quarta-feira, 9 de maio de 2012

MAURO SANTOS – O lobby da impunidade

        Em um argumento tosco, que mais confunde do que esclarece, internauta observa que “a legislação brasileira confere o direito de um acusado lutar pela sua liberdade e mesmo acusado responder o processo em liberdade”. O que não é esclarecido, porque não convém a Mauro Cesar Freitas dos Santos, é a necessidade de, preventivamente, o jovem advogado ser mantido na cadeia, para não obstaculizar as investigações. Uma pretensão frustrada, ou pelo menos parcialmente decepcionada, diante do habeas corpus obtido por Mauro Cesar Freitas dos Santos, coroando uma mobilização que foi articulada pelo próprio pai do jovem advogado, suspeito de ser também traficante, como sinalizam as vigorosas evidências reveladas com a sua prisão.
        O lobby da impunidade, costurado por Mauro Cesar Santos Filho, pai de Mauro Cesar Freitas dos Santos, aposta também na contra-informação, além de tentar vender a imagem do jovem advogado como alguém visceralmente ético, seja no plano profissional, seja no plano pessoal, algo inusitado em quem trafega no submundo das drogas. “Barata, segundo a jurisprudência dominante, o tráfico de drogas não é motivo suficiente para manter preso um traficante de terceira categoria, imagina um de alta linhagem. Gosto de suas críticas, mas você não sabe nada de direito criminal”, afirma, algo pernóstico, o internauta, em comentário supostamente anônimo, mas com as claras digitais da entourage solidária com Mauro Cesar Freitas dos Santos e, por extensão, com o pai do jovem advogado, Mauro Cesar Santos Filho. A este, outro internauta, igualmente anônimo, trata de conceder antecipadamente uma espécie de salvo-conduto, em uma aparente precaução, diante da perspectiva de que possa incorrer em algum deslize ético, na defesa do filho. “O Mauro (Cesar Santos Filho) é pai e, como pai, vai e deve lutar pelo seu filho. Isso é o certo. O sentimento de lutar por um filho se vê em todas as classes sociais”, proclama outro anônimo, escancarando as porteiras que balizam o ordenamento jurídico democrático.

2 comentários :

Anônimo disse...

Não sabia, Barata, que você acompanha a jurispudência criminal do STF , STJ e dos TJ do RS, SP e MG. Assume logo, Barata, que direito criminal não é a sua área e deixa de implicar com quem não concorda com as suas opiniões pseudojurídicas. Assinado, Eu, anônimo, supostamente do lobby da impunidade.

Anônimo disse...

Barata, ontem o STF julgou inconstitucional um artigo da lei de crimes hediondos que impede a liberdade provisória aos traficantes. Então, como eu já havia dito, nem traficante de baixa linhagem fica preso, imagina um figurão!??