sexta-feira, 30 de abril de 2010

ELEIÇÕES – A lição de Aécio Neves

“É preciso implantar a meritocracia na administração federal, e o PT simplesmente não quer, não sabe e não pode fazê-lo."

De Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais pelo PSDB, notabilizado por instituir a meritocracia, com a qual destravou a máquina administrativa estadual mineira, nos seus quase oito anos de governo.

18 comentários :

Anônimo disse...

Eu bem que vejo o mérito aqui em Minas.

Anônimo disse...

A Gestão de Recursos Humanos nos Governos do PSDB impuseram, nas três esferas de Governo, o mais cruel arrocho salarial já experimentado pelos servidores públicos.

Esse fato foi agudamente nocivo ao fortalecimento das virtudes éticas norteadoras da vida profissional de todo servidor, além de causar irreparável dano à eficiência e eficácia, com irreversível obstrução à otimização da administração pública.

O cumprimento do compromisso de prestar serviços de qualidade à população passa, necessariamente, pela valorização salarial e desenvolvimento funcional do servidor público, com o inevitável reconhecimento de que o sucesso das metas e programas de governo e do Estado dependem dos investimentos na política salarial e no desenvolvimento do seu capital intelectual.

A política de governo do PSDB, comprovadamente, elege o servidor público como custo financeiro engessador do papel do Estado.

Com essa contextualização e nesse sentido, atuaram os Governos de Fernando Henrique Cardoso, Almir Gabriel e Simão Jatene: prática, ação e atitudes comprometedoras do poder de compra do servidor público! Época em que os salários foram brutalmente achatados.

Quando a AUSTERIDADE é elencada no Programa de Governo do PSDB, implica afirmar, categoricamente, irreversível achatamento salarial e esmagamento do poder aquisitivo do servidor público. JÁ PASSAMOS POR ISSO! Queremos esse sofrimento de volta? As eleições decidirão!

Anônimo disse...

Isso mesmo anonimo de cima, nao devemos esquecer a pessima gestao do PSDB no País e no Pará.
Agora o Aecio vem com esse discruso esfarrapado criticando o PT, faça-me uma limonada.

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo ai, NAO ESQUECEMOS O QUE O FHC FEZ COM OS TRABALHADORES até de vagabundo ele chamou os aposentados.

Anônimo disse...

A Gestão ... do PSDB impuseram, ... o mais cruel arrocho salarial.

... fato nocivo ... irreparável dano .

... inevitável reconhecimento (não foi)

PSDB, o servidor público ...o Estado.

... Fernando Henrique Cardoso, Almir Gabriel e Simão Jatene: salários ... brutalmente achatados.

AUSTERIDADE ... PSDB, ...achatamento salarial e ... sofrimento .

1 de maio de 2010 07:47

----------------------------------

Excelente. Quero acrescentar que toda essa "austeridade" tucana foi uma farsa. O cara-de-rato soube ser generoso com o filho marcelo, com o pc, com o chico ferreira, com o seu senador, etc. Gastou dinheiro do estado até mesmo prá empurrar a carreira artística do junior.

Anônimo disse...

Gostaria de saber,por que o partido que se julga dos trabalhadores,premia o trabalhador, com esse mísero salário.atrelado ao bolsa esmola,com direito à candidata fantoche,mensalão,apadrinhamento de Sarney etc... Profissionalizar e empregar com salário digno, o beneficiário do bolsa esmola,seria a solução. PS. Se o partido fosse dos trabalhadores! Pense nisso!

Anônimo disse...

Não vamos fugir do debate. De fato os governos do PSDB impuseram arrocho salarial. Mas tente explicar porque o Aécio Neves tem popularidade disparada em Minas. Resposta: porque fez a máquina do Estado funcionar melhor aplicando princípios já consagrados no setor privado como a MERITOCRACIA e DESEMPENHO POR RESULTADOS.
Quem ganhou? A sociedade, o contribuinte e os servidores do Estado. Sim, porque estamos cansados de apadrinhamento político nas funções, que enseja corrupção.
O PT erra em continuar aparelhando o Estado com seus militantes, quando o compromisso deveria ser de preencher as funções dedireção e assessoramento com os servidores de carreira, tornando mais profissional os órgãos do Estado e utilizando a meritocracia, como fazem as instituição públicas mais modernas como o Ministério da Fazenda, o Banco do Brasil, o BNDES.
No Pará, das secretarias estaduais somente a SEFA e PGE possuem funções privativas de carreira, ocupadas por servidores da Casa. Nas demais como SEDUC e SESPA há um briga ferrenha para ocupar as funções entre os políticos.
O PT continua fazendo a festa com a nomeação política dos DAS (direção e assessoramento superior) e ainda lotea as funções com os partidos aliados. Meritocracia significa escolher os melhores talentos da casa pelo sistema de mérito. E há muitos servidores estaduais de talento para isso.

Anônimo disse...

Não adianta querer nos enganar. O Servidor Público Efetivo não vai mais votar no pt. Até outubro cambada de mentirosos.
PT NUNCA MAIS.

Anônimo disse...

De fato, eu conheço quem era docente da UFPA que no tempo de FHC vivia na miséria, todo mulambendo tendo que ministrar aula todo dia, suportando todo tipo de aluno e ainda morando, égua!!!, na cidade nova. Depois que Lula assumiu, ganhou um bom cargo, não precisa se preocupar mais com aulas, já tem seu AP em Belém e carro do ano. Mas o sujeito tem a cara de pau de dizer que não vota na Dilma.

Anônimo disse...

Respondo ao autor dos 2 ou 3 últimos comentários:

1) Arrocho salarial na Grécia - hoje, é uma necessidade, para tirar o país da mais séria crise econômica da história. Na era do governo PSDB/DEM, arrocho salarial foi para acumular energias financeiras para eles passarem muito tempo no poder.

2) Na era PSDB/DEM, o Pará estava bem, havia privatizado a CELPA, e o dinheiro tirado dos servidores serviu para investir em obras superfaturadas. A diferença entre um servidor público e uma construtora, é que o primeiro recebe o dinheiro e gasta com a família, enquanto que a segunda, sempre reserva um bom naco para dar ao governador como caixa-2 ou oficialmente, através de doações de campanha.

3) Arrocho salarial vem acopanhado de austeridade, mas o que se viu foi licenciosidade, na saúde pública o DEM comprou as unidades móveis do "presença viva" (vi-va as iniciais do casal) por valores em nota fiscal 8-10 vezes o de mercado. A compra de "kits" fechados de medicamentos elevou em 4 vezes os custos.

4) Que arrocho salarial foi esse, que por outro lado o cara-de-rato e o Jatene bateram o recorde em número de assessores especiais absolutamente ociosos? No governo tucano também foi batido o recorde de contratações temporárias desnecessárias. Não foi arrocho salarial, foi "água no feijão" mesmo.

Anônimo disse...

Nem PSDB NUNCA MAIS...
Não podemos esquecer o arrocho salarial a que fomos submetidos no governo da tucanalha..
Acabaram com o IPASEP transformando no PAS para as proprias empresas por eles criadas, do Fonteles e sua corja de médicos, Dr Godinho chefiando e com Chico Ferreira que enriqueceu no governo dos tucanos. Hoje o PAs é respeitado e temos um palno de saude mais acreditado.
Foram mudanças, apesar de ter muito mais a fazer, houve avanços e isso é inegavel.
Entao vamos votar em quem? Essa polarizaçao dos partidos politicos aqui no Pará dificulta o processo, por nao ter opções.

Anônimo disse...

PT nunca mais... E o PSDB? Obra superfaturada não me ilude!

Anônimo disse...

O governador deve estar fora de si quando fala isso. O governo Lula recompôs toda a força de trabalho do governo federal mediante concurso público. Ao que me consta não existe melhor instrumento para avaliar o mérito. No governo de FHC os vínculos de trabalho eram todos precários, mediante contrato com terceirizadas, organismos internacionais e bilhetinhos. É esta a meritrocacia do PSDB que o Alain Delon de Palanque está se referindo. Desça para o mundo real, governador. O funcionalismo público mineiro está aqui lhe esperando para ter uma conversinha séria...

Anônimo disse...

Das 07:47, você tem razão. Seus argumentos são verdadeiros. De fato nos Governos Tucanos o servidor público foi imensamente maltratado, desprestigiado e sofreu perdas salariais irreparáveis. Tudo verdade!
No entanto, precisaremos examinar os programas de governo no que se refere à política de profissionalização e de valorização salarial do servidor público. O único Partido, até o momento, que se reportou, nas inserções da propaganda partidária, aos servidores públicos estaduais, sem, entretanto, apresentar uma proposta de inclusão entre as prioridades de um programa de governo, foi o PMDB. Ressalte-se que muito embora o PMDB, na época de galopante inflação, que corroía, diariamente, os salários, tenha aplicado políticas de recomposição das perdas salariais, hoje a realidade e o contexto são bem diferentes comparados aos daquela época. Sabe-se que, por acordo político-partidário, o PMDB, atualmente, comanda a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, no entanto, o Presidente daquele Poder está para os servidores de lá como a Governadora está para os servidores do Poder Executivo. Promessas e compromissos que não foram resgatados, numa e noutra administração, o que tem gerado, num e noutro Poder, angústia, desespero e profunda decepção dos servidores. Portanto, se vê que o maltrato ao servidor público não possui cores partidárias, sendo, irrefutavelmente, uma abominável prática comum aos gestores, seja no Poder Executivo seja no Poder Legislativo, nos quais os interesses têm passado longe da valorização e do reconhecimento funcional e salarial dos servidores. Desta forma, não nos iludamos com esse ou aquele Partido, com essa ou aquela Liderança, afinal, historicamente temos amargado desilusões, desencantos e aguda insensibilidade daqueles que comandam e dirigem os Poderes Políticos na Administração Pública do Estado. Aguardemos as definições partidárias e as candidaturas, a fim de sabermos quais delas assumirão, publicamente, compromissos no programa de governo em favor dos servidores públicos estaduais. Diante disso, a decisão pelo voto consciente, desprovido de paixões.

Anônimo disse...

O PT SE EMBRIAGOU NO SUCESSO, A RESSACA VEM EM OUTUBRO. O PIOR DE TUDO, É Q VEM A CAVALO.RINCHHHHHH......

Anônimo disse...

07:52 O PMDB como protagonista foi uma coisa, como coadjuvante está sendo outra - e o pior é que nas duas atuações a "goela" é grande. Mas chego a concordar com algumas coisas que você disse.

Anônimo disse...

o babaca do 1 de maio das 14:21
A limonada que vc fala deve ser a que foi plnatada pelo PSDB e servida pelo PT.
Ainda estou para ver partido mais neo liberal do que o Pt que inclusive copiou o plano de governo que tanto combateu e hje faz propaganda dos frutos colidos com o trabalho do governo anterior. limonada vc tem é que tomar remedio para memoria e tentar lembra o q os pts falavam antes e ver o q eles fazem hoje e vc vera que qualquer semelhança não é mera coincidencia.
Como diz o famoso filosofo televisivel (ratinho do Sbesteira) falar até papagaio fala eu quero ver é escrever.

Anônimo disse...

destravou, que dizer que ele estava travado, é?