domingo, 18 de outubro de 2009

BATTISTI – O e-mail de Tito

Segue abaixo, na íntegra, a transcrição do e-mail de Tito Klautau.

“Franssinete e Barata, o Ministro do STF Marco Aurélio de Mello declarou nesta quinta-feira (15/10/2009) que no dia 28/10/2009 apresentará seu voto sobre o caso Cesare Battisti.
“Como tenho comentários a fazer sobre postagens tratando do julgamento de Battisti colocadas em vossos blocos, solicito a permissão para fazê-los neste único email, já que, acredito, meus comentários tem um único objetivo e o que escrever comentando uma postagem pode servir, também, para outra.
“Inicialmente refiro-me à postagem no Blog da Franssinete da matéria com o título de ‘Voto-Aula’, em 10/09/2009, onde está que "O Ministro César Pelluso, ontem no Pleno do STF, deu uma verdadeira aula de Direito e Cidadania", tendo sido acrescentado em resposta a comentário que a aula foi "de História também".
“No dia 13/09/2009, Franssinete botou os ‘Pingos nos ii’ escrevendo que "o Ministro César Pelusso colocou os esses e erres no seu devido lugar neste País, no seu voto-relatório do caso Cesare Battisti".
“No dia 09/09/2009, assisti ao julgamento no STF do pedido de extradição para Cesare Battisti e ao término da leitura do relatório do Ministro Pelusso vi as manifestações indignadas de três outro Ministros sobre o conteúdo e as conclusões do relatório lido.
“Esses três Ministros foram Carmem Lúcia Antunes Rocha, Eros Grau e Joaquim Barbosa, tendo o Ministro Eros Grau, após manifestar sua indignação, antecipado seu voto totalmente contra o relatório e pedido ao Presidente do STF para retirar-se, pois sentia-se abalado já que tinha acabado de ouvir considerações jurídicas que jamais tinha pensado ouvir de um Ministro do STF.
“O Ministro Joaquim Barbosa expressou seu voto contra o relatório dizendo conter ele sérias violações à Constituição Brasileira.
“A Ministra Carmem Lúcia referiu-se a contradições do relatório que poderiam ser classificada como aberrações jurídicas.
“Decorrido mais de um mês do julgamento, não li nenhum comentário elogioso ao relatório do Ministro Pelusso, tendo sim lido muito material criticando duramente o mesmo, o que poderá ser visto pelos prezados Franssinete e Barata nos arquivos que anexarei a este email.
“Sendo assim, ou assim sendo, pergunto à Franssinete:
“1- onde está a ‘verdadeira aula de História, Direito e Cidadania’ e os ‘esses e erres’ que tu enxergaste no ‘voto-relatório’ do Ministro Pelusso? ;
“2- porque não informaste aos teus leitores os votos, indignados, contrários à ‘aula’ do Ministro Pelusso de três Ministros do STF?
“Em relação ao Blog do Barata comentarei a postagem ‘PT-Tarso Genro, novo patrono político’, colocada em 16/10/2009, onde li que ‘Movido por razões puramente ideológicas, Tarso Genro encenou uma farsa sem amparos em fatos, tentando apresentar Battisti como vitima de perseguição política, na tentativa de impedir a extradição do criminoso italiano. A farsa do Ministro da Justiça do Presidente Lula não durou muito tempo e acabou esfarinhada’.
“Não são realmente comentários que quero fazer sobre esta postagem, mas sim perguntas.
“Jornalista Barata, quais tuas fontes para escreveres ‘razões meramente ideológicas’, ‘farsa sem amparos em fatos’ e onde viste que a ‘farsa do Ministro não durou muito tempo e acabou esfarinhada’?
“Mais uma pergunta: A farinha resultante foi de mandioca, de milho ou não tinha nada para ‘esfarinhar’?
“Respaldando os comentários feitos, anexo vinte arquivos (todos em PDF), contendo trezentas páginas, que listo em seguida.
“Os arquivos estão apresentados em ordem cronológica inversa, ou seja, iniciando com o julgamento e retrocedendo de acordo com as datas em que foram divulgados as matérias constantes dos mesmos.
São os seguintes os arquivos anexos:
“1 - Ministro Marco Aurélio promete voto de Cesare Battisti para o dia 28/10/2009 - 01 página;
“2 - Uma breve análise do caso Battisti pelo Professor Carlos Alberto Lungarno - 51 páginas;
“3- Breve inventário dos erros, distorções e falácias do Relatório de César Pelusso elaborado pelo Professor Lungarno - 03 páginas;
“4 - Parecer do Professor Celso Antônio Bandeira de Mello sobre o caso Cesare Battisti - 04 páginas;
“5 - Treze perguntas de Fred Vargas ao relator César Pelusso - 06 páginas;
“6 - Aberração jurídica não deve ser respeitada, adverte o Professor Carlos Lungarno - 02 páginas;
“7 - Artigo do Professor Dalmo Dallari sobre julgamento de Cesare Battisti - 01 página;
“8 - Artigo do jornalista Valdemar Menezes sobre o julgamento de Battisti - 01 página;
“9 - Cesare Battisti exclusivo ‘Estou pronto para tudo’ - 04 páginas;
“10 - Cesare Battisti fala sobre julgamento no STF - 02 páginas;
“11- Carta do jurista e Professor Paulo Bonavides ao STF - 02 páginas;
“12 - Carta manuscrita por Battisti dirigida aos jornalistas - 04 páginas;
“13 - Cesare Battisti – ‘Porque Eu’ - carta manuscrita - 08 páginas;
14 - Reflexões de Luís Roberto Barroso sobre o caso Cesare Battisti - 06 páginas;
“15 - Carta de Cesare Battisti ao STF - 08 páginas;
“16 - Julgamento de Battisti na Itália foi uma farsa - 01 página;
“17 - Extradição de Battisti seria erro, diz historiador - 02 páginas;
“18 - Entrevista de Cesare Battisti à Revista Piauí em agosto de 2007 - 13 páginas;
“19 - Liberdade a Cesare Battisti - Entrevista do jornalista Valério Evangelisti - 06 páginas;
“20 - Matéria sobre visita das filhas de Battisti ao pai - 05 páginas.
“Espero que tenham disposição para ler estas trezentas páginas, pois necessitam já que, permitam-me a crítica severa, transmitiram em vossos blogs informações baseadas em sentimentos, ou ideologias segundo alguns críticos, e não em fatos comprovados.
“Como o caso Cesare Battisti tem sido tratado pela grande imprensa e pelos blogs de modo não muito baseado em fatos mas sim em opiniões, acredito que seria muito bom para vossos leitores tomarem conhecimento de visões diferentes das que transmitiram a eles.
“Sugiro que divulguem o material que envio anexo a este email, para terem leitores informados com todas as versões do caso Cesare Battisti.
“Encerro este ‘longo’ email desejando ser entendido em meu objetivo, que pode ser sintetizado em poucas palavras: "Contribuir para que a verdade apareça".
“Por favor, respondam se receberam todos os vinte arquivos.
“Em tempo, tenho uma última pergunta à Franssinete: O Ministro César Pelusso é paraense, ou não?
“Recebam abraços do Sebastião Tito Klautau.”

3 comentários :

Anônimo disse...

FANTÁSTICO,PARABÉNS TITO KLAUTAU PELA EXCELENTE EXPOSIÇÃO. CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ QUANDO REFERE-SE A JULGAMENTO IMPAR , SEM BASEAR-SE EM EMOÇÕES, ESSE É O PAPEL DE QUEM SE JULGA JORNALISTA ÉTICO. SUA EXPLANAÇÃO MUITO CONTRIBUIU PARA CLAREAR ALGUNS FATOS E REAFIRMAR MINHA ADMIRAÇÃO PELO MINISTRO TARSO GENRO. GOSTARIA DE OBTER O SEU E-MAIL, SERIA INTERESSANTE PARA OS INTERNAUTAS.

Unknown disse...

BARATA.
Parabéns pela publicação do email que enviei.
Volto a dizer que meu objetivo é:Contribuir para que a verdade apareça.
Continuarei leitor do teu blog.
Vale a pena.
Um abraço do Tito Klautau.

Anônimo disse...

E nesse caso, o referidop escondeu a úncia coisa que interessava: entrevista com uma das vítimaas de Battisti que hoje vive em cadeira de roda.
Depois vou aguardar, caso seja descobeto pego vikvo quem derrubou o hilicóptero no Rio, para saber desse senhor se ele vai denfendê-lo como o mesmo ardor.