terça-feira, 20 de outubro de 2009

ALEPA – As razões (ocultas) dos cortes de Juvenil

Recebi em forma de comentário e reproduzo, na postagem subseqüente, pela pertinência e serenidade das colocações, a análise de internauta anônimo sobre os desmandos que impuseram a supressão do pagamento da gratificação de dedicação exclusiva e hora extra na Alepa, a Assembléia Legislativa do Pará. Segundo fontes do Palácio Cabanagem, os cortes incluem ainda o abono permanência, que viabiliza a aposentadoria de servidores públicos, instituído por lei federal – o que, se confirmado, é inconstitucional - foram determinados pelo presidente da Alepa, Domingos Juvenil (PMDB) (foto), a pretexto do custo da folha de pagamento ter extrapolado os limites toleráveis.
Juvenil é fiel escudeiro do ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará. Em seu primeiro mandato à frente da Alepa, ele concedeu reajuste aos servidores, por dois anos consecutivos, quebrando o jejum de 12 anos imposto pelo tucanato. Reeleito, prometeu acompanhar o Executivo, na concessão de aumentos, mas não cumpriu o prometido. E figura como o primeiro presidente que, na história recente, deixou de pagar o bônus do Círio.
No final da manhã desta terça-feira, 20, varria o Palácio Cabanagem um boato segundo o qual representantes do Ministério Público Federal do Trabalho teriam aportado no Departamento de Pessoal da Alepa.

27 comentários :

Anônimo disse...

Vou dar uma dica: É só o TCE mandar fazer uma auditagem na Seção de Folha de Pagamento, DP, Financeiro e cruza com o Banpará, que vão matar a xarada???????????

Anônimo disse...

Bônus do Círio ?! Que diabo é isso ? Assim também não. Se cortaram fizeram muito bem em cortar. Onde já se viu, bônus do Círio...

Anônimo disse...

Pelo que eu sei, o pessoal temporário lotado nos gabinetes dos Deputados, são pagos com a verba de gabinete que cada parlamentar recebe. Não se confunde, portanto, com o pessoal efetivo. Efetivos, aliás, que foram efetivados sem concurso público, pois quem se lembra aí qual foi o concurso público que a ALEPA realizou em toda a sua história ? Enchem a boca pra falar que são efetivos, e entraram pela janela, cada um com o seu padrinho político. É o caso de se dizer: quem tem telhado de vidro não joga pedra no telhado alheio...

Anônimo disse...

O TCE é órgão auxiliar da Assembléia Legislativa, anon das 12:16. como então ele "vai mandar fazer" alguma coisa por lá. Nunca. Nunquinha.

Anônimo disse...

É Barata, só se for TCE, pois o MP não vai fazer absolutamente nada, tem gente grande ligado a ele na folha da Alepa (parentes e apadrinhados.

Anônimo disse...

Quando é que o TCE e MPE, vão divulgar a lista dos atos secretos da Assembléia Legislativa do Estado, que já estão nas mãos destes órgãos fiscalizadores.

Anônimo disse...

Anon 13:43 , vc ta equivocado, até onde sabia temporario teria q esta lotado em setores da casa e não com os senhores Deputados. Agora me responda vc é temporário?
Se sua resposta for sim, me responda outra, vc tem mais de 10 anos?
Se vc respondeu sim, então vc tb sabe q esta irregular na casa.
Ou vc estaria esperando o proximo trem (PCS) para entrar tb pela janela?
Vc respondeu sim, então .........

Anônimo disse...

Anon 14:06 , NUNCA sabes pq?
Todos tem interesses ........

Anônimo disse...

AnÔn das 13:43, faz uma assinatura de jornal ou de internet. é baratinho. A Assembléia já realizou pelo menos dois concursos. O último foi em maio de 2006. E não teve nenhuma maracutaia. Quem avalizou foi o Ministério Pùblico. A prova maior disso é que apenas uns poucos servidores temporários passaram. Vc deve ser um dos que não passram né? E o jeito pra ti e te humilhar e puxar saco pro resto da vida. Eu choooooro!

Anônimo disse...

13:43, cuidado, o Ministério Público tá na área. Vai sobrar pra gente do teu tipo. Ô se vai.

Anônimo disse...

Barata, o Juvenil fez cortes pra ver se se livra da operação que o MP está fazendo na Casa. Foi só por isso.

Anônimo disse...

A ASSEMBLEIA LEGESLATIVA ESTA CHEIO DE FUNCIONÁRIOS FANTASMAS,CHEIO DE IRREGULARIDADES NO SETOR DE PESSOAL, CHEIO DE ATOS SECRETOS QUE NINGUEM NUNCA VIU SER PUBLICADO NO DIARIO OFICIAL DO PARÁ E PRESIDENTE DOMINGO JUVENIL FAZ QUE NÃO VER. TUDO A PEDIDO DE DEPUTADOS E EX-DEPUTADOS.

Anônimo disse...

O Dep. Juvenil andou confidenciando com alguns amigos que doa a quem doer ele vai fazer a limpeza da folha de pagamento. No ponto de vista dele é a única forma de colocar o PCS na pauta. Este plano beneficia apenas os servidores efetivo que são oficialmente em numero entre 770 e 790 funcionarios. Alguns concursados, outros efetivados em gestões anteriores.
A questão é que os efetivos queriam o plano com todos os penduricalhos já atrelados ao contra-cheque.
O Juvenil tira os penduricalhos e oficializa o PCS.

Anônimo disse...

Parece que a Casa dessa vez vai cair! Não tem como voltar atras depois de tantas denuncias. Dessa vez o Ministério Público tem que ir até o fim ou será a total desmoralização.

Anônimo disse...

13:28, o TCE e o TCM dão um super bônus do Círio que passa de 1000 reais. Tá bom pra ti?

Anônimo disse...

17:45, deixa de lorota, pra ficar tudo certo, Juvenil tem que mandar a Mônica viajar. Uma passagem de ida sem volta. Pergunta pra ela o que a sobrinha dela fez, qual o envolvimento dela e da sua "auxiliar" no posto do Banco do Estado da ALEPA. dEPOIS QUE TU TE CONVENCERES QUE NÃO ÉS O PATETA, volta que eu te conto mais.
Bye

Anônimo disse...

Exclarecendo o que já disseram aqui, é verba de gabinete. Correto, mais em vez de dá beneficio aos poucos que passaram no concurso legalmente, como foi citado,eles preferem manter esses apadrinhados " mulas eleitorais" e vem com a desculpa de folha extrapolada, uma coisa é certo só os verdadeiro efetivos, dignos de serem aprovados em processo seletivo é quem realmente trabalham naquela casa, e realmente ta dificil alguem fazer algo naquele lugar, pois, tem muita gente ligada aos autos escalões do judiciario, MP e TCE. resumindo estamos fumados e mal pagos. Temos que comparar sim, pois o judiciario reajusta, o MP reajusta e assembleia diminui o salario de seus funcionários, esse tal de Domingos Juvenil sustenta uma gama de pessoas frustradas e filhinhas de papai que se quer tiveram a capacidade de passar em um concurso publico com toda a estrutura que tiveram. Nosso legislativo é bem a prova disso. temos Deputados pedofilo, empresarios, filhinhos de papai, amante,etc... que compraram uma cadeira, Nosso legislativo é de uma capacidade intelectual incrivel, " poucos se salvam".
Por outro lado os funcionários estão muito mal representado por uma TAL DE ASALP associação comprada pelo atual PRESIDENTE. VERGONHA, VERGONHA E VERGONHA.

Prete-Lege disse...

Ao anônimo das 13:38...vê se cria vergonha na cara rapaz, se tirar uma radiografia de corpo inteiro do IMPERADOR DO PALÁCIO DA CABANAGEM esse obtuso com certeza vai aparecer pendurado no saco dele...puxa saco a essa altura do campeonato ninguem merece!!! Vai a m...

Prete-lege disse...

Ao Anônimo das 13:43...antes de sair por ai falando asneira, procure se informar melhor da real situação dos efetivos, sou servidor efetivo, concursos, e para os desavisados, houve concurso na Alepa no ano de 2006. Em uma coisa vc tem razão eu encho a boca para dizer que foi efetivo, e digo mais, fui aprovado também em estágio probatório e estou dentro da mais real legalidade nos moldes do RJU, vc com certeza deve ser algum desses contratados que entraram pela janela, pelo bolso ou pela cama de alguém...por favor escolha outra classe para desforrar seu descontentamento, pois os efetivos estão dentro da mais perfeita legalidade.

Anônimo disse...

Oi Barata,

Como podemos observar, estes casos estão vivos e latentes na ALEPA e nossos procuradores ficam a margem de fatos tão evidentes e prejudiciais para a imagem, embranquiçada, da casa. Somos sabedores que processos entre funcionários, nunca chegam nas mãos daqueles que deveriam tomar as devidas providências, simplesmente não tomam rumo e assim o tempo passa e ninguém nada faz.
Senhores procuradores, voltem para o mundo real e deixam o de DISNEY, sabemos que não são voces os PATETAS.

Design Ambiental disse...

Senhores... não aguento mais tanta hipocrisia... olha só...
vencimento = R$ 488,25 para nível médio.
Agora me respondam... da pra ser proativo nessa Casa?
... da pra tentar implementar melhorias na cASA do lEGISLATIVO?
Heim?
Quando se tentar fazer algo de bom, não pode porque fulano é de um partido e ciclano é de outro.
Além de todo esse submundo underground somos enganados por um PCS que se transformou em PLANO DE CORTES DE SALÁRIOS.
Porque existe gente que não faz nada e ganha mais de 20.000 enquanto eu penso, faço e ganho esse vômito????
Outra pergunta meus senhores...
Como se explica a existencia consolidada de inúmeros sindicatos pelas ALs do Brasil enquanto aqui... apenas um silêncio sepulcral...
Legal né?
Bacana!
Vcs sabem o que é Greve Branca????
Vcs sabem o que é Sindicato???
Não?!
Então vamos nos informar, nos mobilizar, nos unir e exigir nossos direitos.
Vou dar mais um voto de crédito aos efetivos desta Casa. Quero acreditar que antes do fim deste ano se formará um Sindicato dos Servidores, mas... depende dos Servidores...
Se ninguém se mexer, aplaudo de pé o Sr. Juju, pois se tornou um excelente manipulador de massa, tira e tudo mundo fica quietinho...
E vcs? Que vão fazer?
Se mexer, ou se meter na confortável toca?

Anônimo disse...

ÉGUA BARATA, POR QUE PARASTE DE COMENTAR SOBRE A OAB? TENHO UMA BOA PARA TE CONTAR: O TAL DE MAILTON NÃO CONSEGUIU NEM INSCREVER A CHAPA COMPLETA. FALTOU ADVOGADO QUE QUEIRA SE EXPOR A ESSE RIDÍCULO... ELE VAI TER QUE ARRUMAR MAIS GENTE PARA ESSA FARSA, SOB PENA DE INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO DA CHAPA. O DUDU JÁ ESTÁ PEDINDO PARA VÁRIOS AMIGOS.

Carlos Henrique disse...

Bônus de Círio? Com nosso dinheiro? Toma vergonha na cara, pô!

Anônimo disse...

Ei, 23:05, queres defender o tal bônus do Círio, chamando os outros de puxa-saco ? Não é assim que se defende nada. Se ofendes é porque não tens argumento. Bônus do Círio é um pagamento ilegal, e como tal deve ser suspenso. Não puxo-saco de ninguém, apenas não vejo razão legal para que esse tal bônus continue a ser pago. Só isso. Se achas que sou funcionário público estás muito enganado. Quanto ao resto, devolvo com dignidade.

Anônimo disse...

ÉGUA, BARATA, TÚ NÃO TENS UM BÔNUS DO CÍRIO AÍ PRA ME DÁ. ?

Anônimo disse...

Barata,
Acho q as pessoas estão equivocadas com relação aos efetivos da Alepa, somos uma minoria (780 + -)e apenas uns poucos (10% + -)tinham alguma vantagem no contra cheque (legal ou ilegalmente),mas o resto era de comissionados q ja ganham muito (a maioria nem trabalha)e tinham seus contra cheque presenteados com muitas gratificações.
Acho sim q agora os senhores Deputados desta casa como representantes do povo (eleitos pra esse fim) tentar fazer algo de concreto não só por nos servidores efetivos a minoria, mas pedir uma auditoria (pq eles tb podem pedir) se não tiverem todos com rabo preso.
As eleções vem ai, se cuidem senhores deputados eleitos por nos servidores e pelo povo.

Anônimo disse...

08:42, abono do Círio não tem nada de ilegal. Ilegal é: pagar amásia, parentes e pessoas como vc (que recebem mas não vão trabalhar) e muitos outros crimes que o Ministério tá levantando naquela casa. Coisa de deixar os bigodes do sarney em pé, de tanta inveja. Era dado abono como ajuda ao servidor para passar uma festa linda que é o círio. Muitas emoresas e órgãos públicos fazem isso há anos, inclusive a Assembléia, que, nesse caso, fazia. Prove a irregularidade disso. Será que ele vai cortar o décimo também?