terça-feira, 23 de dezembro de 2008

VIA-CRÚCIS – O drama de um paciente anônimo

Nada mais emblemático do sucateamento da saúde pública no Pará do que o drama protragonizado por um jovem eletricista, com idade em torno dos 30 anos, que desde algum tempo sofre com um tumor que surgiu no seu joelho esquerdo. O tumor já espocou, mas não cicatrizou e, por isso, exige curativos diários, limitando a mobilidade do jovem paciente, que encontra-se impedido de trabalhar e assegurar seu ganha-pão.
Encaminhado pelo SUS para o Hospital Ofir Loyola, para ser submetido a uma biópsia, o paciente ainda não conseguiu fazê-la, porque – por três vezes! Eu disse três vezes!!! – o médico errou o código correspondente a patologia da qual é vítima. Da última vez em que retornou ao SUS, o paciente deparou-se com a notícia que o médico encontra-se de férias e só retornará ao trabalho em janeiro.

10 comentários :

Anônimo disse...

Barata, Calamitoso é ver que os desmandos continuam. Foi publicado hoje no D.O. a nomeação do irmão da Sra Conceição Vianna, aquela muito bem retratada em vários posts aqui no blog. Será qie ainda vai acontecer algo pior?

PORTARIA Nº 2.286/2008-CCG DE 5 DE SETEMBRO DE 2008.

O CHEFE DA CASA CIVIL DA GOVERNADORIA DO ESTADO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Decreto nº. 2.163, de 6 de abril de 2006, e

CONSIDERANDO os termos dos Ofícios nos. 2242 e 3426/2008-GABS/SESPA,

R E S O L V E:

nomear PEDRO JORGE DE SOUZA VIANNA para exercer o cargo em comissão de Chefe da Unidade Mista, código GEP-DAS-011.3, com lotação na Secretaria de Estado de Saúde Pública, a contar de 8 de agosto de 2008.

REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE

CASA CIVIL DA GOVERNADORIA DO ESTADO, 5 DE SETEMBRO DE 2008.

CLÁUDIO ALBERTO CASTELO BRANCO PUTY

Chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado

Republicada por ter saído com incorreção no D.O.E. nº. 31249, de 8 de setembro de 2008.

Anônimo disse...

Anôn.16:17, se o Ministério Público Estadual estivesse atento já teria verificado e acabado com o uso e abuso dos ditos Cargos de Chefe de Unidade Mista da SESPA (verdadeira enrolação burocrática) porque as Unidades Mistas da SESPA já foram municipalizadas. Observe que o Diário Oficial não registra o local da Unidade Mista.Portanto, é nepotismo puro. Por outro lado, na maioria dos estados as Secretarias Estaduais de Saúde excluíram esses tipos de cargos à medida que esses tipos de unidades foram repassadas para os municípios. O pessoal da DS acha que tudo pode. Vamos ver até quando. A Laura Rossetti está tão atenta como Pinguim de Geladeira.

Anônimo disse...

Enquanto cidadãos morrem nas filas e nas péssimas instalações de Saúde do Estado e do Município por falta de médicos e outros profissionais, equipamentos e medicamentos somos obrigados a engolir certas nomeações descabidas. É por essas e outras (nomeações nepóticas)que não temos gestores competentes e capazes de implementar um SUS mais dígno para a população que paga os seus impostos. Com a palavra...?

Anônimo disse...

Não esqueça que o OFIR LOIOLA ainda continua sob a rédia do PMDB e os costumes TUCANOS nunca acabaram. A Governadora pouco manda lá. Quando os funcionários se rebelaram fechando a Magalhães Barata e depois invadiram o HOSPITAL. Descobriram o rombo que tinha nos recursos da GDI. O Governo abafou e disse que iria cobrir o buraco com medo do escândalo. Eu sei a cifra mas, não digo.

Anônimo disse...

Quem é esse médico,por favor, gente precisamos saber o nome, o pacinte deveria ter uma defensoria pública capaz de auxiliá-lo imediatmente e ser indenizado pelo incompetente, três vezes.

FALTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO EM FAVOR DO POVO. CHEGA DE NEPOTISMO.

Anônimo disse...

Se fizermos um resumo das denúncias aqui postadas, escrevendo o nome dos nomeados e seus referidos parentes não vai ter espaço pra tanto nomeado. Soube que até a filha da Secretária, Sra Patrice Rosseti, tinha um cargo desses.

Anônimo disse...

Anônimo das 22:36 dia 23/12/2008

Sou servidor do ofir, essa historia da GDI é velha, todos sabemos do rombo da GDI, A comissão estadual da GDI descobriu. Estamos falando de milhões por trimestre, que tem o comando de João de Deus, Helena Moscoso e CIA. Essa Comissão Estadual já foi até “detonada” por conta dessas descobertas e também continua desvios no HC e HEMOPA. A Santa Casa já regularizou, Querem destituir a Comissão Estadual( Eleita por mais de mil trabalhadores da saúde). Segura Governadora que os membros são lideranças. O Robson ,apesar de ser da sua tendência( DS), está articulando a maior greve que esse Estado já teve na Saúde.

Sou militante do PSTU e estamos querendo o mais rápido possível a filiação do Robson em nosso partido. Ele é bom!!!!

Anônimo disse...

Meu caro jornalista Barata e leitores do blog,esse é meu 1º comentário, feito por mim;Raimundo Santos Pinheiro, funcionário do IOL, e sempre assino Raimundo Pinheiro,todos os meus posicionamentos políticos e minha posição sobre GDI e outras questões do IOL Fiz e faço publicamente,para os servidores,Direção, usuários e comunidade,a direçaõ e servidores sabem como é meu perfil,não me escondo por trás de apadrinhados e Partido digo sempre que for necessário o que sei e que penso sobre a direção sem intermediários, a liderança que exerço no hospital advém da competência,transparência boa relação com os servidores se sei sobre algo levo para assembléia avaliar essa é nossa prática.De fato sou militante do pstu todos estão cansados de saber, quanto ao Róbsom nunca discutimos aproximação com o partido.Como representante da comissão estadual da GDI teve uma atuação séria e responsável no mês de outubro no IOL.Sobre a greve quem constroi são os servidores,disposto a lutar. um abraço Raimundo Pinheiro

Anônimo disse...

vejam só o absurdo, Barata refere-se ao problema de um rapaz sofrido e abandonado por quem deveria cuidar da sua saude e voces falam de um tal de Robson. 23:49, veja os colegas blogados, so preocupados com o Robson quem é Robson? ele vai cuidar diretamente do rapaz? cade as sugestos concretas para resolver a situação do paciente?
Robson é medico? se é, sabe os cids? que médico é esse que erra 3 vezes um simples número?
e vcs preocupados com Robson...
EGOISTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

provavelmente quem errou o código foi alguém do administrativo, pois os médicos nas Unidades da SESPA entram de costa e os funcionários que se virem, realmente existem muitos casos de pacientes que voltam na unidade por erro deste tipo. Enquanto ao rombo da GDI bo IOL foi de mais de 1.000.000,00 de reais em apenas um trimestre, a Dra. Laura com certeza sabia, ela que criou este sistema de pagamento da GDI no IOL. PARABÉNS GOVERNADORA, a sra. conseguiu ser a pior governadora para a área de Saúde deste Estado, valeu.........