quarta-feira, 21 de outubro de 2009

IMPRENSA – Descanse em paz, caro Gouvêa

Com atraso, por um lapso imperdoável, mas involuntário, mas nem por isso com menor pesar, registro a morte do jornalista Antônio Carlos da Silva Gouvêa Júnior, o Gouvêa Júnior, de 51 anos, vítima de uma pancreatite aguda. Inicialmente repórter fotográfico de O Liberal e, depois, cinegrafista da TV Liberal, dele se pode dizer que, além de um profissional de competência e experiência reconhecidas, foi também um ser humano da melhor qualidade.
Gouvêa Júnior tornou-se jornalista cedo, bem cedo, ainda adolescente, em O Liberal, na esteira do pai, o Gouvêa, repórter policial, igualmente já falecido, e dos tios, Ítalo Gouvêa, também repórter policial, e Carlito, diagramador, que fizeram carreira no jornal do grupo de comunicação da família Maiorana. Sempre afável e de bem com a vida, em O Liberal ele revelou-se um repórter fotográfico de mão cheia, com promissoras perspectivas. O que não o impediu de migrar para a TV Liberal, afiliada da Rede Globo de Televisão no Pará, exibindo o mesmo talento como cinegrafista.
Recordo-me que, em sua passagem por O Liberal, não só por seu temperamento tranqüilo, mas também por ser ainda adolescente, Gouvêa Júnior inspirava, conforme a faixa etária, o mesmo carinho que se dedica a um filho ou ao irmão mais novo. Naquela época, por seu avantajado porte físico, Gouvêa Júnior era carinhosamente chamado de Chumbinho.
Depois que Gouvêa Júnior migrou para a TV Liberal e cumpriu o rito de passagem para a idade adulta, ficou para trás o afetivo apelido da adolescência. Desde então passei a encontrar-me com ele episodicamente. Mas a cada oportunidade de revê-lo constatava, sensibilizado, que perdurava incólume a consideração e o apreço mútuos. Entre idas e vindas vim a saber do casamento de Gouvêa Júnior com Leni Sampaio, jornalista como ele e como ele uma profissional reconhecidamente competente.
O que dizer, diante de uma tão lamentável perda, além de expressar as condolências a Leni Sampaio, filhos e demais familiares de Gouvêa Júnior? Não há muito o que falar, diante das lágrimas saudosas pelo jornalista que se foi. Mesmo assim, porque pertinente, expresso, aqui, o mais verdadeiro desejo – descanse em paz, caro Gouvêa Júnior.

Um comentário :

Anônimo disse...

Atualmente é de da nojo ler os blogs de nossa cidade, são raras os que trazem alguma coisa util para a sociedade, cada um se prestando para fazer campanha eleitoral da maneira mais sordida possível, principalmente com ranço do falso moralismo e oportunismo para seus canditados, mais o povo já esta comendo capim com a raiz