Pelo
descrédito do Ibope no Pará, na esteira da terceirização de suas pesquisas,
historicamente um terreno fértil para as tentativas de manipulação do
eleitorado, a nova sondagem de intenção de voto na sucessão estadual é recebida
com previsível desconfiança. Até por alguns dos números flagrantemente
duvidosos que exibe. Entre a primeira sondagem, divulgada a 17 de agosto, e
esta nova sondagem, Helder Barbalho, que anteriormente ostentava 38% das intenções
de voto, contra 37% de Simão Jatene, não logrou um crescimento acima da margem
de erro, ao contrário do candidato tucano, a despeito deste liderar o ranking
de rejeição, com um índice de 30%, contra 23% do peemedebista. Apesar da força da máquina administrativa, ainda assim os números do Ibope soam algo inusitados e contraditam o mundo real, no qual o governador tucano frequentemente amarga vaias de populares, em suas peregrinações eleitoreiras, quando feitas sem o reforços das claques remuneradas.
Independentemente
dos eventuais indícios de manipulação, as circunstâncias também
conspiram contra a credibilidade da pesquisa do Ibope. Ela foi encomendada pela
TV Liberal, que integra o grupo de comunicação da família Maiorana, inimiga
figadal do senador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Estado, do qual é
filho e herdeiro político Helder Barbalho, o candidato peemedebista ao governo.
Os Maiorana e os Barbalho, diga-se, travam não só uma disputa política, mas
também comercial, esta protagonizada pelos respectivos grupos de comunicação
das duas famílias. A disputa foi exacerbada depois que o Diário do Pará, o jornal dos Barbalho, superou em vendagem seu concorrente
direto, O Liberal, o principal diário
dos Maiorana, que ainda mantém o Amazônia
Jornal, um tablóide popular. A hostilidade dos Maiorana, em relação aos Barbalho,
ainda tem como combustível a parceria histórica da família com a tucanalha, a banda podre do PSDB,
estimulada pelo tratamento privilegiado concedido aos herdeiros de Romulo Maiorana, frequentemente lesivo ao erário, na partilha
da publicidade oficial, por parte do PSDB. Além de contratos graciosos celebrados pelos sucessivos
governos do PSDB, nos últimos 20 anos, com empresas dos Maiorana, como a TV
Liberal e a ORM Air Táxi Aéreo, por exemplo.
4 comentários :
Barata nem compro mais o Jornal Liberal é so ataques contra os Barbalhos. É rídicula essa imparcialidade.
$erá que as perdas serão muitas para eles.
Estamos de olho e atentos a esse desespero!
E seus comentarios também super tendenciosos, sem dúvidas deve estar atras de um DAS
É grande o desespero dos tucanos. Seu candidato AécioNever destroçado e o Jateve manipulando as pesquisas acintosamente.
16 ANOS. Tá acabando o reinado da tucanalha. FORA JATEVE.
Postar um comentário