segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

UFPA – O gentil agradecimento de Flávio Nassar

Registro e retribuo o gentil agradecimento do professor Flávio Sidrim Nassar, que teve publicado neste blog, por minha iniciativa, um artigo da sua autoria sobre o imbróglio em que foi transformada a sucessão do atual reitor da UFPA (Universidade Federal do Pará), professor Alex Bolonha Fiúza de Mello.
A despeito de sensibilizado pelas generosas palavras de Flávio Sidrim Nassar, devo tornar público que a publicação do artigo apenas faz justiça à competência e seriedade profissional do seu autor, cuja sagacidade política soa indispensável diante das turbulências sob as quais vive, no atual momento, a UFPA.
Segue, abaixo, a transcrição, na íntegra, do generoso agradecimento de Flávio Sidrim Nassar:

“Barata,

“Obrigado por reproduzir meu artigo em seu prestigiado Blog.
“Repercutir esta luta no Cyperspace é uma forma de garantir a democracia no universo acadêmico pela qual lutas desde os nossos tempos de ADUFPA.

“Flávio Nassar”

Em tempo: nos anos 80 do século passado, quando repórter de O Liberal, prestei serviços à ADUFPA (Associação dos Docentes da UFPA) como assessor de imprensa da entidade, na época presidida por Flávio Sidrim Nassar.

5 comentários :

Anônimo disse...

Meu caro Barata, faço minhas as palavras do prof. Flavio. Você é parte da nossa luta!!!

Anônimo disse...

Barata, voce é generoso.quem te conhece de verdade sabe disso.e nao deleta meu comentario!

Anônimo disse...

Barata e Nassar, duas inteligências que estão fazendo falta na imprensa paraense e que hoje se abrigam na imprensa blogosférica.
O artigo do Nassar mostra que o que chamamos de profético é, muitas vezes, a lucidez do analista frio e politizado: o que ele escreveu está se cumprindo. Hoje à tarde corria, feito rastilho de pólvora pela ufpa, a notícia de que a chapa Feio-Licurgo recorrerá ao Consun depois de ter suas pretensões de anular zilhões de urnas brecadas pela hombridade da Comissão Eleitoral.

Haroldo Baleixe disse...

CONSUN-UFPA tem de ser ON-LINE.
Diante da freqüência dos rumores de que há orquestração de golpe à homologação do resultado da Consulta à Comunidade Acadêmica da UFPA, que apontou Carlos Edilson de Almeida Maneschy seu futuro reitor, não se pode esperar nada mais, nada menos, que uma transmissão ao vivo, pela Internet, da reunião do Conselho Universitário.
A hipótese de subversão da ordem estatutária e regimental, por parte da chapa oficial, preocupa não só o meio acadêmico, mas o Pará.
A UFPA, um estandarte da democracia regional, não pode arriscar-se ao descrédito perante a sociedade civil, portanto, a transmissão online da reunião do CONSUN é obrigação e prestação de contas da instituição ao país e ao mundo — porque há fortes relações nacionais e internacionais no meio acadêmico.
Em uma reunião online não cabem subterfúgios ou covardias. O que lá for dito ecoará pelos quatro cantos do planeta.
O debate entre as chapas candidatas à reitoria e vice-reitoria ocorrido no ginásio de esportes foi transmitido online e sua gravação pode ser vista no espaço destinado à “Eleição para Reitor e Vice-reitor 2009-20013” (http://www.portal.ufpa.br/interna_ele.php) linkado no Portal da UFPA (http://www.portal.ufpa.br/) como parte das informações do processo de Consulta à Comunidade Universitária.
Esse lugar virtual não recebe nenhuma postagem desde o dia 02 de dezembro passado, véspera das eleições. A homologação do resultado das urnas e o teor do recurso da chapa situacionista não foram ali divulgados, quebrando a conduta de transparência dos procedimentos da Comissão Eleitoral.
O portal da UFPA é silente sobre as ocorrências que dizem respeito ao processo de sucessão do reitor da UFPA.
A ausência de informações precisas suscita que urdi-se um golpe (como um Golpe de Estado, com protagonistas ligados à máquina governamental) para fazer valer a vontade do atual reitor em empossar a professora Regina Feio — sua vice e segunda colocada no pleito.
As regra foram estabelecidas, as inscrições foram homologadas, a eleição transcorreu de modo salutar, a Comissão Eleitoral divulgou o resultado e aguarda-se, apenas, que tudo seja sacramentado pelo CONSUN.
Entretanto, com tanta nebulosidade e hesitação, não há outro caminho que não a transmissão online da reunião que promete ser a mais frenética dos últimos sete anos no Conselho Universitário — e, principalmente, do lado de fora da sala da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores.
Detalhe sinistro: praticamente toda a chapa da situação tem assento no CONSUN com direito a voz e voto. Pode?

Haroldo Baleixe disse...

Campanha "CONSUN ON LINE".
Copie a imagem e divulgue na Web:
http://haroldobaleixe.blogspot.com/2008/12/blog-post.html