segunda-feira, 26 de outubro de 2009

SEMA – Justiça apura suspeita de corrupção

Segundo notícia veiculada na página do Globo Amazônia, na sexta-feira passada, 23, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na Sema, a Secretaria de Meio Ambiente do Pará, e na casa de uma servidora suspeita de corrupção. A ordem de busca foi determinada pela Justiça Federal para resguardar possíveis provas. Foram apreendidos computadores, pen-drives e documentos. Não foi solicitada a prisão da servidora não foi pedida.
A notícia foi veiculada na página do Globo Amazônia e pode ser acessada no seguinte endereço:

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1353110-16052,00.html

A notícia revela que, de acordo com informações do Ministério Público Federal, a funcionária é suspeita de vender vantagens a infratores ambientais, como a destruição de processos ligados a fiscalizações do Ibama no Pará. O MPF afirma ter evidências de que ela pagava para que servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) lhe entregassem os processos solicitados por clientes do suposto esquema, para depois inutilizá-los.
Alvo de freqüentes denúncias de corrupção, a Sema tem como titular Aníbal Pessoa Picanço, do qual é avalista Marcílio de Abreu Monteiro, ex-gerente do Ibama no Pará, na época acusado de permitir a extração ilegal de madeira, em troca de contribuição financeiras dos madeireiros para a campanha à Prefeitura de Belém da então senadora Ana Júlia Carepa (PT), eleita governadora do Estado em 2006. Apontado como a eminência parda do atual governo, do qual é secretário de Projetos Estratégicos, Marcílio de Abreu Monteiro é ex-marido de Ana Júlia Carepa e pai da filha da governadora.

13 comentários :

Anônimo disse...

não é do desconhecimento de ninguém que anibal tem processo por conta das tramóias que fez no ibama
marcílio é quem comanda a sema
as propinas que são pagas para poder liberar as licenças são cobradas na hora que os uauários vão buscar no protocolo
o funcionário que cobra e recebe é o augusto
temporário fixado para fazer o serviço sujo
quem converesar sôbre este assunto na sema se for concursado é posto em função sem importância,se for temporário é despedido
há muito trempo a sema precisa de uma "limpeza"pois desde que o pt assumiu tem servidores da gestão passada entrossados no esquema de propinas
são os petralhas no comando do crime organizado
vejam a ação metrópole

Anônimo disse...

Barata, se a servidora suspeita é Diretora, pq. permitiram que ela continuasse no cargo se TODOS NA sema já suspeitavam?. No Diário do Pará de ontem ( 25/10/2009), há uma indução de que os processos de manejo na SEMA, só são liberados depois de passarem pelos Assessores da Casa Civil (diga-se de Puty), um de alcunha de BIRÁ e o outro MAURO, isso depois de 50 mil motivos - será que esse "50 mil motivos" é R$ 50.000,00?podemos ou não deduzir?. Por que será que os Processos da SEMA têm de passar pela CASA CIVIL? seria bom que a PF também ficasse de olho nesses dois Assessores que segundo comentários nas Secretarias são os responsáveis pela arrecadação para o caixa 2 da campanha do Puty. A PF também deve investigar o patrimônio dos mesmos, pois com o salário de R$ 4.000,00 que ganha um Assessor DAS II, não dá para ter carro importado do ano e casa e sítios.
Abraços,

"DE OLHO"

Anônimo disse...

É isso aí, finalmente os servidores decidiram reagir contra os desmandos de um corrupto pau-mandado, Aníbal Picanço. E a greve, senhor secretário (pode chorar, ameaçar, fazer beicinho), continua!

Anônimo disse...

o marcilio faz treta desde que era do ibama
lembram da madeira que sumiu do pátio do ibama de altamira?
o marcilio era o superintendente do ibama
o puty é o boi de piranha
enquanto isto os monteiros estão ficando ricos

Homem Berinjela disse...

Verde de raiva
A Sema é um jardim de corrupção e lá brotam todos os tipos "verde", desde Adelaide, a mulher- samambaia, corregedora que só vegeta, pois sua função é puro enfeite, até a “árvore que dava dinheiro”, da espécie aniba, o nada medicinal, Aníbal Picanço.
Aníbal, que se desfolha em mentiras com os servidores, tem uma relação de epifitismo com seu secretário adjunto, MIRObalaneiro Canto. Miro, com a megalomania de um ipê, elaborou um contrato para legalizar 80 “companheiros”, desdenhando dos concursados que deveriam ser chamados, pois o prazo do último concurso, realizado ano passado, ainda está valendo.
Esse contrato, firmado de maneira inescrupulosa com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Extensão e Ensino em Ciências Agrárias (Funpea), terceirizou, praticamente, a Sema. Ora, se o ingresso fosse de mão de obra estritamente especializada, vá lá. Mas é um monte de gente só com o nível médio.
Com a esperteza de uma bromélia, Aníbal se fixou nesse contrato para que seus apaniguados também recebessem luz solar e umidade diretamente do bolso, ops, solo de Miro. Contrariado, MIRObalaneiro não teve outra opção senão a de avisar a alguns de seus companheiros “Hay que ceder espaço para os amigos do Aníbal no contrato, pero sin perder outra oportunidade, jamás”.
Em meio a isso, temos as plantas carnívoras, que se apropriam descaradamente do dinheiro alheio, um bom exemplo é Maria do Carmo Brígido, diretora da Fiscalização, que saiu do IBAMA e veio, a pedido da árvore-mãe, para a Sema. Maria do Carmo abocanhou tanto que se ramificou: uma parte de seus galhos ficaram no IBAMA, fruto de suas canalhices, e a outra, na Sema.
É preciso mostrar que nessa Secretaria vicejam todos os tipos de corruptos sob o lema do “verde”. Demagogos, hipócritas e ladrões, que utilizam o meio ambiente em prol do próprio bolso. A verdade é que na Sema a única coisa realmente verde é a cara do servidor honesto: verde de raiva.

Anônimo disse...

Esse Homem Berinjela deve ter perdido seu DAS!!!

Anônimo disse...

A SEMA vai continuar de greve?mais já não trabalham mesmo!os projetos lá ficam emperrados por anos.

Anônimo disse...

Ficam emperrados por anos, sim, mas não por nossa culpa, ó descerebrado peista! Existe um esquema de fraudes na Sema. Lá, os processos que interessam são liberados, os outros...

Anônimo disse...

Ihihih, desculpe, anônimo das 20h, eu emperrei seu processinho, foi? Foi a mamãe Ana Júlia que mandou!

Anônimo disse...

Coitado do HB! Nunca teve DAS, é só mais um concursado que não entrou na Sema pela "janela dos eleitos" e sim pela porta da frente!

Anônimo disse...

Ora ora,
Vejo essa acalorada discussão!!
É só a PF dar uma passadinha em alguns setores da SEMA p verificar que alguns servidores devem ser "DONOS DE FÁBRICAS DE ARROZ" nunca vi servidor que ganha pouco ter carro de luxo e olha que sei de pelo menos uns 5 assim.
É uma avacalhação.

Anônimo disse...

O sentido é esse ai. temos que observar que a maioria dos procedimentos nefastos são feitos por uma minoria de funcionários. A terceirização esta para isso. Isso é notório. Deixo um lembrete aqui sobre os processos da Vale do Rio Doce. Mega projetos são autorizados sem parecer técnico ativado pelos técnicos do órgão! Isso é muito importante.

Anônimo disse...

Atenção secretário Anibal Picanço os funcionários da SEMA, já se organizam para um nova PARALIZAÇÃO, pois o pessoal do governo estadual não cumpriu o prometido para suspensão da primeira GREVE. É só esperar.
Depois não digam que não foram avisados.