quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

UFPA – A reivindicação do professor

Segue abaixo, na íntegra, o comentário postado pelo professor Haroldo Baleixe, graduado em artes plásticas, com licenciatura plena em educação artística, pela UFPA. Baleixe é professor adjunto da UFPA e manifesta sua preocupação diante dos indícios de golpismo por parte da chapa derrotada.

“Diante da freqüência dos rumores de que há orquestração de golpe à homologação do resultado da Consulta à Comunidade Acadêmica da UFPA, que apontou Carlos Edilson de Almeida Maneschy seu futuro reitor, não se pode esperar nada mais, nada menos, que uma transmissão ao vivo, pela Internet, da reunião do Conselho Universitário.
“A hipótese de subversão da ordem estatutária e regimental, por parte da chapa oficial, preocupa não só o meio acadêmico, mas o Pará.
“A UFPA, um estandarte da democracia regional, não pode arriscar-se ao descrédito perante a sociedade civil, portanto, a transmissão online da reunião do CONSUN é obrigação e prestação de contas da instituição ao país e ao mundo — porque há fortes relações nacionais e internacionais no meio acadêmico.
“Em uma reunião online não cabem subterfúgios ou covardias. O que lá for dito ecoará pelos quatro cantos do planeta.
“O debate entre as chapas candidatas à reitoria e vice-reitoria ocorrido no ginásio de esportes foi transmitido online e sua gravação pode ser vista no espaço destinado à ‘Eleição para Reitor e Vice-reitor 2009-20013’ (http://www.portal.ufpa.br/interna_ele.php) linkado no Portal da UFPA (http://www.portal.ufpa.br/) como parte das informações do processo de Consulta à Comunidade Universitária.
“Esse lugar virtual não recebe nenhuma postagem desde o dia 02 de dezembro passado, véspera das eleições. A homologação do resultado das urnas e o teor do recurso da chapa situacionista não foram ali divulgados, quebrando a conduta de transparência dos procedimentos da Comissão Eleitoral.
“O portal da UFPA é silente sobre as ocorrências que dizem respeito ao processo de sucessão do reitor da UFPA.
“A ausência de informações precisas suscita que urdi-se um golpe (como um Golpe de Estado, com protagonistas ligados à máquina governamental) para fazer valer a vontade do atual reitor em empossar a professora Regina Feio — sua vice e segunda colocada no pleito.
“As regra foram estabelecidas, as inscrições foram homologadas, a eleição transcorreu de modo salutar, a Comissão Eleitoral divulgou o resultado e aguarda-se, apenas, que tudo seja sacramentado pelo CONSUN.
“Entretanto, com tanta nebulosidade e hesitação, não há outro caminho que não a transmissão online da reunião que promete ser a mais frenética dos últimos sete anos no Conselho Universitário — e, principalmente, do lado de fora da sala da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores.
“Detalhe sinistro: praticamente toda a chapa da situação tem assento no Consun com direito a voz e voto. Pode?”

4 comentários :

Anônimo disse...

estamos diante de um dlema que o Reitor deverá decidir: sua saida honrosa, deixando que todos se lembrem de seus bons feitos, na medida do que foi possivel, ou ser lembrado como aquele que deixou rastros de obscuridade em seu mandato.Um homem edifica-se, ou rui-se.

Anônimo disse...

De fato, além da Vice-Reitora, pelos menos três pró-reitores têm assento no CONSUN e fazem parte (para continuarem)da chapa de Regina: Licurgo, Simone e Sybelle. O ideal era que nem lá fossem e muito menos mandar representação, porque quem os substituir vai ter de votar com o Alex.
Que mau exemplo de democracia, hein? Sinceramente, esta Universidade não é mais a mesma. Ah! saudades doe tempos idos e vividos!

Anônimo disse...

É Barata veja a que ponto chegou essa gestão a frente da UFPA.O que alex queria era ter "uma pseudoreitora" que pudesse manobrar, visando algo político lá na frente !!!
Mas foi traído pela prepotencia e egocentrismo que caracteriza quem os cerca hoje !!!
Não há outra alternativa, senão respeitar a consulta transparente, democrática e justa que a comunidade da UFPA externou !!! Qualquer coisa fora isso é GOLPE

Anônimo disse...

Barata todas as articulações de ALEX "O MENINO MALUQUINHO" em que se transformou,foram devidamente derrubadas pela comunidade unversitaria.O processo sussecorio já teve fim e existe sim um ganhador queira "O MENINO MALUQUINHO" ou não a decisão foi da comunidade mediante as regras estipuladas pelo CONSUN,portanto o resto é TPM dos derrotados.