terça-feira, 27 de abril de 2010

DETRAN – A indústria da fé

A Igreja do Evangelho Quadrangular é uma daquelas igrejas que, acobertada pela licenciosidade da lei, se constituem em uma autêntica indústria da fé, pavimentando a prosperidade de seus pastores e obreiros, que uma freqüentadora assídua do blog, Lisa, definiu, ironicamente, como “empresários celetiais”. Em uma matéria sobre a indústria da fé, jornalistas da Folha de S. Paulo revelaram as mamatas à disposição daqueles que se valem da fé para pavimentar a prosperidade pessoal.
Os jornalistas da Folha de S. Paulo relatam que, por apenas de R$ 418,42 em taxas e emolumentos e em cinco dias úteis (não consecutivos), pode-se fundar uma igreja, do tipo da Igreja do Evangelho Quadrangular. “É tudo muito simples”, explicam os jornalistas. “Não existem requisitos teológicos doutrinários para criar um culto religioso. Tampouco se exige número mínimo de fiéis”, acrescentam.

6 comentários :

Anônimo disse...

Nobre e respeitado jornalista Barata,

As generalidades tem levado muitas pessoas ao erro.
Ao se referir às igrejas e ao povo evangélico, não utilize de generalidades, pois, o que supostamente ocorre com algumas igrejas, não ocorre em linhas gerais, não é regra, com a grande e absoluta maioria das igrejas.
Respeito suas posições, sei inclusive que deve estar em momento de catarce pelo fato de Censura, da qual discordo perimptoriamente, mas ao se referir de maneira depreciativa ao povo evangélico como muitas vezes tenho visto, contraria, não condiz com o título de um jornalista combativo e imparcial que tenho lhe aplicado, ao acessar todos os dias seu blog.
A palavra de Deus,diz que nos últimos dias, muitos dos seus servos apostatarão da fé, surgiriam falsos profetas e assim como na História da "mesa de Jesabel", muitos profetas venderiam seus ministérios.
Não estou, nem de longe, dizendo que isso está acontecendo com os irmãos da IEQ, mas a palavra de Deus nos garante que o supracitado irá ocorrer ou está ocorrendo, ou seja, alguns, agirão desta forma, mas isso não pode ser generalizado, não pode tocar nos demais, pois há muitas pessoas que procuram fazer a vontade de Deus, sem se desviar deste caminho, que é o único caminho que leva à Salvação, segundo diz aminha Bíblia e que eu creio plenamente.
Nào se pode generalizar à milhões de pessoas que adotaram esta igreja como local de adoração e prática de sua religiosidade e pelo erro (se este está ocorrendo) de alguns poucos, serem hostilizados.

respsitosamente,

SIDNEY RIBEIRO
Evangélico - Professor
E-mail: sidneymarajo@hotmail.com

Anônimo disse...

concordo com o professor barata não generalize, pois assim vc estará caindo no erro de afetar a grande massa de evangélicos. leio diariamente o seu blog e o admiro muito por suas colocações, quase todas, pertinentes, mas tratar os evangélicos de uma forma geral, é tratar com preconceito e desmérito um segmento social que não para de crescer

Anônimo disse...

Barata, não posso te chamar de nobre por que suas ações não o classificam como tal!
É bem verdade que em todos os meios existem os bons e os maus, funcionários ou profissionais, mas a verdade é que a generalização joga no lixo e desclassifica os que honram e fazem de forma correta o seu trabalho, por exemplo existem jornalistas e jornalistas, padres e padres envolvidos com pedofilia e outra atrocidades. Mais uma vez, reforço a aposta que já te fiz, abra uma igreja e faça como você orienta neste espaço, tente ver se as suas idéias dão certo, arrecade as somas que você já calculou que poder levantar e gastando tão pouco!! Apenas lamento com o teu fim, por favor, não tenha isso ,como ameaça, apenas sigo o que está escrito na Biblia, que diz que ai daqueles que tocam nos escolhidos de Deus.

Anônimo disse...

Barata, não vejo generalidade no que você posta em seu blog, o que vejo são informações catalogadas de várias pesquisas feitas por pessoas capacitadas para tal, com dados e tudo mais. Não vejo você falar mal do povo evangélico, o problema são os líderes dessas igrejas, que enganam o povo de Deus e deixam um rastro de imoralidade e que é preciso passar a limpo. O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER!!!!

Anônimo disse...

Dentre as postagens que li acredito que não jogam no lixo os protestantes e sim representantes dessa religião que enganam os fiéis desses templos, entretanto não enganam a Deus. E digo ao professor Sidney que infelizmente está ocorrendo fatos totalmente imorais comandados pela tropa de pastores chefes da Quadrangular. Este é o governo do povo.
Servidora Indignada

Anônimo disse...

Caro SIDNEY, infelizmente a Igreja Quadrangular está sendo liderada por "lobos", falsos pastores que estão interessados apenas na "gordura" das ovelhas, sem nenhum compromisso com a Palavra de Deus. NÃO DEFENDA ESSES PASTORES!!! Ao contrário. Rejeite-os. Devemos estar submissos aos líderes somente enquanto estes estiverem com a Verdade. Assim como "o povo tem o governo que merece", nas instituições religiosas também ocorre do mesmo modo: "os fiéis tem os "pastores" que merecem", pois quando os fiéis discordam da prática desses falsos pastores, rejeitam-lhes, tiram-lhes das lideranças, pois se os mesmos permanecem é porque os fiéis os aceitam, ou os toleram, e passam a ser também cúmplices de suas obras.