quinta-feira, 10 de maio de 2012

ENFIM! – Cidade Velha e Campina tombados

Flagrante da Cidade Velha, agora tombada.

        A edição desta quinta-feira, 10, do Diário Oficial da União traz a portaria nº 54, do último dia 8 de maio, homologando o tombamento do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico dos bairros da Cidade Velha e Campina, de Belém. Com isso, esses bens ficam protegidos, por lei, contra demolição ou destruição das características que justificaram seu tombamento. A área no entorno também fica sujeita ao controle estatal, com o objetivo de preservar o ambiente e impedir que novos elementos obstruam ou reduzam sua visibilidade.
        Trata-se de um sopro de esperança em uma cidade cujas autoridades dedicam pouco apreço à sua memória histórica, sob a indiferença da própria população.



4 comentários :

junior aguiar disse...

O tombamento dessas áreas historicas,haverá uma fiscalização mais efetiva por parte dos orgãos responsáveis,tudo indica que a arquitetura comtenpõranea não tomará frente onde paradigmas oriundo de uma civilização colonizante deu inicio a modernidade,que com muito sofrer,entrou em um processo de hibridismo cultural.

Anônimo disse...

um alivio, o cine Olylinpia está a salvo.Será que agora o iphan se mexe pra tirar aquela coisa horenda colocada ao lado do bar do parque? um troço horroroso de latão que é usado como ponto de taxistas.

Anônimo disse...

muitos e muitos anos de atraso esse tombamento.Mas vamos ver como a prefeitura vai cuidar da cidade daqui pra frente.Como não é hábito desse prefeito cuidar de nada...vejam a situação do palacio Antonio Lemos.Inventaram uma restauração que não acaba e ele, nem aí!

Anônimo disse...

amém,amém, amém, vamos proteger o nosso quadrilatero da belle époque desde a Manoel Barata, passando pela 28de setembro= CTreze de Maio, Sto Antônio até a Bouolevard, que tal meninos podem copiar à vontade desde que seja para proteger nosso patrimônio.