sexta-feira, 25 de maio de 2012

(IN)SEGURANÇA – O testemunho de Paulo Fadul

        Segue abaixo, na íntegra, a transcrição do relato de Paulo Fadul, ilustrativo das traumáticas consequências do sucateamento da segurança pública, marca inconfundível dos sucessivos governos do PSDB no Pará, entre 1995 e 2006, do qual pouco diferiu a administração da ex-governadora petista Ana Júlia Carepa, que se estendeu de 2007 a 2010. Um descaso que se repete neste segundo mandato do governador tucano Simão Jatene, a despeito da propaganda enganosa que vende a imagem de um Estado que não corresponde ao Pará real do dia a dia.

        Sr. Governador,

        “Estou escrevendo para agradecer-lhe a oportunidade que o senhor me brindou neste fim de semana, em ter assuntos para conversar com meus amigos. Eu estava me sentindo excluído do grupo, pois era um dos poucos que ainda não havia sofrido um sequestro relâmpago. Mas finalmente meu dia chegou, e agora eu quero relatar como foi esse aprazível episódio. O senhor tem um tempinho? Tudo começou bem na esquina da Quintino com a José Malcher, a 50 metros do Tribunal de Contas do Estado, onde fica estacionado um carro de polícia, e que até hoje ainda não descobri  se fica ali parado para evitar a entrada de bandidos no Tribunal, ou suas saídas, mas isso é outra história, que podemos tratar em outra oportunidade. Pois bem, ali pertinho dois garotos pediram educadamente a mim, minha filha de 11 anos e duas de suas coleguinhas de escola que estavam conosco nesse final de semana, para entrar no carro, quando gentilmente logo assumiram a direção, e com a arma na cabeça de uma delas, informaram que era um assalto. Égua, até que enfim! Euzinho, sendo sequestrado. Que glória!!!! Eles eram muito amáveis e disseram que só queriam os nossos pertences. Nossos, governador. Nossos! Não seu, não da polícia, não dos juízes que costumam soltar em 15 minutos esses bandidos, não dos que repelem a diminuição da maioridade penal. NOSSOS!!! E assim se foram, junto com nossas dignidades, os celulares, carteira, aliança, relógio, enfim, coisitas de pequeno valor, para quem como o senhor mexe com orçamento bilionário, ou se comparado com o contrato da Delta. Mas com o valor de quatro vidas. Ah, eles deixaram o meu surrado radinho de pilha que levo pro Mangueirão. E eu nem pedi. Gente boa, penso que um dia poderão até ser políticos. Bom, continuando, tio, (esqueci de dizer, era assim que também me chamavam, e também de ‘mano’) seguimos a viagem, descendo a Rui Barbosa em direção ao Jurunas, Terra Firme, Marco, Bengui, ou em direção ao nada. Foi uma viagem muito legal, de mais ou menos uma hora – mas não sei porque eu e as meninas tivemos a impressão que durava sete dias. Sabe o que foi legal nessa jornada? Ter que chamá-los de ‘Senhor’, como eles pediram. Muito legal mesmo, porque minha filha e as colegas aprenderam como se respeita uma hierarquia. Que belo momento de aprendizado. Outra momento marcante foi quando eles tiraram a aliança do meu dedo. Nesses tempos de relação homoafetiva, finalmente experimentei como é dar uma aliança pra outro homem. É um momento sublime, quase um segundo casamento. Por falar nisso, o senhor ainda tem a sua? Já colocou no dedo de outro homem? Experimente, pode ser que goste. Mas se ainda a tem, cuide bem dela, porque faz uma falta danada no nosso dedo aquele aro que a gente usa por muitos anos, no meu caso há quase 13. A ironia, e pela primeira e única vez eu faço uma ironia nesta carta, é que estar sem aliança depois de tê-la dado ao ‘mano’, fez de mim e Ana um casal muito mais próximo. Mas é uma pena essa perda, pois eu estava decidido em colocá-la no penhor para fazer uma doação eleitoral pro senhor na próxima eleição. Que grande perda para sua campanha!!!! Bom, seguimos viagem, e eu tranquilão com aquela arma mirando minha filha, que inexplicavelmente chorava, como suas coleguinhas. Logo elas, que adoram a emoção de passear em montanhas russas e insanus. O que elas achavam que podiam fazer aqueles garotos, que podiam ser seus colegas de classe? Mas elas insistiam em chorar. Seus filhos choram, governador? É irritante, né? Principalmente por motivos bobos, como esse. Sabe o que se pensa nessa hora, tio (posso chamá-lo assim, tio?)? Bom, eu particularmente pensava: fodeu-se, os caras vão me meter uma bala na cabeça, e eu vou acabar irritando o governador, que terá de aguentar mais uma daquelas passeatas chatas com todo mundo de camisa branca, minha foto e a palavra paz. Com direito a falar mal do governo no ‘Fantástico’. Veja que injustiça! Como se o senhor tivesse criado esses garotos. Enfim, a mesma ladainha de sempre, que tem surtido muito efeito nas políticas de segurança do nosso estado. Mas ao mesmo tempo eu também pensava: porra, se eu levar o farelo, vou engrossar as estatísticas e o tio pode ir buscar no governo federal uma graninha para alugar mais e mais carros de polícia. Foi aí que me senti mais útil para o povo do Pará que a Rede Globo. Tio, vou ficando por aqui, porque vou cuidar da minha filha, que insiste em estar toda estranha, como se alguma coisa grave tivesse acontecido com ela. Mas nada que um suquinho de maracujá não resolva, né? Quero aproveitar e recomendar ao senhor essa fantástica experiência, e sugerir que dê uma volta de carro com sua família por Belém ou outro município do Pará, de dia ou de noite. Tenho certeza que vai adorar a emoção de encontrar tão amáveis ‘manos’ pelo seu caminho. Mas tem que ir só. Não vale levar batedores, combinado? Despeço-me pedindo perdão por atrapalhar a rotina de seus comandados, tendo que fazer BO, tirar novo RG, carteira de motoristas, etc, etc, etc. Obrigado pela notável experiência e novamente desculpe-me se quase estrago seu final de semana.

        Paulo Fadul"

31 comentários :

Anônimo disse...

É Barata, o que o Sr. Fadul descreve é uma crônica do que significa viver numa terra sem lei, onde vemos gastos milionários com a Delta em nome de segurança mas resultado é nulo.Fomos vitimas mais uma vez do conto do vigário eleitoral e Jatene escancara a cada dia a indiferença e impunidade dos políticos que governam em nome dos seus interesses e de seus parentes e apadrinhados. E eles seguem cantando e andando para a população que os sustenta.O que o Pará precisa é de intervenção federal.

Anônimo disse...

Calma genteeeeeeeeeeee, a batata do jatete e de luis fernandes está assando, a DELtaaaaaaaaaaaaaaaaaaa vem aí.Calma,tuda vai dar certo, esses cabras vão sair de pulseiras de prata do governo.

Anônimo disse...

Toda solidariedade ao sr. Fadul...
sou mae e tive com presente dos dias das mães passado o sequestro relampago do meu fiho, que saltava do carro dele, na mundurucus com quintino (outro ponto de assaltos comsequestros), quando ele chegava a casa de um colega para estudar e fazer trabalhos da faculdade, num sabado as 19h.
Vivemos um horror com o trauma dele, pois eram 3 bandidos com 2 revolveres na cabeça do meu filho, rodando no carro dele mais de 1 hora, correndo risco de morte, um rapaz de 22 anos, universitario.
Inseguro viver aqui no Brasil e no pará, Belem, etc
ATÉ QUANDO SR GOVERNADOR?

Anônimo disse...

A bandidagem está solta e nós, os cidadãos que trabalham honestamente ,somos obrigados a pagar os servidores fantasma, as compras públicas sem licitação, as licitações forjadas, os arremedos de políticas públicas de saúde, segurança e educação. Será que isso não tem fim? Será que os mega bandidos vão continuar nos afrontando com seus discursos mentirosos? Para eles não tem TCE,MP,PF? Será que a saída é dar o fora deste estado espoliado e deixar esses vampiros da cidadania se banquetearem? Como é triste ser paraense! Já tive meu comércio assaltado 2 vezes e hoje trabalho atrás de grades de segurança, por isso entendo bem o desabafo desse pai de familia.

Anônimo disse...

Falou todos os nossos sentimentos por estas bandas.E rogo uma praga para esses mandatários:que um dia essa"maravilhosa" experiencia faça parte da vida de cada um de vocês!

Anônimo disse...

Quem já teve uma arma na cabeça como o senhor Paulo, e em outro caso eu, quando fui mostrar uma casa no bairro da Pedreira, sabe aquele momento derradeiro em que a gente se escuta "agora o cara vai dispara o ferro, adeus, valeu, perdeu". Mas por um fio de humanidade, você é liberado e vai todo cagado para sua residência conviver com seu infortúnio. A partir daí você é apresentado ao terror em sair na rua e em todos os locais. Bela obra governamental de Jatene.

Anônimo disse...

Pará, capital Belem, a cidade do esgoto a ceu aberto.Em todas as suas dimenções

Anônimo disse...

Barata,
O Mais enraçado, é que outro dia, fui vitima, desse tipo de sequestro, e ao retornar para casa, e ligar a televisão, lá estava a propaganda nazista do Simão Lorota, a falar, que o indice de criminalidade, estava diminuindo. Amigo, não aguentei, e quebrei a televisão. Jatene, nunca mais.

Antonio Pinto

Anônimo disse...

Paulo Fadul
O Simão Preguiça, não está nem aí, ele quer aber é de comprar apartamentos e mais de um milhão, para filhos e ex mulher.

Anônimo disse...

Barata,
O que dar paa peceber, é que nada funciona nesse Estado. Essa turma do Jatene, retornou, louca para roubar.

Anônimo disse...

Se tem uma coisa que ebule meu cérebro é tratar bandidos de menor como "infrator". Os bens do cidadão, chamam de pequenos furtos. Se os mesmos atos praticados por maiores tem o nome de crime. O fato gerador não é a idade do csnalha mas o ato em si. Isso dá combustível pra esses bebês fazerem bilú-bilú.

Paulo Lopes disse...

Isto é resultado patrocinado por um povo que não ama sua terr natal e é um analfabeto politico. Como é que podemos aceitar sair de um governo vergonhoso e corrupto da Ana Judas e elejer um cara de bode velho preguiçoso que já conheciamos , pois já tinha sido governador e fez um governo de merda. A ignorância do povo ao votar em corruptos é paga por quatro anos de sofrimento, sem emprego, sem saúde, sem educação de ualidade etc....... Mais o que podemos fazer o povo gosta de ser tratado como merda ede chicote. A maioria dos poliicos são corruptos e não tem compromisso com seu povo , e este vende seu voto o que é deprimente. Espero que nas eleições que se avizinham, Deus ilumine a mente deste sofrido povo a fazer comparação entre os candidatos e vote aquele que tem compromisso com seu povo, é fácil de identificar o melhor candidato. Cito os nomes de alguns pra vc fazer sua avliação: Almir Gabriel ( massacre dos sem terra ); Arnaldo Jody ( Sujestão de aborto da Josy );Priante (secretário da SESPA por êle indicado envolido em corru~pção gov. Ana Judas);Cássio Andrade ( caso CDP );Edmilson Rodrigues ( ex- Prefeito de Belém ).Análise e faça sua escolha com consciência e responsabilidade ).

Anônimo disse...

É frustrante saber que tudo pelo que lutamos, príncipios morais que aprendemos desde criança através de uma educação dedicada e comprometida, vai pro ralo como nesses casos e em situações onde o que fala mais alto é a pressão da estrutura pública 'largada' na mão de pessoas inescrupulosas.

Anônimo disse...

Soemte isso é que o povo de Belém sabe colocar a culpa no governo quando é assaltado na quintino bocaiúva e perde seus documentos - será que agora é que ele perdeu sua inocência, ou pensava que vivia na Suiça? Seu Fadul, o sr. conhece o Distrito Industrial de Ananindeua? A Terra Firme? Lá sim é qque é viver sob terror constante. Os riquinhos do centro de Belém quando são assaltados é um Deus-nos-acuda!!! Nunca olharam para a perifieria onde a violência é constante seja neste ou noutro governo, pois ela, a violência, se processa há anos com a conivência da polícia, governos e de cidadãos ilustres que perdem a aliança num assalto-relâmpago e resolve escrever para o governador e o barata lhe dá seus cinco minutos de fama!!! Acorda Fadul, o buraco é muito mais embaixo está na tua própria leniência com os políticos desta terra há anos, alguns, como vc disse acertadamente, saindo e entrando do TCE. Que bom que vc voltou à Terra Fadul! Quem sabe continue cobrando com m ais ênfase e não seja apenas por passageiro infortúnio! Minha solidaridade, masi menos, menos... veja a maioria do povo sofredor desta pobre cidade... João Dória

Eleitor Atento disse...

E este secretário de mer... quer dizer... segurança vem todo mês dizer que os índices de criminalidade vêm diminuindo, pensando que engana todo mundo. A não ser que ELES estejam "desviando" "menas" verbas, kkkkkkkk!

Servidor do Estado disse...

Me solidarizo com Paulo Fadul. Não o conheço, mas é cidadão paraense, como eu. O que me incomoda é que se o posts com nossos comentários chegarão ao conhecimento dele. É engraçado que ontem vi o excelentíssimo governador no Hangar, participando do AGRIFAL 2012. Evento que vai até domingo (27/05) e participo como expositor de uma instituição do governo. Aí depois dos calorosos discursos de sempre, ocorre as visitas em stands selecionados. Mais engraçado ainda é que ele visitou um stand de uma empresa aí e posou pra fotos, deu entrevistas e coisas do tipo. Por uns momentos me senti invisível aos olhos do Governador. Foram segundos que ficarão registrados pra sempre em minha memória. Agora, vi a postagem de meu conterrâneo que não conheço, mas como disse, me solidarizo com o que ele, e senti que, o nosso governador só consegue ver números, estatísticas (coisa que ele muito bom! Economista, neh?).E as pessoas? e quanto a nós.
Termino esse comentário concluindo que a violência vivida por nós paraenses é como um câncer maligno: atinge miseráveis, pobres, ricos e até políticos.Só resta a nós recorrermos ao nosso DEUS (falo isso por que sou cristão), e pedirmos humildemente a Sua inabalável proteção. E quanto aos que não acreditam e que são igualmente cidadãos? Cabe nos unirmos e repudiar essas omissões "permitidas" por parte do nosso governo e mandar nosso recado, como podemos, da nossa insatisfação e pedir respeito e providências efetivas para resolver de uma vez por todas essa situação negativa que sofremos diariamente.

Anônimo disse...

Solidarizo-me com o a dor e indignação do Sr. Fadul, torço para que as consequências psicológicas dessa tragédia sejam superadas o quanto antes. No que tange ao Tio Jatene eu lhes digo,esse governo é o veloz trem da incompetência e da imbecilidade administrativa. Estamos por conta própria, infelizmente.

Anônimo disse...

Pará, terra de direitos violados! Belém, capital do esgoto a ceu aberto! Aqui o crime compensa!
Estou indignado com toda essa situação, Sr. Fadul!

Anônimo disse...

A unica coisa que resta fazer até podermos votar para tirar essa corja do poder é desprezo total a esse governador e prefeito e vaiar ou virar a cara para eles e todos os seus queridos secretários nos eventos oba/oba que diariamente protagonizam.Vamos inundar os blogs,cartas dos leitores, facebook, twitter com nosso protesto.Aí vira noticia nacional e o M P Federal atua. Pará, estado do desgoverno.

Anônimo disse...

Fadul;

Os bairros de Nazaré e Umarizal tornaram-se o mais perigosos de Belém, creio que seja onde o "projeto" renda mais. Jovens oriundos da periferia estão aproveitando o sumiço do patrulhamento militar ostensivo e atacando um público-alvo que é formado em grande parte por estudantes na saída dos bons colégios localizados nestes bairros, e digo mais: a maioria sequer anda armada, pois confiam no "gogó" para aterrorizar as suas vítimas.

Outro dia minha enteada foi assaltada na Alameda Paulo Maranhão por uma dupla de ciclistas que mora lá na baixada da Matinha e está ficando comentada por praticar o "gogó". Logo que soube apanhei um carro e percorri as ruas do bairro por um bom tempo, cheguei até a ver outro bando de ciclistas em ação, que mora na Coréia (Cremação) e é integrado por dois rapazes e duas meninas armadas de facas e costumeiramente agem entre 12-16 hs neste setor, mas não vi nenhuma viatura policial. Acho que estão dando segurança na casa das autoridades.

Anônimo disse...

O bandidinho-remista:

Provavelmente reside na Matinha. Age de manhã e gosta de frequentar as vilas e alamedas do bairro do Marco, 99% das vezes vestido com um short branco e uma camisa do remo, com uma mochila branca nas costas. Acho que ainda se encontra no estágio de "descuidista", pois nunca ouvi relatos de haver praticado violência contra as vítimas. Costuma agir parando em frente a residencias como se estivesse esperando o proprietário vir atendê-lo, depois salta o muro ou estica os braços e puxa o que der. Passa quase sempre lá na feira da Jutaí e gosta de chupar um picolé enquanto admira passarinhos em gaiolas.

Anônimo disse...

Temos q votar certo e não por vingança do governo que sai. Q tal se na próxima vez nós votarmos em alguém que nunca se elegeu. Temos q parar de eleger aquele que tem a melhor propaganda e olhar ao nosso redor.

Anônimo disse...

A violência está solta e o governador quer saber é de alugar os carros da Delta.Não adianta falar se estão assaltando a classe A,B,C o que importa é que nós todos estamos vulneráveis e quem vive numa cidade organizada tem o direito de transitar, trabalhar e morar em segurança. Isto é um direito básico do cidadão e uma obrigação a mais não cumprida por esse Jatene incompetente e irresponsável.

Anônimo disse...

O que o Sr. Fadul expressou na carta ao governador expressa a revolta de quem tem de viver nessa insegurança diária e já não pode acreditar num gogerno omisso como o atual, não interessa o passado, afinal quem votou em Jatene esperava mudança e temos agora um governo de aparências e omissão das áreas de segurança, saúde e educação. Até a mortalidade materna e infantil diminuiu no resto do Brasil em 2011.E nós sempre mal na foto.

Anônimo disse...

Fomos vitimas de um engodo ,nos venderam um governador de R$1,99 como se fosse artigo bom .O resto vem no pacote.Este Estado nos priva de cidadania.

Anônimo disse...

O anonimo das 8.11 do di 26 esqueceu de dizer no curriculo do Edmison que ele responde a pelo menos dois processos e ja teve seus bens bloqueados.Não estou dizendo com isso que é culpado, mas precisamos ser verdadeiros e imparciais . Chega de enganar povo.

Anônimo disse...

Parece praga,mudam os governos e o baixo nivel dos governos permanece.Jatene nunca mais!

Anônimo disse...

sou a favor do armamento da populacao e iniciarmos uma guerra civil! soh com a atencao da midia internacial algo mudara nesse estado.

Anônimo disse...

moro na Inglaterra e tenho planos de voltar a Belem, mas noticias como esta me fazem pensar 1000 vezes em retornar!

Anônimo disse...

O anônimo carinhoso, que se refere ao "bandidinho-remista", precisa saber que esse "criativo-bandidinho", a cada assalto que pratica, muda de camisa, a última,pasmem, era do "paissandu".A do Cametá poderá se a próxima. O danado do bandidinho também gosta de sorvete da Cairú.

Anônimo disse...

kkkkkkkkk quewr sdizwer quwe umarizal e nazare sao os bairros mais violentos de belem kkkkkkkkkk nao me faz rir, todo mundo sabe que o bairro do guamá e o mais violento de belem ,e se alguem duvidar e só vim aqui no guamá e ficar na rua com o celular por 2 minutos e vc e roubado , nazare e umarizal sao o centro de belem e nem se comparam com o guamá que e a periferia mais violenta de belem, nas eu tenho orgulho de morar no guamá taligado que e nois bandidagem bora botar os patricinhos do centro pra correr