domingo, 28 de fevereiro de 2016

UFPA – Segundo denúncia, Maneschy atropela processo sucessório mirando em candidatura a prefeito de Belém

Maneschy: suposta retaliação a rival do candidato preferencial a reitor.

Denúncia feita em comentário anônimo, acusando o atual reitor da UFPA, Carlos Maneschy, de retaliar o principal adversário do candidato preferencial à sua sucessão:

Parece que esse mosquito do desgoverno picou também o reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Edilson Maneschy, que pediu ao seu pró-reitor de Administração, Edson Ortiz de Matos, que entregue o cargo, mesmo estando oficialmente de férias, porque estava atrapalhando a decolagem da campanha de seu candidato favorito a reitor da UFPA, o também pró-reitor de Pesquisa, Emanuel Tourinho.
Essa "dengue" ainda provocou outros sintomas anormais no dirigente, que até então se mostrava sério e equilibrado. Sabe-se que tão logo acabe as férias de Edson Ortiz de Matos, no dia 1º de marco de 2016, o reitor Carlos Maneschy vai implacavelemente exonerá-lo.
A pressa na condução do processo de eleição para os novos dirigentes da UFPA está ligada ao fato de que o reitor Carlos Maneschy foi convidado para concorrer ao cargo de Prefeito de Belém (não se sabe se pelo PPS, PMDB ou coligação dos dois) nas eleições de outubro deste ano e deve deixar o cargo até início de abril, para ter direito de concorrer.
Todo esse interesse do atual reitor Carlos Maneschy em fazer carreira política está fazendo ele encerrar sua administração, o que só aconteceria oficialmente em julho de 2017, e apressadamente direcionar a escolha para o seu candidato escolhido, Tourinho.
Isso criou um mal-estar tremendo na universidade e o reitor Carlos Maneschy não tem nem pudor em, escancaradamente, chamar em seu gabinete servidores e docentes para pedir o apoio a candidatura de seu apadrinhado.
Por outro lado, Edson Ortiz é bem mais aceito pela comunidade universitária, tem longos anos de dedicação à instituição e apresenta posições não tão conservadoras ou elitistas como as do atual reitor.
Esse mês de março vai provocar tremores no último andar do Prédio da Reitoria: será oficialmente lançada a candidatura do Pró-Reitor de Administração Edson Ortiz para reitor da UFPA. 


32 comentários :

Hélio Raymundo Ferreira Filho disse...

Edson Ortiz de Matos foi meu professor no Curso de Engenharia Elétrica, nas disciplinas Máquinas Elétricas I e II na UFPa. É um profissional sério, competente e íntegro, que contribui muito com seu trabalho e qualificação pessoal para a nossa UFPA. Por certo, caso esses fatos venham se verificar, perde a UFPA um servidor dedicado e excelente professor.

Anônimo disse...

A eleição para reitor será quando? Grande novidade, o Ortiz será candidato mesmo? Se essa notícia for verdadeira, tem que ser divulgada, pois o admiro como profissional competente, honesto e com toda a certeza meu voto será dele.

Anônimo disse...

Ortiz certamente será o melhor reitor, pois conhece como ninguém o andamento e funcionamento da universidade. Experiência conquistada ao longos de muitos anos. Meu voto é seu prof. Ortiz

Anônimo disse...

O Candidato do Reitor é uma conveniência política. Apagado institucionalmente, já tentou eleger-se outras vezes e é rejeitado por não conjugar os essenciais elementos ao exercício do cargo, dentre eles a eleição do eleitorado. A atitude do Reitor de enfiar sua candidatura guela abaixo foi o maior tiro no pé, mais ainda utilizando ardiz como esse de afastar seu maior aliado, Prof. Ortiz. De fato, triste ver o quanto os interesses eleitoreiros valem mais que os interesses institucionais e a própria amizade e agradecimento à doação de uma vida.

Crios Adrião disse...

Vivemos num momento em que o Brasil é refém de uma crise política e essa crise abalou profundamente a econômia brasileira, e esse retrato de um Brasil refém, se reflete nas instituições públicas. Vamos Ilustre Prfº Ortiz lute! A classe docente concerteza estará ao seu lado.

Anônimo disse...

Caro Barata,
A escolha do Reitor deve ser democrática e ser feita pelo voto direto da comunidade(alunos, servidores e docentes) da UFPA, e como regra básica não deve ser atrelada a política partidária e nem a retaliações contra qualquer pretendente ao cargo.
A consulta a comunidade deve ser livre e soberana, o que vale é o VOTO!
Quero opinar e ressaltar que dentre os candidatos já postos e divulgados, o professor ORTIZ é o que melhor se apresenta para administrar com excelência nossa querida Universidade, pois é um profissional sério, competente e íntegro, que contribui muito com seu trabalho e qualificação pessoal, e mais que isso, já faz parte da atual administração do Reitor MANESCHY exercendo o cargo de pró-reitor de administração.
Atenciosamente,
Professor ALEXANDRE
IFPA/Campus Belém

Anônimo disse...

O Professor Ortiz sem dúvida alguma será a melhor opção para a futura reitoria da Federal. Creio que se eleito, iniciará um belo trabalho à frente da reitoria. Pois é um homem honesto e que conhece profundamente cada pedacinho desta universidade. Por isso, estou com ele nessa jornada.

Unknown disse...

O professor otiz e uma pessoa e um profissional muito serio, de conduta moral ilibada! Se porventura for exonerado isso sera uma VERGONHA!!!!!

Anônimo disse...

Muito triste quando vemos o interesse político acima de uma instituição como a UFPA. O Excelentíssimo Reitor Maneschy prometeu comandar até 2017, e hoje o que vemos? Abandona a Universidade em busca de uma carreira política, faz alianças desmedidas e agora pouco parece se interessar com o futuro da nossa amada instituição. Reitor seu candidato e você são uma grande piada.

Anônimo disse...

Se olharmos para o desempenho como Pró reitores dos dois candidatos mencionados, e para suas inserções nas de agências que discutem e decidem políticas para as universidades, não há dúvida que o mais qualificado e que tem perfil para exercer a função de reitor é o prof. Emmanuel Tourinho.

Anônimo disse...

Barata tenho certeza que essa denuncia anônima....partiu de que já esteve bem próximo do Reitor, a algum tempo depois:UFPA – Maneschy e seus ilustres fantasmas

Anônimo disse...

Com relação ao atual reitor, era esperado devido a condução de sua administração e as "moedas" de troca para eleger de forma obrigatória seu apagado sucessor, agora com relação aos candidatos nem de longe (pra quem não eh cego) o ortiz chega a ser uma opção para uma nova UFPA, basta uma consulta das experiências acadêmicas e de projetos que beneficiam o estado, afinal a UFPA deve formar e ajudar nosso tão sofrido estado desgovernado por pessoas elitistas.

Anônimo disse...

Com relação ao atual reitor, era esperado devido a condução de sua administração e as "moedas" de troca para eleger de forma obrigatória seu apagado sucessor, agora com relação aos candidatos nem de longe (pra quem não eh cego) o ortiz chega a ser uma opção para uma nova UFPA, basta uma consulta das experiências acadêmicas e de projetos que beneficiam o estado, afinal a UFPA deve formar e ajudar nosso tão sofrido estado desgovernado por pessoas elitistas.

Lima, Joaquim Maia. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lima, Joaquim Maia. disse...

Tem meu apoio.

Lima, Joaquim Maia. disse...

Prof. Dr. Edson Ortiz um excelente candidato, tem todo meu apoio.

Anônimo disse...

Esse pessoal escreve besteira demais. Em primeiro lugar quem escolheu o Prof. Tourinho para ser o candidato oficial, foi um "colegiado", ou seja - foram todos que formam o grupo do Reitor. Não foi uma "vontade" do Maneschy como falam. Agora comparar o Tourinho com o Ortiz, é brincadeira. O Prof. Tourinho é muito mais preparado, o Prof. Ortiz, apesar de ser uma boa pessoa nem de perto tem perfil de Reitor. Segundo dizem, agora pro Maneschy isso pouco importa, já que ele decidiu que vai concorrer ao pleito de Prefeito.

Anônimo disse...

Outra coisa, alguns escrevem Dr. Ortiz. Quem sabe que ele é "Doutor"????? pelo que sei, o Tourinho sim é Dr.

Anônimo disse...

o trágico nessa história é que o reitor deveria era renunciar para o vice assumir. O caminho que tomou é uma clara retaliação ao vice

Anônimo disse...

O ANONIMO DAS 05:06, TÁ TOTALMENTE POR FORA. O REITOR E SEU VICE DECIDEM OS PASSOS A SEREM TOMADOS CONJUNTAMENTE. NÃO ESTOU AQUI QUERENDO DEFENDER "A" OU "B", MAS A JUSTIÇA DEVE SER FEITA. MEU VOTO AQUI É DO PROF. ERIK PEDREIRA, QUE SERÁ O ULTIMO COLOCADO MAS TEM PROPOSTAS OTÍMAS.

Anônimo disse...

Não concordo, acho que pra comandar uma universidade tem que saber administrar é isso o professor Ortiz já mostrou que sabe fazer muito bem, embora o professor Tourinho tenha o que?! Mais publicações científicas, seria isso,o perfil de reitor?! não passa de fírula, quimeras nos dias de hoje, fica bonito na apresentação apenas, creio que para os dias de hoje precisamos de algo mais prático e que funcione, sem esse lero lero todo. acho o professor Tourinho um homem bacana, mas não acho
Que ele tenha o arrojamento e principalmente a coragem do professor Ortiz.

Anônimo disse...

A título de conhecimento o Professor Ortiz é Dr. sim

Anônimo disse...

Para informar: o Ortiz defendeu o doutorado há menos de 15 dias. Correu como pode para defender e poder se candidatar - só doutores podem ser reitores. Entregou a tese de qualquer jeito.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o anÔnimo das 18:45, em tempos de crise precisamos de alguém com coragem e que tenha experiência em administrar o dinheiro público. E esse com certeza, é o Dr. Ortiz, que a propósito defendeu sua tese com méritos e não de qualquer jeito como escreveu o anônimo das 23:40....

Anônimo disse...

Então o prof. ortiz Tavares fazendo doutorado durante esses últimos 4 anos? Paralelamente era pró-reitor de administração. Então na verdade ele praticamente nem era o gestor da provas, pois sei assimo fosse não conseguiria fazer doutorado com tantas atribuições que o cargo requer. Então conclui-se que a gestão era feita por seus assessores e equipe, caso isso não seja verdade a tese de doutorado deve ter sido feito na coxas e só para garantir o título.. Sem nenhum compromisso com a qualidade e geração de conhecimento.. Razão de ser de um doutoramento. Tido isto creio q agora o prof ortiz deva produzir alguns artigos e fazer algumas publicações em revistas qualis B e daqui a uns 4 anos colocar seunome pra concorrer ao algo de reitora Ufpa.

Anônimo disse...

Não sabe o que tá escrevendo e nem o que queria dizer!!! esse daí de 7 de março, 08:33 .
Vai fazer um curso e daqui a alguns anos posta alguma coisa que a gente entenda, por favor.
Como quer avaliar alguém se não sabe nem desenvolver um pensamento lógico. Só rindo rsssss

Anônimo disse...

Eita, que a tropa de choque do atual reitor já começou a atacar como sempre e olha que o prof. Ortiz faz ou fazia parte da gestão do pavão Maneschy. Essa turma só sabe achincalhar os outros e colocar o pavão como o melhor de todos. Para eles, a UFPa só iniciou com a gestão deste dito cujo, ignorando que a conquistas da UFPA se devem também aos outros reitores que palmilharam todo um caminho e quando o atual reitor assumiu já existia um PDI que norteava as ações a serem efetivadas. A UFPA não foi construída a partir de 2009.

Anônimo disse...

Você está completamente equivocado sobre o entregar a "tese nas coxas" acho que no
Fundo te bateu uma invejinha pq o professor Ortiz não só conseguiu concluir seu doutorado muito bem, como conseguiu cumprir seus compromissos como pro reitor, a maior
Prova disso é ter sido chamado mais de
Uma vez para ocupação de cargos importantes dentro da instituição, se fosse um homem que gostasse de entregar seus serviços nas coxas acho
Que o professor Maneschy jamais o
Teria chamado para um pro reitoria de administração, principalmente se fosse para o mesmo negligenciar seu trabalho. Falta a você Anônimo dar o crédito que as pessoas realmente merecem e não
Desmerecê-las. Limpe seu coração. Fica com Deus

anônimo disse...

ah isso tá valendo? kkkkkk Piada

Agora sim, esse mês em meio à reitoria e campanha ele conseguiu terminar. E eu, fazendo só o doutorado tá pegando. Interessante.

anônimo disse...

concordo. Será o último colocado...rsrsrs

Brincadeira, acredito que o Erick vai ser o terceiro.

anônimo disse...

Realmente, como tudo em administração pública, cada um faz uma parte. E a parte do Maneschy foi realmente digna de muitos méritos. Deixa uma universidade muito maior, expressiva e plural.

Tenho certeza de quem qualquer um que ganhar tambem dará sua contribuição. Voto no Emmanuel, para mim é de longe o mais preparado.

anônimo disse...

Olhe, isso é realmente admirável. Mas eu duvido muito que alguém com todas essas atribuições do cargo e ainda com o processo eleitoral a todo vapor( pois começou faz tempo, nos bastidores) consiga fazer, duas três. .......múltiplas coisas ao mesmo tempo com qualidade. Alguma saiu prejudicada. Eu voto na tese.