terça-feira, 16 de dezembro de 2008

TCE – Mamata do nepotismo acaba sexta-feira

Segundo matéria assinada pelo jornalista Carlos Mendes, no site do Estadão (www.estadao.com.br/nacional/not_nac294831,0.htm), o presidente do TCE do Pará (Tribunal de Contas do Estado), Fernando Coutinho Jorge, anunciou que até sexta-feira, 19, serão demitidos os parentes de servidores que ainda existem no órgão. Com isso, o TCE do Pará cumpre decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que há três meses editou súmula proibindo nepotismo no serviço público.
A decisão ocorre depois da denúncia feita pelo Jornal da Globo na segunda-feira, 15, sobre a prática escancarada de nepotismo no TCE do Pará, em reportagem da jornalista Jalília Messias, da TV Liberal, afiliada no Pará da Rede Globo de Televisão. Uma das exoneradas será a própria mulher do presidente do TCE do Pará, Rosemary Fellipe Jorge, lotada no gabinete de Fernando Coutinho Jorge, ainda segundo o Estadão.
Em matéria que foi ao ar no Jornal Liberal – 2ª Edição, no início da noite desta terça-feira, 16, a TV Liberal também anunciou a decisão do TCE em demitir até sexta-feira, 19, os parentes de servidores do tribunal.

18 comentários :

Anônimo disse...

Essa acabou de sair do forno Barata:

TSE nega registro de candidatura a prefeita reeleita de Santarém (PA)

16 de dezembro de 2008 - 22h53

Por maioria de votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na sessão plenária desta terça-feira (16), o registro de candidatura de Maria do Carmo Martins Lima, que havia sido reeleita prefeita de Santarém (PA) nas eleições de outubro. O TSE decidiu que Maria do Carmo é inelegível porque a Constituição Federal proíbe a membro do Ministério Público o exercício de atividade político-partidária. Maria do Carmo é promotora de Justiça licenciada. A Corte tomou a decisão ao julgar recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) de impugnação do registro da candidata.
Quatro ministros do Tribunal acompanharam o voto do relator do recurso, ministro Marcelo Ribeiro, que considerou Maria do Carmo Martins inelegível porque a Emenda Constitucional 45, que vedou o exercício de atividade político-partidária por integrante de Ministério Público, passou a vigorar em 31 de dezembro de 2004. Acompanharam o voto do ministro Marcelo Ribeiro os ministros Joaquim Barbosa, Felix Fischer e Arnaldo Versiani.
“Com a vigência da Emenda Constitucional 45, a partir de dezembro de 2004, a prefeita se encontra atualmente inelegível por integrar o Ministério Público”, destacou o ministro Marcelo Ribeiro.
O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, e os ministros Eros Grau e Fernando Gonçalves divergiram do relator por entender que a Constituição Federal assegura a reeleição do candidato eleito e que, se Maria do Carmo foi eleita prefeita em 2004, ela teria nas eleições de 2008 o direito de concorre a reeleição, apesar de ser integrante do Ministério Público.
A defesa de Maria do Carmo afirmou que, em 31 de dezembro de 2004, data em que foi promulgada a Emenda Constitucional 45 (Reforma do Judiciário), ela já estava licenciada do Ministério Público e já havia sido eleita prefeita de Santarém. Portanto, segundo a defesa, ela obteve com a eleição o direito de se candidatar à reeleição em 2008.

http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=1140460

Anônimo disse...

barata

sera que u Coutinho demitirá o nepotismo cruzado, citarei um o irmçao do LAVAREDA do TCM, Danilo REIS esta no TCE, EM TROCA DE UM PARENTE DO TCE NO TCM.

Anônimo disse...

Anônimo das 4.52hs.

Se for para demitir os enquadrados como nepotismo cruzado, os TC ficarão vazios, pois sou do TCM é aqui tem mais de 50 parentes de conselheiros do TCE e o mesmo deve acontecer no TCE.

Anônimo disse...

aquela cara cínica do Coutinho é um tapa na cara da gente.pagamos nossas contas, nossos impostos (e ai de npos se não pagarmos), pra servir de palhaços pra esses ...bom, deixa pra lá, se nao não passa.

Anônimo disse...

Barata,
Agora falta a imprensa bater na porta ao lado do TCE, ou seja, no Ministério Público de Contas, órgão igualmente voraz quando se trata de bancar parentes com recursos públicos. Proporcionalmente é muito pior que o irmão mais famoso...

Anônimo disse...

Que exonere os apadrinhados e abra, imediatamente, concurso público!

Anônimo disse...

Nao entendo para que existem dois tribunais de conta num estado, já que na maioria das federações existe apenas um.

Anônimo disse...

Barata,

isso é um absurdo!! nosso estado é super mal visto lá fora por causa desse tipos q usam o erário para benefico próprio!! um absurdo o "cara" dizer q não iria demitir a mulher... "simples assim", como ele disse!!

e ainda tem gente q vem aqui e fica defendendo esses caras. uma vergonha!!

o Pará não é terra do "Ja teve" nããããão!!

é terra do "Já tem..."

tem:

- corruptos, de todas as especies, pra dar e vender!!

- pedófilos!!

- assassinos de médicos, advogados, trabalhadores, pais de familia, etc!!

- nepotismo [re]cruzado!!

o que mais?? o que mais??

o que mais nos falta???
-

Anônimo disse...

AGORA SÓ FARTA OCÊS DOIS CRUZAR A TURMA DE VAGABUNDOS DO TJE COM PARENTALHA NOS TCS E RECÍPROCOS.
PÔ AÍ O BICHO VAI PEGAR CUMPADI.

Anônimo disse...

Barata será que esta faxina chega na Prefeitura Municipal de Belém. Onde o Prefeito emprega os parentes e os parentes dele empregam os seus parentes...?

Anônimo disse...

Como uma serpente provando do seu próprio veneno da perseguição, os irmãos Martins estão ganhando seu espaço no Butantan... Com certeza com o apoio do mensaleiro juramentado PAULO ROCHA essa é mais uma grande Pizza!!!

Anônimo disse...

Funcionários públicos como o ANÔNIMO das 12:14 (17.Dez), que trabalha no TCM, são imprescindíveis para que um dia esse nepotismo abjeto, repulsivo e nojento seja reduzido. Só pessoas que estão dentro desses órgãos (TCM, MP junto TCM, TCE, MP junto ao TCE etc.) é que poderão municiar a OAB e o Ministério Público Estadual (se, um dia, sair da sua letargia...) com os nomes e cargos do nepotismo cruzado.

Anônimo disse...

Funcionários públicos como o ANÔNIMO das 12:14 (17.Dez), que trabalha no TCM, são imprescindíveis para que um dia esse nepotismo abjeto, repulsivo e nojento seja reduzido. Só pessoas que estão dentro desses órgãos (TCM, MP junto TCM, TCE, MP junto ao TCE etc.) é que poderão municiar a OAB e o Ministério Público Estadual (se, um dia, sair da sua letargia...) com os nomes e cargos do nepotismo cruzado.

Anônimo disse...

Mas deu tempo de fechar a folha de pagamento e vão receber normalmente o mês de dezembro. Receberam o 13º salário e aos mais espertinhos até férias. Coutinho Jorge continua com aquele sorriso sarcárstico por baixo do bigode e dos panos.

Anônimo disse...

Drª Angela Sales
O que esta acontecendot a senhora tem conhecimento do nepotismo implantado na vice governadoria,onde o vice derespeitando acintosamente a sumula, mantém aproximadamente sete parentes diretos com DAS e nada acontece. É estranho, será que tem alguma coisa por trás que inibe a OAB de tomar as providências de moralização cabiveis.

Anônimo disse...

17:46, sabe aquele livro? coisas que voce queria saber sobre sexo mas nunca reve coragem de perguntar?, pois é essa serviria para sua questao, so que sexo é muito melhor, esses TCs nao sao tao saudaveis assim.

Anônimo disse...

Tem que acabar com essa praga conhecida como D-A-S. Esse instrumento de distribuição de renda entre amigos e familiares. Ou o Estado abre concurso ou se vira com os funcionários que tem a disposição.

Anônimo disse...

Temos que acabar com essa "praga chamada DAS", ou pelo menos diminuir bastante seu quantitativo!!

É natural que alguem que assuma uma Secretaria ou outro orgão, queira ter pessoas de confiança proximas a ele(a). Mas, daí a ter 10, 15 DAS a sua (e de outros!!) disposição já DEMAIS!!

Outra coisa que acontece muito é que, geralmente, esses DAS são pessoas não-qualificadas (leia-se SEM CONHECIMENTO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO!) para assumir cargos importantes em um orgão publico. Ai nós, servidores concursados, ficamos a mercê dos [DES]MANDOS dessas pessoas... Que geralmente, ocupam cargos porque militaram na campanha do(a) candidato(a) eleito(a) ou de pessoas proximas a ele(a)...

Acho que outra solução para esse fisiologismo/nepotismo seria aproveitar a "Prata da Casa", ou seja, servidores concursados, que sabemos que, em sua maioria, são comprometidos com as politicas de Estado e não com as de [um] Governo,em particular!!

É por isso que muitas obras, projetos e programas não tem continuidade: quando o proximo gestor, diretor, chefe [DAS] é empossado, mudam-se as estrategias, as ações... que nem sempre vão de encontro às necessidades do coletivo, do bem comum, da população em geral!!