domingo, 11 de outubro de 2009

CÍRIO – Que a chama da fé ilumine a todos nós


Que a chama da fé ilumine a todos nós, tal qual os devotos acreditam que possa ocorrer. E que ilumine particularmente o sofrido povo deste Estado, cujos fiéis voltam a reverenciar Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira do Pará, em uma tradição de mais de 200 anos. Uma tradição que se renova a cada novo ano, permeada pela emoção de quem não perde a fé na vida.
Que esta fé ilumine o caminho que pavimenta até a concórdia. Mas não a concórdia fugaz, que deriva do êxtase improdutivo, mas aquela que floresce no rastro da justiça social, sedimentada na determinação de compatibilizar o socialmente justo com o financeiramente possível. A justiça que não pretende desconhecer as desigualdades próprias a natureza humana, mas que se opõe às desigualdades sociais, que são acrescidas a diferenças naturais e biológicas. A justiça que viceja a partir da perspectiva de que elites e massas são duas realidades concomitantes, mas que só se justificam como elites abertas e massas conscientes.
Estes são os meus votos, com o desejo de um feliz Círio para todos.

2 comentários :

Anônimo disse...

Precisamos realmente de muita fé,

Fé para acreditar num futuro melhor;

Fé para crer que a pedofilia será extinta;

Fé para crer que os governantes serão realmente advogados do povo;

Fé para crer que a corrupção será apenas uma mancha na nossa história, uma lembrança morta no passado;

Fé para crer que a moralidade administrativa triunfará;

Fé para crer que a terra de direitos será realmente de direitos de todos e não de uma minoria;

Fé para crer que um dia estarão atrás das grades aqueles que deixaram de investir em saúde, deixando a míngua centena de pessoas, esses políticos são os verdadeiros latrocidas, pois cometem roubo seguido de morte;

Fé de que para o povo não será dado esmolas transvestidas em bolsas e sim verdadeiras oportunidades.

Será que terei toda esta fé?

Anônimo disse...

Adorei a sua mensagem. Quanto ao anônimo 01:50, compartilho da sua esperança em ter fé, mas sugiro aconfiar irrestritamente em nossa padroeira e pedir cheio de esperança que a sua mensagem se torne realidade.
Feliz Círio pra todos nós.