sexta-feira, 15 de agosto de 2014

DANÇA – “Energia do público é determinante”

Alex Neoral, diretor do musical:  interação mágica com o espectador.

         “Como estamos fazendo o espetáculo simultâneo à recepção do espectador, temos que ser um pouco mais flexíveis, mas não podemos negar que a energia e reação do público presente influencia e, às vezes, pode ser determinante para o fluxo e andamento do espetáculo.”
         A declaração é do coreógrafo Alex Neoral, que comanda a Focus Cia. de Dança, do Rio de Janeiro, responsável pela montagem do musical “As canções que você dançou pra mim”, no qual a beleza lúdica da dança é embalada pelo romantismo das canções de Roberto Carlos, o Rei. Além de dirigir o espetáculo, ele também integra o elenco de bailarinos do musical, cuja principal peculiaridade é arrebatar a plateia, conforme aconteceu onde já foi exibido. “A arte é assim... É uma única e mesma obra com interpretações diferentes”, assinalou, em entrevista ao jornalista Vitor Luiz Barros, que segue abaixo:

        “As canções que você dançou pra mim” estreou em 2011 e, nos últimos meses, vem realizando essa turnê pelo circuito O Boticário na Dança. O que mais lhe marcou durante estas apresentações? Tem algum momento inesquecível que você possa citar?

        Estamos levando o espetáculo para três cidades - Londrina, no Paraná; Ipatinga, em Minas Gerais; e Belém, no Pará - pelo circuito O Boticário da Dança. Vamos completar 180 apresentações desde a estreia e com o patrocínio da Petrobras estamos podendo circular por mais cidades, como Aracaju, São Luis, Florianópolis e Goiânia, entre outras. Esse espetáculo já esteve também em Nova York, Washington DC e Portugal. As reações são similares: o público se emociona muito, chora, ri, interage, aplaude momentos em cena aberta, canta algumas canções. Existem momento também de contato direto, onde os bailarinos interagem com os espectadores. Uma das abordagens é trocar carinhos com senhoras mais velhas, ao som de "Lady Laura". Esse é um momento delicado, para cada intérprete. Foi bem tocante fazer esse trecho com as próprias mães.

        E nesse meio tempo, você sabe se Roberto Carlos assistiu ao espetáculo? Se isso aconteceu, como foi para vocês?

        Ainda não tivemos o prazer de tê-lo na plateia.

        "As canções que você dançou pra mim" tem um caráter dialógico. Como é corresponder a pessoas diversas, que apresentam sentimentos diferentes diante do espetáculo?

        A arte é assim... É uma única e mesma obra com interpretações diferentes. E uma obra, quando comunica, não deixa de lhe propor uma questão. A resposta e impressão vão ser pessoais e distintas. Como estamos fazendo o espetáculo simultâneo à recepção do espectador, temos que ser um pouco mais flexíveis, mas não podemos negar que a energia e reação do público presente influencia e, às vezes, pode ser determinante para o fluxo e andamento do espetáculo. Ele pode ajudar ou atrapalhar.

        Belém é a ultima cidade a receber o espetáculo apresentado de Norte a Sul? O que significa finalizar mais um ciclo na trajetória da companhia mostrando o seu trabalho em uma cidade no coração da Amazônia?


        Belém é a ultima cidade do circuito O Boticário na Dança. Mas de Belém a companhia segue para Jaraguá do Sul, em Santa Catarina; São Luis, no Maranhão; Nova Friburgo, no Rio de Janeiro; e Manaus, no Amazonas. E ano que vem já temos agendadas apresentações por pelo menos cinco capitais brasileiras.

Nenhum comentário :