terça-feira, 23 de junho de 2015

COMEN – A Carta Aberta ao Prefeito, na íntegra

Abaixo, na íntegra, a Carta Aberta ao Prefeito de Belém, cobrando de Zenaldo Coutinho o fim das distorções registradas no Comen, o Conselho Municipal de Entorpecentes:

Carta Aberta ao Prefeito de Belém

Em 1998, com a lei municipal nº 7927, de 11 de dezembro de 1998, foi criado o Conselho Municipal de Entorpecentes no âmbito do município de Belém. Este Conselho possui entre algumas de suas competências a de estabelecer diretrizes à política municipal de drogas, bem como o controle social de suas ações. Tal órgão de controle social conta com quatro representações do município e quatro representações da sociedade civil. Ocorre que desde a gestão municipal anterior (através do decreto municipal nº 71.349 de 2012), bem como na atual gestão (através do decreto nº 79.884/2014), não foi vislumbrada transparência na escolha das representações das vagas destinadas à sociedade civil, bem como que as duas composições, tanto de 2012 e 2014, foram compostas em sua totalidade por entidades de acolhimento e religiosas, o que não representa os anseios da Política Nacional de Drogas. Ressalta-se que o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas – CONAD, e mesmo o Conselho Estadual sobre Drogas - CONED, conta com representações diversas, que tentam abranger todas as práticas e representatividades na citada área, como representações de usuários, de conselhos profissionais, de entidades de acolhimento, diversidade esta que não vislumbramos em plano municipal. Assim, solicitamos que, visto a posição democrática que esta prefeitura pretende alicerçar com a finalidade de fazer cumprir o que estabelece os anseios da Constituição Federal de 1988, a qual preconiza as bases da paridade e do controle social nos conselhos, que seja realizada ampla e transparente escolha das entidades da sociedade civil para o Conselho Municipal de Entorpecentes, bem como que seja realizada escolha de sua presidência entre os seus pares, como é praxe nos outros conselhos desta natureza, e , por fim, que também não seja permitido nunca representações de mesma natureza neste conselho, o que acaba por desconfigurar o mesmo como órgão de controle social e, de certa forma, fragiliza e conduz a uma visão anti-democrática deste município de Belém à nível nacional.

Belém, 22 de junho de 2015

Luanna Tomaz
Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas – CONAD

José Araújo Neto
Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA

Jureuda Duarte Guerra
Conselho de Psicologia da 10a. Região

Arhur Nascimento Couto
Frente Paraense sobre Drogas e Direitos Humanos


Movimento da Luta antimanicomialMLA, Grupo de Pesquisa Transversalizando (UFPA), Grupo de Pesquisa Direito Penal e Democracia (UFPA), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – CEBES, Coletivo Juntos, Movimento Kizomba, CEDECA- EMAÚS, Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos –SDDH, UJS, UNE, Liga Acadêmica de Saúde Mental – UEPA, Proj. Promovendo Saúde e Cidadania – Fapsi UFPA, SINJOR, Grupo de Pesquisa Saúde na Amazônia (UFPA), MMCC.

Nenhum comentário :