quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SESPA – Falta a secretária e sua claque

Sob a fanfarra do oportunismo, o governo Ana Júlia Carepa anunciou o afastamento do diretor do Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, no distrito de Belém. José Aldo de Oliveira permitiu que um estudante de medicina atendesse pacientes e receitasse remédios, em nome dele. A lambança foi revelada nesta última segunda-feira, 24, do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão.
Alan Kardec de Souza, que ainda está no quarto período de medicina, atendia os pacientes como se médico fosse. E usava o carimbo do diretor nas receitas que emitia. Ele poderá responder por exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica.
Nada, porém, foi dito sobre o destino da secretária estadual de Saúde, Sílvia Comaru (foto), que permanece incólume no cargo, a despeito de se revelar uma administradora de competência duvidosa. Não porque fosse seu dever flagrar a tramóia. Seria de se esperar, porém, que com sua experiência fosse capaz de formar uma assessoria minimamente competente e capaz, dessa forma, de detectar a lambança, de amplo conhecimento dos profissionais de saúde lotados no Hospital Abelardo Santos.

16 comentários :

Anônimo disse...

Barata:

É todo o gabinete da SESPA que precisa ser urgentemente substituído. A secretaria vive uma das piores fases da história da saúde pública do Pará.

Numa situação de caos, quem teria de assumir a SESPA seria a própria Ana Júlia - ou seja: botasse pessoas competentes e politicamente instruídas para não deixar a coisa piorar ainda mais.

Esta turma (de coveiros) que está conduzindo a saúde pública estadual para uma vergonha a nível nacional, só vai é enterrar de uma vez por todas as aspirações da governadora.

A dessastrosa queda do índice de desenvolvimento humano neste estado deve-se em grande parte à péssima escolha dos nomes para dirigir a saúde pública, incluindo aqueles que o seu Jáder Barbalho pendurou lá durante 3/4 do mandato da governadora.

Anônimo disse...

Barata,
Como sempre a SESPA no topo das noticias do desgoverno que esta ai, Silvia Cumaru e Danielle Cavalcante, amigas unha e carne, Quem te viu quem te ve, agora em rota de colisão, todos que vivenciam hoje a Sespa, sabem onde está o problema e da Adjunta, além do nepotismo seu despreparo e total e ana julia não vé, Por mim eu acho e bom porque não sabe escolher seus cargos, ai Dr Jatene volta e vai lhe ensinar a governar, que pena q esta perdendo sua unica oportunidade de governar e de ajudar o povo que necessita desta saúde pública sucateada e cheia de vicios, fale com seu irmão BETO CAREPA, e diga vamos pensar só um pouco no povo. Porque todos sabemos que no fundo o Secretario de saúde é ele, ele e tão bonzinho que barata, que assume uma cargo importante na sespa e nem precisa de DAS e tudo amor a patria, hehehehehehe

Anônimo disse...

SESPA, EM QUE ESTADO LASTIMAVEL CHEGOU, O REPORTE DIARIO DE ONTE JÁ FALA NA BRIGA COMO SEMPRE ENVOLVENDO A ADJUNTA, QUERIA SABER DR ANA JULIA, QUAL SEU RABO PRESSO COM ESSA DANIELLE PORQUE, VOCÊ VE ELA QUEIMAR SEU GOVERNO E NEM FAZ NADA, TIRA LOGO ESSA DOIDA DE LÁ, ISSO E UMA COISA SERIA A SAÚDE PÚBLICA NÃO E PARA CRIANÇAS QUE HOJE ADMISTRAM A SESPA, E NÃO E SO ELA QUE DEVE SAIR NÃO E TODOS QUE ESTÃO LÁ. SO NEPOTISMO A SESPA.

Anônimo disse...

DR SILVIA, VOLTE PRA SEGOV, QUE A SESPA JÁ TEM DONO, NÃO SEJA MAIS UMA RAINHA DA INGLATERRA. E NEM FAÇA QUESTÃO DE QUEIMAR SEU FILME NESSA DESORGANIZAÇÃO QUE SEMPRE FOI A SESPA.

DEIXE A DANIELLE CAVALCANTE, SEU MARIDO NO CONVENIO, BETO. CONTINUAREM FAZENDO SUAS BARBARIAS.

Anônimo disse...

Barata nunca na história da Saúde Pública paraense se observou a situação caótica em que atualmente se encontra. Decididamente, a Ana Júlia como governadora é fruto de peculato eleitoral. O governo está sem rota, sem rumo e sem direção. Ela não tem o mínimo de capacidade administrativa para as coisas sérias como a saúde da população. Já para trambiques e outras trapalhadas com o dinheiro público parece ser expert. O mais grave é que ela manda fazer por telefone coisas erradas (exemplo, a questão dos Kits escolares sem licitação para fins de Caixa 2) e, depois, sobra para quem não tem caráter e nem dignidade para dizer não às suas lambanças da Donana. É o caso da Bila, do Dr. Halmélio e de outros que já foram defenestrados por improbidade administrativa. A improbidade é da governadora que enganou a população com falsas promessas. Emboletou-se nas artimanhas do Petralhas (Puty, Maurílio, Marcílio e outros). Quanto a situação de penúria do Hospital Abelardo Santos, onde estudantes de medicina tiram as jornadas de médicos, todos sabiam inclusive a Sílvia Cumarú, o Beto, a Daniella Truculenta e outros do primeiro escalão da SESPA. A equação formulada por funcionários da SESPA (já está circulando na internet)de que: Ana Júlia+Sílvia Cumaru+Danielle Truculenta+Paulo de Tarso = 0 em Saúde Pública. A Gripe A (H1N1)está matando, a dengue hemorrágica está matando, os casos de tuberculose e hanseníase nunca estiveram tão altos no Pará, os casos malária estão em crescimento vertiginoso, especialmente no Marajó.E assim vai de mal a pior. Sobre o Hospital Ofir Loyola é só blá-blá-blá, conversa fiada, porque nada aponta na direção de melhorias, muito pelo contrário tudo está piorando, é só perguntar aos usuários.

Anônimo disse...

Isso vai para os defenestradores deste blog que em ves de apresentar sugestões ficam conspirando contra pessoas serias como dr Silvia Comarú. Se a saude ta assim o que se fazer com a saude de belém que a cada dia fica pior. cade cpi da saude. cde wanderlan um dos medicos da camara que ficam fazendo ações de saúde no interior do estado se fazendo de bonzinho. vai cuidar da saude da capital dr Wanderlan. Mostra tua cara na tv e assumi teus atos, pobres coitados do marajó que recebem atendimento deste médico que se esconde de suas responsabilidades

Anônimo disse...

Até que demorou em maio eu disse aqui que a Silvia não tinha competencia para o cargo. Ela ate faz umas coizinhas mas é pobre de ideias e de gestao

Anônimo disse...

Lamentavelmente, o problema desse governo esta no compromisso que esse pessoa que assume os cargos têm, como todo respeito técnico que a DRa. Silvia possui, mas o lugar dela seria em uma assesoria técnica, pensar o técnico, não coordenando uma politica publica como secretária, isso é para quem têm visão politica, quem têm compromisso, quem sofreu, o Pt têm tantos quadros militantes na saúde, que construiram o SUS, que participaram do movimento da reforma sanitaria, que participaram das principais conquistas do SUS, e quem vai ser secretaria, a Silvia Comaru, que enquanto muitos lutavam, ela estava em seu consultorio particular ganhando grana com o mal funcioamento do SUS, é uma pena, que esse governo que se reinvidica popular, não consiga ter em sues principais cargos pessoas realmente comprometidas com a luta popular, digo isso, porque não é só a SESPA, pode olhar entre outras e varias politicas publicas.

vão querer o que, é isso que dar, sem compromisso, sem politica.

é uma pena mesmo

Anônimo disse...

A Dra Silvia Cumaru é competente e dedicada, só que ela está num ninho de serpentes, cercada de agentes politicos totalmente descompromissados com a melhoria da saúde neste estado.
Saia desse governo antes que seja tarde demais.

Anônimo disse...

16:37 Quem é competente e dedicado não precisa falar; simplesmente faz acontecer, visita as unidades, vê os problemas de perto, aplica seus conhecimentos, busca soluções políticas, etc. Essa gente se tranca lá no gabinete e não está dando a mínima atenção para o sofrimento do povo nos hospitais, nem para as dificuldades enfrentadas pelos servidores. Só querem saber do DAS.

Anônimo disse...

Anôn. 14:26, quem te disse te enganou porque o PT não tem quadros para Saúde Pública? Aponta alguem com história, competência técnica comprovada e com comprometimento sómente com o PÚBLICO. Com o PRIVADO (ou seja, os que faturam com a DOENÇA da população) tem um monte de gente oportunista dizendo que era PT desde criancinha. Mas, o agravante disso tudo é a falta de competência da Ana Júlia em separar os interesses do PÚBLICO (saúde, educação, segurança etc.) com os interesses PRIVADOS DOS PETRALHAS (que agora brigam para serem candidato a deputado, a senador etc. O pessoal do mensalão está nessa). Para nós paraenses só resta um consolo, o tempo para fazer alguma coisa que preste pela Donana está terminando e que o eleitorado não se deixe enganar por promesseiros na próxima eleição.

Anônimo disse...

Caro Barata, você não sabe da última, temos informações de que a Secretária de Saúde reuniu com a Governadora para pedir sua exoneração, a qual foi de imediato negada, segundo ela o corte de 30% na saúde iria resultar em mortes, muitas mortes, haja vista que a Secretária assumiria o ônus de fechar 2 hospitais e demititr médicos que atuam no interior, ela informou a governadora que não pode tomar uma decisão contra a sua categoria e contra a saúde pública no Estado, logo se não aparecer orçamento, ela colocou seu cargo a disposição da Governadora que disse: "Estamos em um momento de definir prioridades, não temos orçamento", então o que esperar desse governo, será que a saúde é prioridade, acho que não.

Anônimo disse...

Barata e todos que me antecederam,

A solução para o Ophir Loyola é Paulo de Tarso Oliveira, antigo secretário adjunto da SESPA:

Sulucionou todos os problemas do Hospital Bettina Ferro:Em apenas um ano o "Certificou" como hospital escola. Saneou as finanças. Deixou em caixa dois milhões de reais(infelizmente, até o momento, desaparecidos) e, ainda empregou o maior número de petistas e simpatizantes desempregados que esse Estado já viu!!!

Por onde andas Maquiavel????

Anônimo disse...

Paulo de Tarso acabou de enterrar o Bettina, isso sim!!! E não certificou o hospital coisa nenhuma!! Ele é a síndrome da imcompetência técnica, só tem discurso. Alias, no PT tem alguém competente?

Ainda bem que não sabemos por onde anda esse senhor. Que continue desaparecido!

Anônimo disse...

Barata, investigue as denúncias de que a dra Silvia Cumaru faria consultora política na CIB desde a época do Dr Fernando Dourado ,ou seja, das prefeituras, isso é Improbidade .

Anônimo disse...

Poxa
pena que que essa sanha investigativa acerca de exercicios ilegais da medicina mostrada atualmente pelo Jornal Nacional (turbinada pela TV Liberal, lógico)não corra o risco de chegar à esfera municipal de Belém. É que no caminho entre as briosas emissoras de TV e o diploma falso de oftalmologista do prefeito Duciomar existe uma mala cheia de dinheiro...meu, seu, nosso..obviamente.
Maria Carolina