só acho que, em nome do bom jornalismo e em respeito aos leitores, você deveria postar uma nota desmentindo a interferência do Senador no episódio.

Anônimo disse...

Só o povo analfabeto politico, que continua votando no Jader e seus bandoleiros, não sabem que onde o fisiologico e corrupto PMDB encosta o estrago é grande, tamanha é a sua voracidade por poder e recursos públicos. Vejam o histórico promiscuo de relacionamento desse partido com o abandono deste estado.

Anônimo disse...

Essa Rosemary é esposa do boçal e pernicioso Adenauer Goes, que repete o erro de afundar o turismo neste estado. É a tampa e o penico, detonando o turismo e a saúde.

Anônimo disse...

Na verdade o estado tem excelentes profissionais. Acontece que a merda da política do fisiologismo e do compadrio atrasam o funcionamento dos seus serviços, quando são colocados pessoa incompetentes e perniciosas em áreas estratégicas. Como é o caso do DETRAN, onde profissionais de nível superior concursados e qualificados estão esquecidos no limbo, para darem a vez a afilhados de políticos corruptos, que não entendem nada de leis e políticas de trânsito e que impregnam aquela autarquia.

Anônimo disse...

Meu caro Barata, todo mundo sabe e mais o pessoal que acompanha o Cirio, que a Saude no Pará tem o comando do PPS, através do dep.Jordy e do vice governador Helenilson Pontes.

Flavio disse...

Anônimos,vcs esquecem de um detalhe: NÃO TINHA LUGAR PARA OS BEBÊS NA UTI E NA UCI.SERIA MAIS PERIGOSO COLOCAR ELES LÁ,SEM PROTEÇÃO,QUE MANDÁ-LOS PARA OUTRO HOSPITAL! Vocês se fazem de ignorantes ou o são?/ O erro foi a falta de articulaqção da Rede, onde o Hospital de clinicas ou qualque outro deveria ter leitos de casos de risco para receber bebês prematuros.
COmo funcionário da Santa Casa declaro ser absolutamente contra a demissão da presidetrne só pra mostrar serviço!A prisão da Dra Cynthia foi igualmente injusta..Quem merece ir pra CADEIA são o secretário de saúde e o governador!!

Anônimo disse...

Ei Barata, a presidente da Santa Casa disse quantos bebes tinham a mais na uti e uci -15 ou 16.E no Gaspar Viana?Pelo que entendi nas noticias o problema não era cama para as mães e sim não ter mais onde botar prematuros precisando de UTI.

Anônimo disse...

Depois de 12 anos de desmando tucano no Pará, todas as mazelas deste estado voltaram, uma midia comprada por milhoes de reais do nosso dinheiro publico tentam esconder todas as bandalheiras tão omums a esse grupo político que voltou a saquear o Estado

Anônimo disse...

PT e PSDB são um lixo. Ao menos no Pará.

Anônimo disse...

POR FALAR EM DETRAN,HOJE FOI DEFENESTRADO DO CARGO DE DIRETOR DA DUR,O MAU EDUCADO E TRUCULENTO FERNANDOO LOBATO E SUA PRÓLE,MAURICIO LOBATO, LEONARDO LOBATO,FILHOS E OS SEUS SOBRINHOS PARDAUIS,APADRINHADOS QUE ESTAVAM LOTADOS NO DETRAN,TODOS COM DAS 4.
DEPOIS DE VARIAS DENUNCIAS DE NEPOTISMO NO DETRAN E CORRUPÇÃO FRENTE A PREFEITURA DE SANTA CRUZ DO ARARI,ELE NÃO RESISTIU E FOI EXONERADO.
PARA O BEM DOS VERDADEIROS FUNCIONARIOS CONCURSADOS DO DETRAN,QUE ESTAVAM ESQUECIDOS E SENDO PRETERIDOS PELA QUADRILHA DE FERNADO LOBATOE CIA.
TODOS MAUS EDUCADOS E TRUCULENTOS.
MÁS AINDA FALTA OUTROS QUE ESTÃO SE ESCONDENDO PARA NÃO RODAREM.

Anônimo disse...

Não esquece tbm do famigerado PMDB,ou és filiado a ele.

Anônimo disse...

Quem blinda a Dra Ana é a secretária adjunta Rosemary porque tem muitos familiares comissionados lá dentro.Isso é tipico desse governo.No hospital todo mundo sabe disso e comenta a injustiça com a Dra Maria do Carmo,que até hoje tem amigos lá que a respeitam muito.

Anônimo disse...

Seja ela indicada e/ou não,ela a médica,Pres.do HC é uma profissional extremamente competente no âmbito da saúde pública.Falo com conhecimento de causa,pois já tive a oportunidade de trabalhar com a mesma.

Anônimo disse...

Seja ela indicada e/ou não,ela a médica,Pres.do HC é uma profissional extremamente competente no âmbito da saúde pública.Falo com conhecimento de causa,pois já tive a oportunidade de trabalhar com a mesma.

Anônimo disse...

A doidice do Barata já se juntou com a doidice do Liberal contra o Jader. Pronto, agora a Ana Lydia tá ferrada e o Jader é o culpado pelas mortes na Sta. Casa. É cada leseira...

Anônimo disse...

Se o Jader tivesse blindando o HC, o Anaisse não pedia ao vivo, na RBA, a demissão dela, como ele fez na quinta-feira... Deixa de ser sem noção Barata!

Isabel disse...

Impressionante. É a primeira vez que leio no blog sobre este assunto, achava que o governador estava certo de exonerar a diretora e a presidente e de julgar a médica. Por isso é bom que nós busquemos informações. Mudei completamente de opinião! Governado COVARDE. Assume tua culpa! A presidente nao teve que pagar um pato? agora pague o senhor!

Anônimo disse...

O Jatene tem que se virarar praconcluir o hospital da Santa Casa. Colocar pra trabalhar o preguiçoso do joaquim passarinho da SEOP, que é a responsável pela obra

Anônimo disse...

A crise de Saúde é geral no País. E cresce na inversa medida em que os Planos de Saude proliferam. Parece coisa combinada, intencional. Em 27.08.11, Marabá-PA.

Anônimo disse...

Na verdade meus caros, o Jardi, por tudo de ruim e perverso que já fez com este pobre Estado, merece ser culpado por tudo de mal que acontece, pelo menos, nos próximos 200 anos. Quem tá com peninha dele???

Anônimo disse...

Barata, por favor!!! A Dra. Ana Lydia não está lépida e fagueira na direção do HC. É profissional da casa há muitos anos, respeitada por seus colegas e comprometida com a instituição, por que tem a seriedade como marca de sua personalidade. Não deve, portanto, a sua nomeação a um simples ato de compadrio político como vc tenta fazer crer. Informe-se melhor, antes de atacar a honra das pessoas. Ah...colocar-se compulsoriamente acima do bem e do mal, no quesito ética, é um traço patológico! Analise com mais imparcialidade o fato lamentável que ocorreu, que contribuirá mais para o melhoramento dos problemas da saúde no Estado.

Anônimo disse...

Barata, a Dra. Ana Lydia Cabeça não está lépida e fagueira na direção do HC, como vc sugere. Trata-se de profissional da casa há muitos anos, q já ocupou funções diferentes em governos passados, inclusive o de Ana Júlia, e que é respeitada pelos seus colegas de profissão pela médica preparada, responsável e comprometida q sempre foi. Aliás, a sua indicação para esta diretoria, neste governo, talvez se enquadre naquelas cada vez mais raras situações em que a trajetória de trabalho na instituição acabou levando o servidor ao cargo, que agora ocupa.Certamente, não foi simples fruto de compadrio político, como sugeres na tua nota. Reveja sua posição. É minha sugestão de leitor, em prol do que é justo. O problema do atendimento à gestante na porta da instituição é outra história...e deve ter incomodado bastante a Ana Lydia, que é pessoa de bem. Como, aliás tbém é a Dra. Maria do Carmo Lobato.

Anônimo disse...

barata espere a conclusão do inquerito policial para não tirarmos conclusão precipitadas, pois a médica esta sendo acusada injustamente pelo ato determinado pelo senhor secretário de saúde o qual deveria assumir públicamente sua responsabilidade pelo ato, pois tinha conhecimento dos fatos da santa casa. Espero que o Ministério Público Federal tome providências urgentes para apurar a verdade dos fatos ocorridos TRAZENDO A VERDADE APUBLICO.

Anônimo disse...

PARABENS BARATA VC PRECISA COBRAR DO LIBERAL OS DIVENDOS DA PUBLICAÇÃO DE HOJE DO JORNAL, SOBRE O CASO DA SANTA CASA.

Anônimo disse...

DEPRIMENTE receber hoje o Liberal e constatar que houve acordo do governo com as ORM.A vida das pessoas virou moeda de trocas politicas, humilha-se uma profissional como a Dra.Maria do Carmo enquanto protegem a Dra.Ana Lidia.A primeira se explica, a outra fica calada e ainda hoje ninguem sabe se havia vaga na UTI Neonatal ou se tambem tinha RNs acima do normal como na Santa Casa.

Anônimo disse...

Barata eu se fosse essas 2 médicas vitimas de campanha fascista pelo secretário de Saude me mandava deste Estado.Cadê os seus colegas? Até agora só o Sindicato se manifestou e estava com elas ontem de noite na TV.Onde estão os especialistas para explicarem se é normal o que aconteceu na Santa Casa com tanto bebe a mais?Se isso acontecesse com outras profissôes garanto que estaria cheio de protestos.Esses mèdicos só sabem protestar quando é para aumentar seus salários.Para defender saude dos pobres ou seus colegas são uns frouxos.

Anônimo disse...

Os medicos do Estado onde entrar no hospital fica garantido,mas ter atendimento digno e seguro vira muito luxo, devem iniciar busca de emprego porque aqui e perigoso.Isto caracteriza o modelo helio/jatene de saude publica,onde ter padrinho forte garante imunidade.Idealismo,compromisso,competencia e seriedade garante ser exonerado.Quero ver quem vai para a Santa Casa depois dessa.

Anônimo disse...

Depois do que fizeram com as médicas da Santa Casa,o governador e principalmente o Helio Franco deveriam pedir desculpas em público.E essa Begot metida a genio da administração de hospital devia sumir da Santa Casa, já que não ajudou a transferir o excedente de bebes junto com a regulação para que não tivesse chegado naquele ponto.Como advogado, avalio que a omissão de socorro foi do secretário que deve ser processado pelas médicas caluniadas.Quem impediu entrada de gestantes foi Hélio e sua equipe.

Anônimo disse...

Então é por isso que A ana lidia é protegida pelo DR Hélio.Desafio a que diga quantos RN tinha na Neo, mas de verdade,pra justificar a porta fechada na noite de 22/23 de agosto.Estamos conferindo a verdade.

Anônimo disse...

Agora vai ficando cada dia mais dificil esconder a verdade sobre o numero de RNs no Gaspar Viana.Queremos saber porque não atenderam a paciente no dia 23.Equipes de saúde cada vez mais desconfiadas,censo é documento.Porque tanto segredo?Cade a presidente da Santa Casa,está com vergonha ou medo?

Anônimo disse...

A situaçao da saúde é grave em todo o país, as duas gestoras são comprometidas e competentes, porém estão há 08 meses no cargo, tempo muito curto para resolver problemas tão graves e crônicos. Imprensa irresponsável dissemina informações de fontes também irresponsáveis sem nem tentar investigar. Criem vergonha na cara!

Anônimo disse...

Anonimo das 20:35.De acordo que as 2 competentes diretoras tiveram pouco tempo.MAS porque a da Santa Casa foi demitida logo mesmo explicando a superlotada neo e depois ofendida pelo Helio Franco e a Ana Lidia que tambem recusou atender foi PROTEGIDA??????Quantos RN tinha a mais no Gaspar Viana?Isso parece caso para policia .

Anônimo disse...

Barata, como a noticia ia vazar,a protegida veio a publico e confessou que havia uma vaga no Gaspar Viana na UTI.E agora o que vão justificar Hélio Mentiroso e governador omisso?Que lá o padrinho è forte e na Santa Casa se tentava com heroísmo e competência praticar MEDICINA.PROCUREM LER A CARTA DE UMA NEONATOLOGISTA da Santa Casa que está em outro blog,até eu que sou leiga no assunto posso entender que quem deve ir preso é esse secretário de saúde covarde e mentiroso assim como as suas assessoras.QUANTO AO GOVERNADOR ATUAL RESTA ESPERAR A PRÓXIMA ELEIÇÃO PARA NOS LIVRARMOS DELE E DE QUEM INDICAR.

Anônimo disse...

Não posso me conformar com o que aconteceu na Santa Casa,como médico antigo do hospital pude avaliar o trabalho da ex presidente nos quase 8 meses que ficou conosco.Era exigente mas vinha melhorando aos poucos as condições de trabalho ,instalou ponto eletrônico mas dava exemplo com sua diretoria, era uma das nossas enfim.Hoje deve lamentar a confiança que teve nesse governador e secretário de saúde,que cheguei a ouvi-la elogiar em reunião.Demagogos, vocês agora transferem os RNS e falam mal dela no hospital.Tenho vergonha de ser médico no Pará, onde nossos colegas pagam o preço da incompetência desse secretário de saúde.

Anônimo disse...

ENTÃO A BLINDADA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS TINHA VAGA NA UTI NEONATAL?Que armadilha foi essa na Santa Casa?Quero agora ver como a imprensa vai divulgar isso com indignação,e o MINISTÉRIO PÚBLICO E O MINISTÉRIO DA SAÚDE?

Anônimo disse...

AGUARDAMOS ansiosos a desculpa que hélio mentiroso e sua patota deslumbrada que agora dirige a Santa Casa vão dar sobre a existencia de leito de neonatologia no HCGV no dia 23 de agosto.Não podendo mais esconder já que muita gente sabia dos leitos no HC ,A PRÓPRIA DIRETORA CONFESSOU.Agora vão elogiar sua conduta ou demitir como fizeram com a Santa Casa?E o secretário e sua turma?E o governador?

Anônimo disse...

No HC HAVIA LEITO LIVRE NA UTI NEO E A GESTANTE não foi atendida.Nada acontece.NA SANTA CASA HAVIA 15 RECEM NASCIDOS A MAIS DO QUE OS LEITOS EXISTENTES E a gestante não pode ser atendida.HÁ imensa diferença entre as 2 situações e muitas explicações a serem dadas pelo governador e seu secretário de saúde quanto ás medidas tomadas em relação ás 2 diretoras. JADER E ROSEMARI GOES COMO BLINDADORES são realmente poderosos.

Anônimo disse...

O Governador deve mesmo ter acertado com Jader a proteção da presidente do Gaspar Viana, senão como explicar que havia leitos para recem nascidos naquele hospital,a mãe tambem não pode entrar e a mesma continua com cara de paisagem enquanto as médicas da Santa Casa foram difamadas pelo secretário?

Anônimo disse...

Fontes de dentro do HCGV SABEM E COMENTAM QUE HAVIAM 4 VAGAS.Censo hospitalar é documento,alterar é crime.

Anônimo disse...

Fontes de dentro do HCGV SABEM E COMENTAM QUE HAVIAM 4 VAGAS.Censo hospitalar é documento,alterar é crime.