É de turbulência, mas muita turbulência, mesmo, a atmosfera que permeia a atual relação entre os funcionários do Banpará, o Banco do Estado do Pará, e o Sindicato dos Bancários. O estopim do imbróglio é a suspeita de que a diretoria do sindicato esteja postergando a decisão, aprovada em assembléia geral dos bancários, de cobrar a implantação, sem mais delongas, do PCS, o Plano de Cargos e Salários, cuja implementação se daria a partir de 18 de maio deste ano, conforme o estabelecido no acordo coletivo firmado entre as partes.
A queixa corrente entre os funcionários do Banpará é de que o banco não cumpriu o acordado e o Sindicato dos Bancários reluta em recorrer à Justiça do Trabalho, exigindo que seja respeitado o previsto no acordo coletivo, no que diz respeito ao Plano de Cargos e Salários. De acordo com fontes dos bancários do Banpará, o sindicato deveria ter dado entrada a uma ação de cumprimento ainda na última sexta-feira, 7, mas não o fez. “O banco não cumpriu o acordo e o sindicato fica arrumando desculpas para justificar o flagrante desrespeito ao acordado”, desabafa, em tom de indignação, uma fonte dos bancários do Banpará.
A queixa corrente entre os funcionários do Banpará é de que o banco não cumpriu o acordado e o Sindicato dos Bancários reluta em recorrer à Justiça do Trabalho, exigindo que seja respeitado o previsto no acordo coletivo, no que diz respeito ao Plano de Cargos e Salários. De acordo com fontes dos bancários do Banpará, o sindicato deveria ter dado entrada a uma ação de cumprimento ainda na última sexta-feira, 7, mas não o fez. “O banco não cumpriu o acordo e o sindicato fica arrumando desculpas para justificar o flagrante desrespeito ao acordado”, desabafa, em tom de indignação, uma fonte dos bancários do Banpará.
41 comentários :
Caro Barata,
veja a que ponto nos bancarios(Banpara) chegamos temos que lutar contra o sindicato,isto é um verdadeiro absurdo.
O sindicato se vendeu há muito tempo para os banqueiros. É este PT que tanto se dizia progressista e a favor dos bancários. Razão tinha o finado Carlos Levy, que chamava os opositores (Ana Júlia, Marcílio et caterva) de lacaios dos banqueiros. O Sindicato dos Bancários nas mãos do PT nada mais é do que isso. Uma vergonha !!!
Fiquem calmos pois JATENE tá vindo ai.....rsrsrsrs
Barata,
O Banpara desrespeitou o acordo coletivo na sua clausula que segue abaixo o que diz o acordo:
Parte III - Clausulas Aditivas
Clausula decima segunda - O Banpara procedera a implantação do Plano de Cargos e Salarios no prazo de 06 meses a contar da data de assinatura deste acordo.
O mesmo nao fez e o sindicato dos bancarios só esta tentando fazer alguma por força da aprovação em Assembleia Geral, mas nao por viontade propria do sindicato
Estou esperando a privatização desse banco falido e ineficiente pra soltar foguetes.
Barata,
Porque será que o sindicato esta contra nós funcionarios do Banpara,o que tem por traz de tudo isto?
é uma vergonha o sindicato em vez de ficar a favor do empregado esta a favor do empregador ele tem que fazer cumprir o acordo coletivo na clausula 13ª
Barata,
O sindicato tem a obrigação de ajuizar, é uma AÇÃO DE CUMPRIMENTO e o Banpara tem que HONRAR o acordo coletivo 2008/2009 na sua clausula 13ª
Caro Barata,
Chegou a hora ,se o sindicato nao cumprir com que foi decidido em Assembleia Geral nos sairiamos em massa do sindicato
Barata,
Chegou a hora da AFBEPA(Ass. dos Func. do Banpara)tomar uma medida junto a este pseudo sindicato
Barata, já não bastava o BANPARA não cumprir com suas obrigações, agora o próprio Sindicato dos bancários não respeita o prazo decidido em uma assembléia que é soberana. Pra que pagar (financiar) um sindicato que está contra nós. Deveriamos todos sair do sindicato, já que não devemos financiar uma representação que trabalha contra a sua própia categoria.
Senhor Barata, o que está acontecendo é uma vergonha, trabalhador contra trabalhador, onde já se viu? Nada como a próxima eleição para darmos um jeito nisso, fora PT e atual diretoria do Sindicato dos Bancários, que estão trabalhando em conjunto contra a categoria.
Ano que vem é ano eleitoral para o Sindicato também, momento de mostrarmos nossa insatisfação com a atual diretoria, que está vendida para o Goveno petista.
Os diretores do Sindicato fazem parte do atual governo, recebendo DAS, por isso nunca irão se posicionar contra o Governo.
Os funcionários do BANPARA deveriam fazer uma mobilização para o impeachment da atual diretoria do Sindicato dos Bancários, pois ela não está cumprindo uma decisão tomada em assembléia geral por maioria esmagadora.
Caro Barata,
Que Sindicato é esse que não respeita uma decisão da categoria, sem dar nenhuma satisfação aos seus associados. Só pode ser força política agindo por tras de tudo isso.
Só espero que o escritório de advocacia(Mary Cohen), contratado pelo Sindicato dos Bancários, faça o seu papel de forma profissional e dentro do prazo, para não ser denunciado a OAB, juntamente com a assessoria jurídica do nosso "Sindicato".
O BANPARA não respeita o funcionalismo e o Sindicato dos Bancários não respeita a própria categoria de associados, que, absurdamente, ainda paga por isso.
É uma vergonha.
Tá na hora de dar aos funcionários o que eles merecem há muito tempo, pois são os verdadeiros responsáveis pelo saneamento do Banpará. Ou vocês não lembram de todos os sacrifícios que passaram para chegar ao lucro.
A mesma coisa o pessoal da COSANPA esta passando com o Sindicato dos Urbanitários este atrelado ao PT da Ana Julia. Veja até que ponto o Sindicato dos Urbanitários chegou, seu secretário foi contratado pela COSANPA para dar entrevistas nas TVS sobre privatização e sobre o mau serviço prestado atualmente pela COSANPA ao povo do Pará.
Tem alguma coisa errada neste confusão. Governo é Governo, entidade sindical é pra lutar em favor dos trabalhadores associados ou não a ela. Por via das dúvidas a assembléia é soberana em qualquer situação. Trabalhadores unam-se, deliberem e façam valer o seu direito. Peçam providência através de documento (abaixo assinado) e a entidade não poderá se omitir. Antes até do Sindsaúde Seção Belém, o Sindicato dos Bancários é o único que leva trabalhadores a GREVE, duvido que estejam atrelados a patrões ou a governo. Seu presidente e diretores podem até ser partidários do PT porém, sabem como a gente, que partido não tem que interferir nas lutas de classe dentro de um sindicato. Estive neste final de semana conversando com um dirigente dos BANCÁRIOS e ele já me anunciava a inevitável greve no BANPARÁ, portanto não procede a conversa de que o sindicato está pelegando.
A DS É COMPOSTA POR BANCARIOS
TUDO CARTA MARCADA
VOCÊS NÃO TERÃO VOZ SE NÃO FOR PARA O ENFRENTAMENTO JURIDICO
O Sindicato dos Urbanitários está tão atrelado com o PT e com os atuais dirigentes da COSANPA que até cota de cargos comissionados eles tem. Como este Sindicato pode lutar a favor dos trabalhadores. A pessoa que foi contratada pela Diretoria da COSANPA para representar o Presidente nas entrevistas nas Televisões foi o Sr. Pedro Blois, Secretário do Sindicato.
Eu sempre dizia, ainda vão chorar pela morte do LEVY, e este fato está acontecendo agora.
Estamos a 15 anos sem PCS e com o salario achatado,agora que conseguimos o SINDICATO DO PT atropela uma decisão de Assembleia Geral ainda mais agora o sindicato sendo parte do governo. FORA PT.
JATENE NELES EM 2010
O Banpara já nos tirou 20% de nossos salarios(colegas voces lembram?) e nao repos e agora com o apoio do SINDICATO DOS BANCARIOS nao quer implantar o PCS, onde nos chegamos
Colegas é bom pensarmos com muito carinho em 2010 teremos eleições,vamos dar o troco neste"GOVERNO DO POVO".
Vamos colocar para fora estes sindicalista que nao cuprem com o seu dever de lutar pelos empregados e nao ficar a favor dos banqueiros
Que o jatene vá pra caixa prego, pois ele não teve coragem, assim como o seu parceiro almir, de dar dignidade aos servidores estaduais, no máximo o que fizeram foi dar o cheque moradia aos barnabés e casas tipo "caixotes" aos seus cupinchas. Pois os planos de cargos e salários foram uma eterna promessa e o atual governo mantém a mesma prática, ou seja, qual foi até agora o PCCR que saiu, salvo engano só o do TJE. Será que vai ser mais um estelionato político? O SEPUB fica no estilo Pinduca, só “lari-lari”, enrolando e dizendo que vai reunir com A, com B...,em tal data, e que tem que ter grupo disso e daquilo... Com isso vai empurrando com a barriga no velho estilo chapa branca, pois seus dirigentes estão afinados com a burocracia petista
Ao que parece os funcionários do Banpará devem estar com saudades dos doze anos de atraso a que foram submetidos por uma diretoria mediocre, comandada por um omisso presidente que nem sequer em suas agências pisava. Doze anos de enganações e perseguições e de muita farra com o nosso dinheiro. Os vinte porcento a que um dos senhores se reporta é um dos sacrifícios a que foram submetidos, além de tantos outros. Voltem com o Jateve e verão o que lhes espera.O Sindicato como já diziam SOMOS NÓS, façam valer os seus direitos como sugerido por um dos senhores.
O PT do Pará é uma vergonha, um estelionato e os sindicatos estão comprados. Só nos resta 2010 para limpar o Estado desta gente.
20:17 O seu comentário foi excelente. Disse tudo. E o Jatene super-secretário de Almir foi tão culpado das barbaridades do chefe. Fica difícil diferenciar o criador da criatura.
Nós não estamos com saudades das coisas ruins, apenas não queremos ver o mesmo filme outra vez, protagonizado pelo "governo do povo". Estamos cansados, queremos nossos direitos respeitados, pelo governo, pelo Banco, pelo sindicato por quem quer que seja. O acordo tem que ser cumprido e a decisão na Assembléia, também. Ação de Cumprimento neles. PCS JÁ.
O BANPARÁ SERÁ PRIVATIZADO
ISTO É CERTEZA
AS CONVERSAÇÕES COM O BANCO DO BRASIL ESTÃO ADIANTADAS
ANA JÚLIA SÓ ESTÁ ESPERANDO SAIR O EMPRÉSTIMO
Senhor Barata,
Nós (funcionários) demos nosso sangue e nosso dinheiro pelo BANPARA, quando abrimos mão de 20% do nosso salário para salvar a instituição. Agora que o Banco está reerguido, deveria no mínimo repor esta diferença, entretanto, nenhum acordo coletivo previu isso até agora. O PCS seria pelo menos uma pequena compensação pela nossa doação ao BANPARÁ.
Ao anônimo das 15:10 do dia 10/08.
Inoportuna e grosseira observação, própria de quem se esconde atrás do anonimato. Não se preocupe anônimo, sou profissional e zelo pelo meu nome, bem diferente de vc que sequer tem coragem de dizer seu.
Registro ainda o comportamento impecável do sindicato no que diz respeito ao trabalho desta advogada, deixando claro que a ação não foi ajuizada na data do dia 07 de agosto porque alguns documentos, necessários para a comprovação da tese, precisavam ser providenciados, o que denota inclusive o cuidado e o zelo com o direito dos trabalhadores.
Penso ainda que deve, contudo e sempre, preponderar o bom senso, o equilíbrio e a ética.
Por fim, apenas para informar, a ação foi protocolada perante a Justiça do trabalho.
Mary Cohen
Ao anônimo das 14:58, de 10/08, sou dirigente do sindicato dos bancários e o que você falou é mentira, pois sou funcionário do BASA e não DAS do governo. Prove o que você disse e não fique no anonimato.Vamos ao debate!
Marlon George
O anônimo das 14:58 falou tudo. Aqui na funcap acontece o mesmo e em muitas outras secretarias, e só a governadora prorrogar o contrato dos temporários e comprar alguns "lideres" dos sindicatos com cargos de DAS e pronto, é batata. Simples assim!!!
QUANDO FALO QUE EXISTE ASSEDIO MORAL FEITO PELA CHEFA LÁ NO BANPARÁ NA SUPAC,NINGUEM ACREDITA...
BARATA GOSTARIA QUE POSTASSE ESSE COMENTÁRIO.
O SINDICATO DOS BANCÁRIOS TEM QUE DEFENDER OS SEUS AFILIADOS CONTRA A CHEFA DA SUPAC,POIS A HUMILHAÇÃO LÁ É TERRÍVEL,EU TRABALHO LÁ A VÁRIOS ANOS E DESDE A SAIDA DA ANTIGA SUPERINTENDENTE,A COISA TÁ FEIA, NÃO AGUENTAMOS MAIS TANTA HUMILHAÇÃO,MARY COHEN,CADE VC???
Oi Barata,
Primeiramente quero te cumprimentar. Ontem foi a primeira vez que passeei por aqui e como li um comentário grosseiro acerca do meu trabalho, resolvi responder dando a questão por encerrada.
Antes, confesso que minha visita diária era no 5ª. do querido e saudoso Juca e no Espaço Aberto do meu conterrâneo Paulo.
Agora virei mais vezes.
Aproveito para responder ao anônimo das 23:36 de ontem.: sua denúncia de assédio moral pode ser feita diretamente no plantão do sindicato, onde temos um colega advogado no horário das 14 às 18 de 2ª. a 5ª. ou diretamente comigo no escritório.
Dependendo do caso, a denuncia poderá ser encaminhada, pelo sindicato, ao Ministério Público do Trabalho e sua identidade será preservada.
Abraço fraterno.
Mary Cohen
Barata, Infelizmente, tanto no plano federal como no Estadual, esta tudo dominado. O Lula conseguiu cooPTar a UNE, a CGT, a Força, a CUT, os semterras da vida e ninguem ousa gritar para não perder a boquinha. agora até a OAB está em vias de embarcar nessa. Idem no plano estadual. Existem sim fortes laços de amizades entre as direções do banco e do sindicato dos bancarios, e ambos sob as bençãos da sra. carepa
Postar um comentário