domingo, 14 de junho de 2015

ANANINDEUA – Lambanças em série

Sebastião Godinho, fiel escudeiro de Pioneiro. 

Os relatos e as denúncias feitas ao Blog do Barata apontam para a utilização da Segef como comitê eleitoral de Victor Orengel Dias, o que supostamente incluiria a negociação de contribuições financeiras para a campanha eleitoral do secretário. Das articulações políticas de Victor Orengel Dias participariam os secretários de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Alexandre Cesar Santos, e de Transporte e Trânsito, Ítalo José Barbosa Mácola. Este recentemente migrou da Secretaria de Segurança e Defesa Social, agora comandada pelo coronel PM Marco Antônio Souza Machado, para a Secretaria de Transporte e Trânsito.
Mas as lambanças na Prefeitura de Ananindeua não ficam por aí, acrescentam os relatos. A mais rumorosa delas tem como protagonista uma obscura servidora, Maria Auxiliadora, catapultada de um DAS.2 para um DAS.8. A súbita ascensão da servidora é atribuída ao ,prestígio do procurador-geral da Prefeitura de Ananindeua, o advogado Sebastião Piani Godinho. Antes de formar-se em direito e fazer carreira como advogado, coroada pelo status de fiel escudeiro jurídico de Manoel Pioneiro, ao qual acompanha para onde vá o atual prefeito de Ananindeua, Godinho era um humilde servidor do Theatro da Paz, de comovente dedicação ao maestro Waldemar Henrique, então diretor da histórica casa de espetáculos. Sua dedicação era tanta e tamanha que extrapolava suas obrigações funcionais. Ele, além de um funcionário zeloso, servia também de guia de cego ao saudoso maestro, já de precária visão na época, um problema agravado pela idade avançada, que fragilizava ainda mais Waldemar Henrique.

A amizade com Cláudio La Rocque Leal, filho de Cláudio Sá Leal, então redator-chefe do prestigiado O Liberal, na época líder absoluto em vendagem no Pará, abriu as portas do jornal da família Maiorana a Sebastião Piani Godinho. Com isso, o procurador-geral da Prefeitura de Ananindeua ganhou visibilidade como o intelectual que pretende ser. De resto, ele pavimentou sua prosperidade material ao ganhar a confiança de Manoel Pioneiro.

Nenhum comentário :