sábado, 21 de fevereiro de 2009

BLOG – O nhenhenhém dos áulicos

Em comentário anônimo, postado neste blog, sou criticado por supostamente estigmatizar o delegado geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, a partir de uma incontinência verbal episódica. Por estultícia ou má-fé, mesmo, o autor do comentário omite, convenientemente, as responsabilidades embutidas no exercício do cargo então exercido por Benassuly, que a ele retornou recentemente, sob o lamentável patrocínio da governadora Ana Júlia Carepa.
O episódio que Benassuly protagonizou está a uma distância abissal de uma simples incontinência verbal. Ao pretender transformar em ré a vítima - uma indefesa adolescente, humilhada e estuprada sucessivas vezes na cela na qual foi trancafiada, com cerca de 30 presos -, o delegado geral da Polícia Civil foi personagem de uma repulsiva ignomínia. Trata-se de uma postura que o desqualifica para a função que a ele voltou a ser confiada, porque coonesta o flagrante desrespeito às leis, cujo cumprimento cabe sobretudo a Benassuly respeitar. Ora, se nem nossas autoridades respeitam a lei, como convencer o cidadão comum a respeitá-las?

10 comentários :

Anônimo disse...

BARATA ESTOU ENOJADO COM O PT PARTIDO QUE AJUDEI A ELEGER PARA GOV DO ESTADO, VOLTAR COM O BENASSULY QUE SÓ É DELEGADO PORQUE TEM A CARTEIRA FUNCIONAL, POIS SUA CARREIRA TODA FOI EM SINDICATO NUNCA PRENDEU NINGUÉM E TAMBÉM COLOCAR ESTE CEL DÁRIO NA PM QUE TODA A CORPORAÇÃO SABE QUE É UM TUCANO EMPLUMADO POIS FEZ CAMPANHA ABERTAMENTE PARA O ALMIR GABRIEL E NILSON PINTO INCLUSIVE COM ADESIVO E BANDEIRINHA NO SEU CARRO. SERÁ QUE NENHUM ASSESSOR DA ANA PASSA ESSAS INFORMAÇÕES PARA ELA.
2010 ACHO QUE VOU ANULAR O MEU VOTO.

Anônimo disse...

Barata,

Tu tens toda razão.
Para o distinto público ter idéia, veja uma das últimas do Benassuly.
Para poder manipular mais a instituição policial que ora chefia, Benassuly removeu do interior do Estado 4 delegados ainda no estágio probatório para assumir a direção de 4 Seccionais da Grande Belém. Além de desprestigiar mais de 350 delegados aqui da Capital - aqui pra nós esses 4 cavaleiros do apocalipse não são lá bambambans, ele passa por cima da Lei Orgânica da Polícia Civil, pois consta no referido diploma legal que existem 3 circunscrições, em analogia ao Judiciário e MP com suas entrâncias. Um delegado ao ser nomeado, começa nos municípios de primeira circunscrição, passando a segunda e finalmente a terceira que são delegacias da região metropolitana de Belém, seguindo os critérios de mercecimento e antiguidade. Além de onerar os cofres públicos pagando "ajuda de custo" aos apadrinhados que, com certeza não esquecerão essa super-deferência e so rezarão na cartilha do "enfant gate", o queridinho da governadora descumnpre a lei maior da Polícia Civil e afronta seus colegas antigões.

Anônimo disse...

Barata,

essa governadora é mesmo uma benção. colocou uma quadrilha à frente do CPC Renato Chaves. O diário publica amanhã (22/03),e que já esta circulando na cidade , matéria bombástica baseada em relatórios da AGE que colocam os atuais gestores do órgão em mals lençois. os caras respondem por várias maracutaias praticadas na gestão tucana de Almir Jatene utilizando a Direção Geral do CPC Renato Chaves e ainda à frente da ASPOP (Associação de Peritos Oficiais do Estado do Pará).
PQP!! onde vamos parar com esse (Des)governo, após reempossar o incopetente Benassuly nomeia uma quadrilha no CPC e à Frente da PM coloca um Tucano de Carteirinha. se fosse em outros tempos não sobraria um Petista pra contar história.
Pobre Pará, não mereces isso.

Anônimo disse...

E tem um caso de nepotismo na Polícia Civil, pois a atual mulher de Benassuly, delegada Dorotea Calandrini, está no cargo de sub-corregedora desde o apogeu do marido delegado geral. Manda e desmanda a primeira-dama.

Anônimo disse...

PARA DOMPLETAR AINDA AJUDOU NA NOMEAÇÃO DE SEU AMIGO JUSTINAO PARA O SISTEMA PENAL SÓ FALTAVA O TAMER AGORA ASSUMIR A SECRETARIA DE SEGURANÇ APÚBLICA NO LUGAR DO GERALDO;

Anônimo disse...

caro Barata.

Esse Governo é uma aberração mesmo sabe quem assumiu a Casa Militar interinamente o Cel Dilson, lembras aquele do escandalo de Itaituba, que foi investigado pela CPI do Narcotrafico,ele é iramão de uma pessoa do alto escalão da SESPA, é também faz parte da elite da Segurança Pública da Ana Júlia.

Anônimo disse...

Estamos bem da perna, no que concerne a Segurança Publica: Benassuli (Delegado Geral), Pantoja Júnior (Casa Militar), este armou para cima do Benessaly na questão da adolescente de Abaeteuba, comendo que o Delegado assumisse a Casa Militar, na´época Donana queria criar um Gabinete Institucional, o Pantoja descubriu e juntamnete com seu Cel Edward, que era comandante da CPRv de Abaetetuba, fizeram vista grossa para a prisão da adolescente, sobrou para o Benassuly, hoje Pantoja e Benassuly se uniram é conseguiram a nomeação do Comandante Geral e so Superintendente do Sistema Penal: Pantoja indicou Dário para a PM e Benassuly indicou Justiano. Todos se merecem uma panelinha só . È o povo como fica , Insegurança Pública.

Anônimo disse...

Barata:

Vivemos numa sociedade democrática, que aprendeu com 21 anos de ditadura militar a não tolerar os abusos de autoridade - qualquer que sejam suas nuances!

O delegado Benassuly até mesmo quando se dirige à imprensa, o faz de modo sarcástico, impregnado de um humor desprezível. É como se (ele) fosse o poder - e não um servidor público.

Se muitas pessoas o criticam, isso se deve unicamente ao fato gravíssimo de ele achar normal submeter uma detenta a estupros numa cadeia pública.

Anônimo disse...

O pior de tudo isso Barata, é a constatação do descaso, impunidade e total afronta a moralidade que toma conta de nosso Estado!

Quando esse Delegado foi reconduzido ao cargo, foi notícia nacional!
Até pensei que a Governadora iria rever seu ato mas nada aconteceu. Acompanho seu Blog e de outros. Há matérias em revistas e nenhuma manifestação da Casa Civil. Noutro dia, no programa do Mauro Bonna quando essa senhora foi entrevistada eu ACREDITEI que, no mínimo uma justificativa (mesmo esfarrapada) viria. Mas constatei que tudo foi jogo de cena, tudo combinado, tudo faz de conta.
Que falta de vergonha!!!

Anônimo disse...

Esse raimundo benassuli é o rei da conveniência. Ele entrou com um processo de indenização contra a DELTA PUBLICIDADE (MAIORANA, mas depois, como se diz no vulgo: mijou pra trás, desistiu, não compareceu a audiência porque acabara de assumir logo no início do governo Ana Júlia, a Delegacia Geral.
Quem quiser saber mais é só pesquisar no site do TJ-PA:


Processo 2005.1.029357-1
Classe/Procedimento Indenização - Cível e Comércio
Data da Distribuição 16/05/2005
Vara 5ª VARA CIVEL DA CAPITAL
Secretaria SEC. DA 5ª VARA CIVEL DA CAPITAL
Juiz: VERA ARAUJO DE SOUZA
Partes e Advogados
RAIMUNDO BENASSULY MAUES JUNIOR - AUTOR
EDUARDO SUZUKI SIZO - Advogado
LIVIA FLAVIA SILVA DA SILVA -Advogado
DELTA PUBLICIDADE S/A - RÉU