Alex Neoral, diretor do musical: interação mágica com o espectador. |
“Como estamos fazendo o espetáculo
simultâneo à recepção do espectador, temos que ser um pouco mais flexíveis, mas
não podemos negar que a energia e reação do público presente influencia e, às
vezes, pode ser determinante para o fluxo e andamento do espetáculo.”
A
declaração é do coreógrafo Alex Neoral, que comanda a Focus Cia. de Dança, do
Rio de Janeiro, responsável pela montagem do musical “As canções que você
dançou pra mim”, no qual a beleza lúdica da dança é embalada pelo romantismo
das canções de Roberto Carlos, o Rei. Além de dirigir o espetáculo, ele também
integra o elenco de bailarinos do musical, cuja principal peculiaridade é arrebatar
a plateia, conforme aconteceu onde já foi exibido. “A arte é assim... É uma
única e mesma obra com interpretações diferentes”, assinalou, em entrevista ao jornalista Vitor Luiz Barros, que segue abaixo:
“As
canções que você dançou pra mim” estreou em 2011 e, nos últimos meses, vem
realizando essa turnê pelo circuito O
Boticário na Dança. O que mais lhe marcou durante estas apresentações? Tem
algum momento inesquecível que você possa citar?
Estamos levando o espetáculo
para três cidades - Londrina, no Paraná; Ipatinga, em Minas Gerais; e Belém, no
Pará - pelo circuito O Boticário da Dança.
Vamos completar 180 apresentações desde a estreia e com o patrocínio da
Petrobras estamos podendo circular por mais cidades, como Aracaju, São Luis, Florianópolis
e Goiânia, entre outras. Esse espetáculo já esteve também em Nova York,
Washington DC e Portugal. As reações são similares: o público se emociona
muito, chora, ri, interage, aplaude momentos em cena aberta, canta algumas
canções. Existem momento também de contato direto, onde os bailarinos interagem
com os espectadores. Uma das abordagens é trocar carinhos com senhoras mais
velhas, ao som de "Lady Laura". Esse é um momento delicado, para cada
intérprete. Foi bem tocante fazer esse trecho com as próprias mães.
E nesse meio
tempo, você sabe se Roberto Carlos assistiu ao espetáculo? Se isso aconteceu,
como foi para vocês?
Ainda não tivemos o prazer de
tê-lo na plateia.
"As canções que você dançou pra
mim" tem um caráter dialógico. Como é corresponder a pessoas diversas, que
apresentam sentimentos diferentes diante do espetáculo?
A arte é assim... É uma única
e mesma obra com interpretações diferentes. E uma obra, quando comunica, não
deixa de lhe propor uma questão. A resposta e impressão vão ser pessoais e
distintas. Como estamos fazendo o espetáculo simultâneo à recepção do
espectador, temos que ser um pouco mais flexíveis, mas não podemos negar que a
energia e reação do público presente influencia e, às vezes, pode ser
determinante para o fluxo e andamento do espetáculo. Ele pode ajudar ou
atrapalhar.
Belém é a ultima
cidade a receber o espetáculo apresentado de Norte a Sul? O que significa
finalizar mais um ciclo na trajetória da companhia mostrando o seu trabalho em
uma cidade no coração da Amazônia?
Belém é a ultima cidade do
circuito O Boticário na Dança. Mas de
Belém a companhia segue para Jaraguá do Sul, em Santa Catarina; São Luis, no
Maranhão; Nova Friburgo, no Rio de Janeiro; e Manaus, no Amazonas. E ano que
vem já temos agendadas apresentações por pelo menos cinco capitais brasileiras.
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