quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SERVIDORES – O que comemorar?

PAGU*

Com a passagem do Dia do Servidor Público, que transcorre hoje, 28 de outubro, soa inevitável a pergunta: comemorar o que?
Falando especificamente dos servidores públicos estaduais, observamos o sucateamento que os órgãos públicos estão sofrendo e, consequentemente, a marginalização dos profissionais que neles atuam.
São múltiplos os indícios do marasmo que leva ao imobilismo. Este ano, se averiguarmos o site oficial do Governo do Estado (ao menos até segunda-feira, 26 de outubro), não há nenhuma menção ao Dia do Servidor Público, que deveria ter sido assinalado desde sexta-feira, 23 de outubro, considerando que o feriado pela data foi antecipado justamente para o dia 26. Não que a felicitação da governadora Ana Júlia vá fazer falta ao servidor. Isso com certeza não. No entanto, demonstra o total descaso e falta de cuidados que este governo tem com o seu material humano, ou seja, o servidor público.
Continuando a saga de pesquisas nos principais sites do Estado e que envolvem o servidor público, “linkei” o site da Sead (Secretaria de Estado de Administração). Novamente nenhuma lembrança, nenhuma notícia. O Portal do Servidor faz menção a uma programação que o Detran (Departamento de Trânsito do Estado do Pará) fará aos servidores públicos daquele órgão. Enfim, alguém lembrou. Mas e quem não é servidor público do Detran?
No site da EGPA (Escola de Goiverno do Estado do Pará) encontramos o comunicado frio, gélido, burocrático, carente de maiores informações: “Site em manutenção”. Convém conferirmos destaque para esta homepage, e o motivo é óbvio. A EGPA foi criada com intuito de qualificar e valorizar o servidor público estadual. Toda programação, seja educacional, seja cultural, destinada a esta classe, necessariamente teria que ser promovida via EGPA, pois suas atribuições legais lhe conferem essa responsabilidade. No entanto, além da Escola de Governo não ter nenhuma programação para o servidor público, a data serviu de pretexto para uma carta do atual diretor geral de caráter eminentemente eleitoreiro. Com o agravante do erro crasso, ao anunciar para 29 de outubro a comemoração do Dia do Servidor Público, que em realidade transcorre a 28 de outubro. O equívoco evidencia a falta de intimidade dos atuais dirigentes da EGEP com os objetivos intrínsecos a instituição que a eles cabe gerir.
Sabemos que a administração pública estadual vem incansavelmente justificando os cortes de ações por conta da crise financeira que se instalou e provavelmente vai justificar que nenhum evento foi realizado por conta da ausência de verbas. Crise, ressalte-se, que se deu mais por incompetência administrativa do que por qualquer outro motivo. Um dos maiores fatores para o inchaço das contas públicas é a grande quantidade de cargos comissionados, acidamente criticados nos sucessivos governos tucanos, mas agora reproduzidos na gestão petista.
O mais grave é constatar que muitos dos ocupantes de cargos comissionados não exibem qualificação para responder pelas atribuições a eles conferidas. Sem esquecer, obviamente, do impacto da disseminação incontrolável de sinecuras, na forma de DAS, na folha de pagamento. Esse aparelhamento, de inspiração político-eleitoral, soa fatalmente a uma afronta aos servidores efetivos, que ficam a reboque de aventureiros sem nenhum compromisso com a eficiência da gestão pública. Nada mais emblemático do caos que a nomeação – tantas vezes criticada neste blog - de um pastor da Igreja Universal, de ínfima escolaridade, para ser diretor geral da EGPA, reduzida a uma moeda de troca, no escambo de conveniências espúrias. Trata-se de algo que é definitivamente um escárnio. Não só para os servidores da Escola de Governo, mas para todos os demais servidores do Estado.
Uma reportagem de O Liberal, publicada na edição do último dia 26, intitulada “Servidor é trunfo eleitoral”, chama a atenção pelo fato de enfatizar que o presidente Lula é “craque em agradar o funcionalismo” (termo este, ressalto, não deve ser utilizado). A matéria enfatiza a importância do voto dos servidores. Especialmente pela premissa, acentuada na reportagem, de que, uma vez conquistados, os servidores tornam-se eleitores fiéis. Talvez não seja tanto assim. No entanto, aconselho a governadora do Estado do Pará aprender umas técnicas de prestidigitação político-eleitoral com o presidente, pois fatalmente a resposta ao seu descaso será dada nas urnas. Pode apostar que sim!

* Pagu é o pseudônimo de uma colaborado anônima do blog.

7 comentários :

Servidor público revoltado disse...

BARATA ESTOU COM NOJO DE VER MEU ESTADO SER COMANDADO POR ESSA GOVERNADORA INCOMPETENTE, OLHANDO O QUE VIA NO PASSADO EU SINTO EM DIZER "ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS".
QUE VENHA QUALQUER UM MENOS ESSA ANA JUDAS.
PODE PUBLICAR MEU DESABAFO PELO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO.

Servidor público revoltado disse...

BARATA ESTOU COM NOJO DE VER MEU ESTADO SER COMANDADO POR ESSA GOVERNADORA INCOMPETENTE, OLHANDO O QUE VIA NO PASSADO EU SINTO EM DIZER "ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS".
QUE VENHA QUALQUER UM MENOS ESSA ANA JUDAS.
PODE PUBLICAR MEU DESABAFO PELO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO.

Anônimo disse...

"ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABIAMOS?"Que memória curta a sua né!!Que governador falou em alto e bom som que servidor público não elege ninguém?

Anônimo disse...

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO!!
O QUE TEMOS PARA COMEMORAR, PORQUE COMEMORAR???
Sou militar de uma corporação que felizmente a sociedade ainda acredita e busca sempre que precisa salvar vidas.Infelizmente hoje vejo minha corporação como jamais tinha visto: CARROS SEM PODER SAIR PARA SOCORRER OS QUE NOS CHAMAM, POR FALTA DE PEÇAS E PENEUS PARA SUBSTITUIR OS QUEBRADOS, TELEFONE CORTADO POR FALTA DE PAGAMENTO, LUZ COM 3 MESES DE ATRASO, JÁ INFORMADA PARA CORTE, CORTE DAS REFEIÇÕS QUE NOS ALIMENTAVAM DURANTE AS ESCALAS DE SERVIÇOS, CORTE DO CAFEZINHO, CORTE NO NOSSO SALÁRIO COM A RETIRADA DA DEDICAÇÃO EXCLUSICA, ENFIM...CORTE, CORTE, CORTE E MAIS CORTES.
Será que o dia de hoje tem motivos para se comemorar???
Barata, nunca vi um governo como o atual, nossa corporação jamais esteve perto de fechar as portas por falta de quase tudo como está agora, companheiros meu de trabalho desmotivados, tristes, sem ânimo para desenvolver as árduas tarefas do dia a dia, já que estamos perdendo até mesmo o minímo de condições para o trabalho.
Não vejo motivo para se festejar o dia do servidor público, e sim para lamentar pelo governo que temos, e pela desvalorização que este governo ons impõem.

Anônimo disse...

Anônimo das 18:33, ESTÁS SATISFEITO COM O "GOVERNO DO POVO"? Então NÃO ÉS SERVIDOR PÚBLICO EFETIVO, DEVES SER DAQUELES QUE SÃO SÓ DAS E QUE POR ISSO TÊM MEDO DA MUDANÇA DE GOVERNO PORQUE PERDERÃO O EMPREGO PÚBLICO, BEM REMUNERADO, GANHO SEM ESFORÇO DE ESTUDAR PARA PASSAR EM CONCURSO.

Anônimo disse...

Ao das 23:33,
Sou concursado sim!!!!
E quem me dera ter DAS, porém como professor fui muito persseguido na gestão tucana!!

Anônimo disse...

É triste a forma como esse governo vem tratando os funcionários estaduais.A resposta virá nas urnas, mas, é necessário que nós não sejamos atraídos pelos farsantes e incompetentes do PSDB, DEM e outros partidos traíras como o PT/DS que estão só de bubuia.