terça-feira, 16 de dezembro de 2008

ALEPA – A expectativa em torno da CPI

Nesta terça-feira, 16, as atenções estarão voltadas para a Alepa, a Assembléia Legislativa do Pará, onde serão definidos o presidente e o relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) destinada a apurar as denúncias de violação dos direitos humanos e de abuso sexual envolvendo mulheres, adolescentes e crianças do Marajó. A maior expectativa é sobre a situação do deputado Luiz Afonso Sefer, líder do DEM e indicado pelo partido para suplente da CPI, a despeito de responder a uma ação judicial, que tramita sob segredo de Justiça, na qual é acusado de pedofilia.
O imbróglio envolvendo o líder do DEM na CPI fatalmente coloca em xeque a credibilidade da comissão. Afinal, repita-se, qual a autoridade moral da CPI para apurar as denúncias que justificaram sua criação, sem investigar a acusação contra o parlamentar que dela faz parte? E como apurar com um mínimo de isenção a denúncia envolvendo Sefer, se este integra a CPI?

6 comentários :

Anônimo disse...

Tem um conselheiro,que chega ao TCE em seu carro particular, querendo com isso,passar a impressao que é o "paladino da moralidade.No entanto,o carro do TCE e seu motorista fica fazendo serviços domesticos na residencia do Conselheiro, não seria mais honesto entregar o carro ao orgão,ja que não o usa? O nepotismo cruzado com o TCM, foi feito com o seu filho que trabalhava no TCE, e sua esposa foi aposentada pelo TCE, vinda de outro orgão, em pouco mais de 2 meses de trabalho no TCE.Imagina-se o que teria ocorrido, à época, na presidencia da Camara Municipal de Belém.Esse Pais precisa ser passado á limpo.Chega de falsos MORALISTAS! Adivinhe quem é ?

Anônimo disse...

As questões que levaram ao levante de Igarapé-Miri são:
Uma prefeita e boa parte de vereadores corruptos, incompetentes e nepotistas. A prefeitura que está endividada até a medula, inclusive com o tráfico. Isso mesmo, deve dinheiro até ao tráfico, pois não teve competência para utilizar recursos públicos.
Aliás, Igarapé-Miri e Vila Maiuatá pertencem á rota do tráfico de drogas e a organização criminosa local domina as vidas e rotina das famílias, domina a economia local, domina a marginalidade e até parte de uma juventude drogada, embrutecida e sem nenhuma perspectiva de futuro. Súcia de malandros que atuam livremente em ações criminosas organizadas, tudo sob a complacência da segurança local. Detalhe: a polícia tem conhecimento e provas, mais está sucateada, reduzida e viciada.
Há centenas de servidores que estão sem salários há mais de três meses e indignados, visto que a economia do município gira em torno do dinheiro estatal, quando não do pequeno comercio, do extrativismo, além contrabando e do tráfico.
A exclusão do povo é brutal, há famílias inteiras passando fome, subnutridas, doentes, sem educação, sem emprego.
A água consumida não é tratada, está contaminada, podre. Falta saneamento básico e investimento em educação.
Antes de atearem fogo na comarca, os criminosos roubaram armas e drogas apreendidas, ou seja, foi uma ação propositalmente articulada com o claro propósito de destruir e sumir com provas de crimes.
Outra questão é que Igarapé-Miri, historicamente, sempre foi dominado por famílias e políticos corruptos e contraventores, pois os endêmicos tráficos e contrabandos têm uma relação tão antiga quanto íntima com a cultura local. Relação de dependência que, gradativamente foi vilipendiando, dilapidando as parcas economias e a formação social desse povo.
Lamentavelmente não está longe a possibilidade de novas rebeliões populares, mais radicalizadas, nessa terra do Pará de direitos.

Anônimo disse...

hoje a ALEPA vai estar na mira.

Anônimo disse...

500 mil motivos para não sair daqui

Uma matéria de revista. Foi o “ponta pé” inicial para que fosse colocada em prática uma idéia que já estava amadurecendo.E naquele dia de agosto sem qualquer ajuda técnica, apenas com as instruções disponíveis na matéria, você fez nascer este espaço chamado simplesmente de blog do Barata.O primeiro nome foi deixado de lado.O do seu editor é mais forte.se sobrepôs a qualquer outro.
Não foi uma caminhada fácil. Sem qualquer recurso, pôde mesmo contar com o apoio de amigos, amigos de verdade, aqueles que conhecem a sua alma, sabem exatamente quem é o homem tenaz, rigoroso em suas posturas diante do grotesco e do intragável mundo da política, do qual você conhece quem são as exceções, que nesse caso não deveriam confirmar a regra.
Impossível deixar passar em brancas nuvens os 500 mil acessos desse blog. Incomoda, fascina, informa, conduz tomada de atitudes (sabemos que sim), monopoliza e definitivamente já ultrapassou os limites do seu criador. Pertence a todos e ao mesmo tempo a ninguém. È um ser alado cibernético.
Acompanho cada acusação injusta que fazem a respeito desse blog. Acompanhei também a fase que você o deixou de língua solta para os seus blogados. Alguns deles abusaram daquilo que é uma regra básica: liberdade para quem não tem escrúpulos, não é liberdade, é esconderijo. Não me refiro aos anônimos que são maioria, mas aqueles que usam desse modo de manifestar-se para escrever imundícies. Mas isso é passado.
O bom dessa história, meu caro Barata, é que esse é um lugar só seu, que você deixa entrar quem acha que deve entrar, como uma casa de campo, onde existe a farra até o momento que o dono da casa começa a perceber que estão extrapolando ou abusando da sua paciência.É só um click e pronto.
Alguns admiradores seus dizem que este é um lugar onde podem manifestar-se sem se sentirem ameaçados. Não é assim que nos sentimos na casa dos amigos?
Estes 500 mil acessos lhe custaram alguns desabores, mas sabemos, (os que o conhecem) que nada o afasta daquilo que se determina a fazer.Esse blog é um lugar onde é exposto toda a sua competência e paixão pelo que é: um jornalista puro, daqueles que aos poucos estão deixando de existir.
Muito da sua personalidade está aqui. Reconhece virtudes de quem de fato às tem, critica com veemência, mas cada palavra é verdadeira. Quando não é, corrige. É capaz de gestos de generosidade, mesmo para quem acha que não mereceria. Responde à altura as leviandades e deixa passar comentários que dificilmente outro deixaria. De verdade? Você dá “um nó” na cabeça de muita gente.
Apenas aqueles que sabem da pessoa fascinante que você é, entendem que uma coisa, é o jornalista que informa e emite opinião, seja ela qual for, outra, é o homem de 500 mil qualidades e que poucos têm o privilegio de conhecer todas elas.
Você mereceria uma festa, mas essa é sua mais contrastante faceta. Quem, em público, se manifestaria? Nem eu. Só anônima.
Mais milhares de 500 mil pra você!

Lucia

Anônimo disse...

O que você pode esperar de um Estado no qual uma desembargadora que roubou quando era juíza recebeu como prêmio aposentadoria itegral? Por que ela não pagou o que roubou e não demitida a bem do serviço público? Não tem resposta que justifique.
Por que o processo da condenação do "advogado-jornalista" Hamilton Gualberto não saiu mais da gaveta e ele continua livre, escrevendo sobre justiça? Esse cara matou um senhor indefeso quando era delegado de polícia.
O povo deveria invadir e tocar fogo nesse Tribunal de Justiça do Estado. Tem gente que deve dizer: "Isso é um absurdo, o caminho é a democracia". Que democracia é essa que só pune pobre?
O Tribunal de Contas do Estado desrespeita até decisão do Supremo Tribunal Federal e nada acontece. Alguém acredita que esse tribunalzinho faça alguma coisa que se aproveite, a não ser funcionar como cabide de emprego para torrar o dinheiro público que deveria ser aplicado em saúde e educação, reduzindo a violência?
Como acreditar num Estado que a CPI da Pedofilia tem um pedófilo. Parece piada, mas não é.
O que esperar dos jornais da cidade que protegem esse pedófilo porque ele é amigo dos donos? E dizem que dois jornalistas com status de diretor - um do Diário e outro do Liberal - recebem, cada um, mais de R$ 7 mil or mês do TCE para não fazer nada, ou melhor, para funcionar como seus olheiros e nada publicarem contra o tribunal.
Ainda querem que o povo acredite em democracia. Isso sí vai mudar quando começarem a matar esses safados e meterem fogo nesses tribunais que só servem para proteger corruptos e ricos.

Anônimo disse...

O tucano Bira barbosa é o presidente e Arnaldo Jordy, do PPS, o relator da CPI da Pedofilia. O Conselho Tutelar protocolou um pedido de acompanhamento dos trabalhos da Comissão. Ninguém mexeu na questão da presença do deputado Luis Seffer como suplente na Comissão, mas o deputado Carlos Bordalo, do PT, protocolou requerimento pedindo a convocação de Seffer e do bispo D. José Luiz Azcona para serem ouvidos.