segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ZENALDO – Secretária em débito com o IPTU

        Se nem as próprias autoridades cumprem a lei, como convencer o cidadão comum a respeitá-la?
        Esta é a pergunta que não quer calar, diante da denúncia de que a nova secretária de Finanças de Belém, a contadora Suely Lima Ramos Azevedo, responde a processo judicial movido pela fazenda pública municipal, que ela agora comanda, por não pagar o IPTU, o Imposto Predial Territorial Urbano. A execução fiscal contra a nova titular da Sefin, a Secretaria Municipal de Finanças, tramita na 5ª Vara de Fazenda da capital desde janeiro do ano passado e o valor da causa foi arbitrado em R$ 1.090,77, segundo revela O Estado de S. Paulo, em matéria do jornalista Carlos Mendes, correspondente do jornal em Belém.
        A cobrança do IPTU, assim como outros impostos, só entra na fase de execução judicial depois de esgotada a fase administrativa para recebimento da dívida, assinala Mendes na matéria. Em Belém, antes mesmo que o caso vá à justiça, a prefeitura chega a reduzir em até 90% a cobrança de juros e correção do débito principal, acrescenta o jornalista.
        “A secretária já foi citada pela juíza Odinéia Tavares para pagar o débito, mas ainda não se manifestou. Procurada, Suely Azevedo não quis falar, mas em nota afirmou que sua relação como contribuinte do IPTU nada tem a ver com o cargo que agora ocupa na prefeitura de Belém”, sublinha ainda Mendes. E arremata: “Ela não informou quando pretende pagar a dívida e nem respondeu sobre o desconforto de cobrar do contribuinte inadimplente um débito que ela própria se recusou a pagar.”

21 comentários :

Anônimo disse...

Jesus, Sucupira é por aí. kkkkkk para não chorar.
Pobre Belém, não tem sorte mesmo, e nós? Top, top, top... e tome top.

Anônimo disse...

Meu caro barata,

Começaram as decepções com o Zenaldo, que inicia sua administração com dois secretários de sua equipe "ficha suja" (Rosa Cunha e Tereza Cativo). Ambos estão bronqueados na justiça, respondendo processos por improbidade administrativo e corrupção. E depois, quer convencer a opinião pública que seu governo não tem qualquer semelhança com o do DUDU.

Barroso disse...

Barata, sou Contador e estou na parada. A Suely foi minha colega na Seplan e é competente. Agora essa do IPTU machuca

Anônimo disse...

Além do caso da Suely Ramos, o Zenaldo inicia o seu governo com uma equipe de ficha suja (Tereza Cativo e Rosa Cunha), que respondem processos na justiça por improbidade administrativa e corrupção. Depois o ZenalDUDU vai dizer que qualquer semelhança com o DUDU é mera coincidência.

Anônimo disse...

Sinceramente, tô começando a desconfiar que o povo de Belém foi vítima de um estelionato eleitoral. E que nada mudou com o Zenaldo à frente da prefeitura, porque com uma equipe de ficha suja (Rosa Cunha e Tereza Cativo). E o procurador do governo DUDU, filho do desembargador João Maroja, que prestou relevantes serviços ao DUDU, e agora assumi a Secretaria de assuntos jurídicos. Tudo nos dá a nítida impressão de que nada mudou, com essa dança de cadeiras.

Anônimo disse...

É lamentável e decepcionante para a maioria dos seus eleitores, vê o Zenaldo iniciar o seu governo com dois secretários de sua equipe, respondendo processos na justiça por improbidade adminstrativa e corrupção (Tereza Cativo e Rosa Cunha). Sem falar da sonegadora de imposto, Suely Ramos, que assumiu o comando da Sefin. Será que o Zenaldo quer copiar o modo DUDU de governo??

Mestre Chico Barão disse...

ACORDA O JOÃO 16:20

A nomeação dessa secretária que para não ferir de morte a imagem de uma gestão logo no inicio deve ser substituída talvez até por alguém pior me faz lembrar um filósofo da antiguidade, Epicuro de Samos, que em suas lucubrações fez uma sobre Deus, questionou-se:

Deus, ou quer impedir os males e não pode, ou pode e não quer, ou não quer nem pode, ou quer e pode?

Se quer e não pode, é impotente. O que é impossível em Deus.

Se pode e não quer, é invejoso: o que do mesmo modo, é contrário a Deus.

Se nem quer nem pode, é invejoso e impotente; portanto sequer é Deus.

Se pode e quer, que é a única coisa compatível com Deus, donde provém então a existência dos males?

Por que razão é que não os impede?

Isso será respondido pelo Zenaldo nas mesmas condições de poder guardando as devidas proporções de mando a de Deus no Universo e a sua como prefeito de Belém.

Eu lembrei de Epicuro para lembrar também que é impossível achar seriedade em atos políticos como esse que não traduz verdade, esquece da mentira e vira assunto de futricas.

Porque em verdade vos digo não ter responsabilidade em dar satisfação aos que estão submetidos aos seus atos é coisa de ditador, oligarca, tirano ou qualquer outro infeliz que não tem responsabilidade de ser sério e isso até os imbecis sabem e talvez sigam o dito 'Em terras de sapo, de cócoras com ele', transformando IPTU em Ignore Pelo Termo Useiro.

Voltando a Epicuro, nós podemos questionar da mesma forma os vereadores o seguinte: se querem impedir os males na prefeitura e tremem de medo, nunca ganharão nada. Se podem (e podem), mas não querem, são falsos, incompetentes e não merecem a confiança dos belenenses. Estão esperando o quê? E por que razões nunca dizem nada contra nomeações como essa?

Em nossa política caseira, a arma tem que ser a mesma; seriedade, porém, com mais inteligência. Estão vencendo há décadas os que usam futricar e fuxicar os oponentes apenas no período eleitoral pelo simples fato de que ninguém ainda ousou ou ousa futricar e fuxicar melhor do que eles depois das eleições preferindo guardar munição e esperar se abastecer de mais para usar apenas no próximo pleito onde a pólvora está seca mas não é fresca!

Ainda é tempo de alguém se mexer para não haver continuidade nas patifarias da gestão passada eu aconselharia o Zenaldo presentear logo a população com as palavras contidas em João 16:20 “Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria”.

Caso contrario que Deus se apiede de sua alma e os eleitores de sua vida política, pois me dói só em pensar!

MCB

Anônimo disse...

Muito "boa" essa equipe, mas devemos acrescentar que além de 3 secretarias ocupadas por quem está sendo processado, tem ainda o Guto irmão do Zenaldo e ex mulher e atual cunhada do Jatene além dos parentes do Sérgio Leão. Tá dominado, mano!

Anônimo disse...

E viva o jornalismo praticado pelo Carlos Mendes.Esse que não tem rabo preso com políticos.

Anônimo disse...

Muito técnica essa equipe,dá para avaliar o cuidado das escolhas. Coitada da cidade e dos que nela moram, mas pelo menos vou economizar no IPTU nos próximos 4 anos.

Anônimo disse...

Com uma equipe composta por ficha sujas (Tereza Cativo e Rosa Cunha), mais a prática descarada de nepostismo, com a nomeação do irmão do ZÉZÉ, mais a cunhada e ex-mulher do Jatene, fica a impressão que o prefeito mudou, mas o padrão DUDU de governo persiste. Não é mesmo??

Anônimo disse...

Com uma equipe composta por ficha sujas (Tereza Cativo e Rosa Cunha), mais a prática descarada de nepostismo, com a nomeação do irmão do ZÉZÉ, mais a cunhada e ex-mulher do Jatene, fica a impressão que o prefeito mudou, mas o padrão DUDU de governo persiste. Não é mesmo??

Anônimo disse...

Com uma equipe composta por ficha sujas (Tereza Cativo e Rosa Cunha), mais a prática descarada de nepostismo, com a nomeação do irmão do ZÉZÉ, mais a cunhada e ex-mulher do Jatene, fica a impressão que o prefeito mudou, mas o padrão DUDU de governo persiste. Não é mesmo??

Anônimo disse...

Já estou começando a desconfiar que o DUDU fez escola, porque o ZÉZÉ já começa sua adminstração com uma equipe de ficha suja, com a nomeação de Tereza CAtivo e Rosa Cunha, e sob o signo do nepotismo, uma prática abominável e criminosa, herdada do governo passado, com a nomeação do seu irmão e mais a cunhada e ex-mulher do Jatene.

Anônimo disse...

Começaram as frustrações do eleitor com Zenaldo, que se elegeu com o discurso de mudança, mas inicia seu governo aplicando a cartilha do DUDU, montando uma equipe de ficha suja (Rosa Cunha e TEreza Cativo) e adotando a prática escancarada de nepotismo, com a nomeação do seu irmão e da cunhada e ex-mulher do Jatene.

Anônimo disse...

Bom, existe o outro lado da moeda, segundo o qual ela entrou num processo de transformação do predio de comercial em residencial e, ainda, que a divida foi originada pelo locador do prédio. É claro que não sabemos dos pormenores, se existe um processo contra o locador ou se é só uma briguinha entre os dois, mas que ela deveria ser mais cuidadosa com a imagem, disso não duvido. Só seria mais elegante ela esclarecer se não pagou por questões de desonestidade...

Anônimo disse...

Tô começando a desconfiar que o povo caiu no conto do vigário, e a eleição desse moço, o ZÉZÉ, foi um estelionato eleitoral, porque se já começa desse jeito,montando quadrilha e praticando nepotismo, imagina o final. Pobre Belém!!

Anônimo disse...


Falando em secretariado, esse perfil do G1-Pa tá uma graça, o que definiu a escolha não foi as habilidades e sim os vínculos familiares e políticos.
Mas, me esclareça Blogueiro-mor: A Cativo não possui formação superior? Se possui porque não consta no perfil?
Enquanto isto a Administração Jatene começa a Fazer Água, todas as tucanas inclusive da SEFA e SEPOF querendo ir pra Ananindeua ou Belém.
Ficamos com cara de quem "Eu já sabia"! Tucanos são assim: primeiro eu depois os meus, se der o povo, mas só se sobrar.
Lisa http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/01/veja-o-perfil-do-secretariado-de-zenaldo-para-belem.html

Anônimo disse...

O padrão do secretariado do Zenaldo já começa a mostrar seu critério de escolha. Bem fizeram os que recusaram, como noticiado neste blog.

Anônimo disse...

Dra. Sueli é uma pessoa com absoluta capacidade para o cargo e experiência mais do que comprovada e atestada, pelos anos no Governo do Estado na Gestão de Almir Gabriel e no próprio Tribunal de Justiça do Pará. Julgar seu caráter, sua competência, sua ética por uma dívida de IPTU é um absurdo. Ela já veio a público e revelou que de fato existe a execução fiscal, oriunda de débito de IPTU de um imóvel seu que à época estava alugado e acordado com o inquilino para este efetuar o pagamento. Algo completamente normal. Por mais que para o fisco o pacto entre as partes pouco importem, para o Direito Civil cabe inclusive Danos Morais e uma ação regressiva contra esse inquilino.

O que eu acredito é que ter um técnica, experiente, competente e conhecedora das finanças públicas é muito bom para o múnicípio. E tenho certeza que não é uma cobrança de mil reais que vai abalar a reputação desta pessoa.

Dra Sueli merece toda a confiança e tenham certeza que é uma das poucas pessoas em que a Ética e Honestidade prevalecem.

Anônimo disse...

Cínico o anônimo das 00:11 ao defender um malfeito da secretária da Sefin. De ser um baba-ovo do Jatene e do Zenaldo se não for um come-e-dorme do TJE igual a tantos que existem naquela poder.